Os presidentes da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, e da Administração dos Portos de Sines e Algarves (APS), Luís Cacho, assinaram ontem, na Intermodal, em São Paulo, Memorando de Cooperação e Entendimento visando uma melhor logística e redução de custos para o comércio brasileiro com o mercado europeu. A expectativa é de que a iniciativa aumente a competitividade do comércio exterior brasileiro, em especial para o mercado da União Europeia.
Segundo Castro, o terminal tem posição estratégica como uma forma de entrada no mercado europeu, sendo importante para aumentar a competitividade das exportações brasileiras para aquele continente. “É importante destacar que o porto tem cinco terminais, é o mais competitivo na costa atlântica, tem tarifas portuárias competitivas, além de contar com logística integrada (marítima, ferroviária e rodoviária), condições que facilitam o trânsito dos produtos para que cheguem com celeridade aos mais diversos destinos europeus”, afirma.
Ainda, de acordo com o presidente da AEB, a iniciativa vai ao encontro da demanda do setor privado na busca de alternativas para reduzir o Custo-Brasil, melhorar a produtividade e ampliar a competitividade dos produtos brasileiros na exportação, com foco especial em manufaturados.
Participaram ainda do evento a secretária-executiva ajunta do Ministério da Infraestrutura, Viviane Esse, que representou o ministro da pasta, Tarcísio Gomes de Freitas; o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Diogo Piloni e Silva; o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Francisval Mendes; o diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Almirante Murillo Barbosa; e do coordenador da Câmara Logística Integrada da AEB, Jovelino Pires, entre outras autoridades.
Assessoria de Imprensa
O post Brasil e Portugal assinam memorando de cooperação para estimular exportações apareceu primeiro em CargoNews.
Source: New feed