A Hyundai celebra nesta quinta-feira (20) seis anos de produção em sua fábrica, em Piracicaba (SP). A planta iniciou suas operações em 20 de setembro de 2012 com a fabricação do hatch compacto HB20, modelo desenvolvido especialmente para o mercado nacional. Dando sequência ao bem sucedido projeto, a montadora começou, em janeiro de 2017, a produzir o SUV compacto Creta.
Somados, os veículos atingiram, no mês de agosto, a marca de 1 milhão de veículos produzidos, volume alcançado em apenas cinco anos e dez meses, recorde para a indústria automobilística brasileira. A Hyundai espera chegar, nos próximos dias, a 1 milhão de automóveis comercializados no Brasil.
“O sucesso tanto do HB20 como do Creta pode ser medido no ritmo das vendas, que acompanha bem de perto a nossa produção. Ou seja, vendemos tudo o que produzimos. Isso mostra o quanto o consumidor brasileiro reconheceu nestes dois modelos o nosso compromisso em oferecer design, tecnologia, qualidade, a garantia de cinco anos e o melhor atendimento, com um preço altamente competitivo nos segmentos de mercado que mais crescem”, afirma Angel Martinez, diretor-executivo de Vendas, Marketing e Pós-vendas da Hyundai Motor Brasil.
De acordo com números consolidados da Anfavea – Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores, foram produzidos 26 mil veículos HB20 de setembro a dezembro de 2012, apenas na versão hatchback. No primeiro ano completo da fabricante, de janeiro a dezembro de 2013, esse volume saltou para 166 mil unidades, já com as três versões disponíveis: HB20 (hatchback), HB20S (sedã) e HB20X (aventureiro). Em 2014, a produção atingiu seu ápice, com 174 mil unidades fabricadas. O volume correspondeu a 166 mil unidad
es em 2015 (com a adição da versão HB20 R spec) e nos dois anos seguintes chegou a 162 mil, tendo a partir de 2017 o SUV Creta no portfolio. Para 2018, com a otimização de processos internos, estima-se a possibilidade de produzir 190 mil unidades até o final do ano.
Comemoração com o primeiro HB20 produzido no Brasil
Para celebrar a produção de 1 milhão de veículos no Brasil, o HB20 0001 foi restaurado pela concessionária HMB Caminho para a realização de eventos comemorativos. Entre as ações, o primogênito virou personagem da série de vídeos “Milhões de Histórias Hyundai”, apresentado pelo ex-VJ da MTV André Vasco, e que, a cada episódio, mostra histórias marcantes ocorridas com donos de HB20 e Creta. O veículo também estará exposto no Salão do Automóvel de São Paulo e, posteriormente, integrará o acervo da montadora, permanecendo em exposição na recepção da planta, em Piracicaba.
Histórico
A produção do HB20 no Brasil teve início em 20 de setembro de 2012, com capacidade anual de 150 mil unidades, em dois turnos. As vendas nacionais começaram em 12 de outubro do mesmo ano. Com a crescente procura, a fábrica ganhou o terceiro turno, em setembro de 2013, passando para uma capacidade produtiva anual de 180 mil unidades. Durante esses seis anos, a ocupação da fábrica permaneceu sempre em torno dos 90% da sua capacidade, motivada pela procura sempre consistente dos modelos lá fabricados.
Séries especiais
Na trajetória de sucesso da montadora, além dos modelos regulares de linha, foram produzidas nove séries especiais: HB20 Edição Copa do Mundo FIFA, primeira edição limitada da linha (2014); HB20 For You, em comemoração aos dois anos da montadora no país (2014); HB20 Spicy, com apelo esportivo (2015); HB20 Impress, exclusiva para o sedã (2015); HB20 Ocean, em homenagem às belas praias brasileiras (2016); HB20 Edição Comemorativa 5 Anos, que celebrou o aniversário de cinco anos do modelo no Brasil; HB20 R spec Limited, primeira série limitada e numerada do HB20 (2018); HB20 Copa do Mundo FIFA, alusiva ao mundial de 2018 (2018); e HB20 e Creta Edição Comemorativa 1 Million, comemorando a produção de 1 milhão de veículos.
O post Hyundai comemora seis anos de produção em Piracicaba apareceu primeiro em CargoNews.
Source: New feed