Novo lote de materiais encomendados pela Prefeitura do Rio será usado no atendimento a pacientes com Covid-19
Rio de Janeiro, maio de 2020 – Uma nova carga com insumos e equipamentos para a saúde, encomendados pela Prefeitura do Rio, desembarcou na tarde desta terça-feira (12/05), no terminal de cargas do RIOgaleão, para reforçar o atendimento aos pacientes com Covid-19. O voo da LATAM trouxe da China para o Rio de Janeiro respiradores, máscaras e monitores, entre outros itens essenciais para o tratamento de infectados com o novo coronavírus.
- A chegada desses respiradores, monitores e toda a leva de equipamentos comprados para as nossas unidades de saúde municipais é uma notícia maravilhosa para a população do Rio. Com esse material, vamos poder equipar os nossos hospitais e abrir mais leitos para os pacientes com Covid-19. Fazemos gestão e, no meio do ano passado, antes mesmo de qualquer sinal dessa pandemia, fizemos essas e outras compras para renovar nosso parque tecnológico. Ao todo, foram 400 toneladas de aparelhos fundamentais à saúde. Os respiradores, tão necessários hoje, compramos por US$ 12 mil cada, e para pagar em cinco anos. Mas, atualmente, cada um custa cerca de US$ 50 mil. É o preço que outros gestores estão pagando. Se Deus quiser, com esses equipamentos que estão chegando, logo vamos baixar as curvas de contágio e voltar aos poucos à normalidade – afirmou Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro.
O transporte de 160 toneladas de aparelhos médicos adquiridos pela Prefeitura do Rio será realizado em seis voos que devem ser operados por aeronaves Boeing 777 de passageiros, adaptadas para o transporte de cargas, tanto na cabine, quanto no porão da aeronave, de forma a maximizar a capacidade de transporte. Este primeiro voo decolou no dia 7 de maio com destino a Cantão, na China. Após o embarque da carga, a aeronave retornou ao Brasil no dia 12 de maio, fazendo escala em Amsterdã.
Além do voo desta terça-feira (12/05), outra aeronave da LATAM adaptada ao transporte de cargas tem previsão de chegar ao RIOgaleão Cargo nesta quarta (13/05). De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura do Rio, nas duas aeronaves fretadas chegarão ao Rio de Janeiro 306 respiradores, 500 monitores, além de milhões de unidades de EPIs, entre máscaras (cirúrgicas e comuns) e outros itens de proteção para os profissionais da saúde.
- Estamos empenhados em poder apoiar a Prefeitura do Rio no transporte dos itens essenciais em meio à pandemia de COVID-19, trazendo da China diversos respiradores, EPIs e outros aparelhos que irão ajudar no combate à COVID-19 – afirmou Diogo Elias, diretor da LATAM Cargo Brasil.
RIO JÁ RECEBEU OUTROS LOTES COM EQUIPAMENTOS DE SAÚDE
No dia 29 de abril, chegaram ao terminal de cargas do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro 10 tomógrafos, 110 aparelhos de Raio X digital e 20 autoclaves de 100 litros, de acordo com a Prefeitura do Rio.
Na noite do dia 7 de maio, a Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional do Galeão também desembaraçou uma carga DTA, contendo 10 ecógrafos, módulo EEG, desfibrilador, monitor cardíaco, sensor de temperatura, além de 20 ventiladores mecânicos adulto e pediátrico, da Prefeitura do Rio, que de acordo com o prefeito Marcelo Crivella permitirão colocar em operação mais 20 leitos de UTI e 100 leitos clínicos.
OPERAÇÕES RIOGALEÃO EM PLENO FUNCIONAMENTO
Desde o início da quarentena, o terminal de cargas adotou diversas ações para promoção do distanciamento social e preservação da saúde de integrantes, parceiros e clientes, para seguir funcionando 24h por dia, com intensa movimentação. É por lá que passam diariamente medicamentos, vacinas, equipamentos médicos, alimentos e diversos insumos, dando suporte às demandas das principais indústrias do Rio de Janeiro.
Com o aumento da demanda nesse período, o RIOgaleão Cargo também registrou um importante acréscimo de voos cargueiros, em frequências regulares e voos charters, e a retomada de operações comerciais regulares da KLM (Amsterdam) e da Air France (Paris). As duas companhias aéreas farão inicialmente o transporte de cargas, enquanto durarem as restrições de voos com passageiros, que seguem acontecendo em ocasiões pontuais, como nos casos de repatriação.
- O setor de carga aérea não apresentou redução em relação ao ano passado. No mês de abril, recebemos 26 cargueiros vindos da Europa e dos Estados Unidos. Os segmentos que se destacam são Oil and Gas e Fármacos. Neste momento de crise, o aeroporto tem o papel fundamental de manter a logística e o abastecimento do sistema de saúde do Estado do Rio e do Brasil – destacou Patrick Fehring, diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão.
Assessoria de Imprensa
O post Respiradores e insumos de saúde chegam ao Rio de Janeiro via RIOgaleão apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br