• Tendo a sustentabilidade como princípio, os protótipos foram desenvolvidos a partir de modelos de 40 pés.
• Devido a um ecossistema de inovação junto aos fornecedores, a operadora logística também desenvolveu um implemento adaptado para o modal rodoviário.
A Brado lança mais um projeto marcado pela sustentabilidade e eficiência. Após apresentar os vagões Double-Stack para as longas distâncias, agora a empresa começa a testar os contêineres de 53 pés na ferrovia neste segundo semestre. Os novos equipamentos podem ser utilizados no formato Double-Stack, sempre ficando na parte superior (sobre dois contêineres de 20 pés ou sobre um de 40 pés). Além do equipamento em si, a Brado se uniu a parceiros para desenvolver um novo implemento para o contêiner ser transportado por caminhões. A iniciativa da Brado é voltada para cargas leves e volumosas e foi pensada para atender o mercado interno. O projeto faz parte dos planos da Brado em atender o mercado interno via Ferrovia Norte-Sul (Rumo Malha Central) a partir do ano que vem.
“O vagão Double-Stack começou a operar em junho de 2019, e já veio preparado para receber o contêiner de 53 pés no nível superior. Neste ano, decidimos fabricar alguns protótipos com fornecedores locais. Os clientes interessados vão experimentar o novo equipamento no trecho de 1.400 quilômetros entre Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT)”, fala Marcelo Saraiva, presidente da Brado. “Com essa ferramenta, vamos acelerar ainda mais o foco da Companhia no crescimento de negócios no mercado interno, ligando gente que produz com gente que consome com segurança e sustentabilidade”, acrescenta.
“O contêiner de 53 pés suporta o mesmo peso total de um de 40 pés: cerca de 27 toneladas. Mas como ele tem uma metragem cúbica maior, é mais indicado para cargas leves e volumosas como produtos de higiene pessoal, materiais de construção como tubos e conexões, bens de consumo e embalagens”, diz Saraiva.
O projeto avançou por conta do ecossistema de inovação criado junto a seus fornecedores. Em parceria com a empresa eContainer, dez protótipos foram feitos a partir de contêineres de 40 pés. No caso da carreta (implemento), o parceiro foi a Rodofort, que já fabrica esse tipo de produto. O contêiner tem 16,15 x 2,90 metros. E o caminhão com o implemento chega a aproximadamente 20,1 metros de comprimento, com a sua altura chegando a 4,40 metros com o contêiner. Já foram produzidas duas carretas, sendo que uma é utilizada na região de Sumaré e a outra em Rondonópolis.
“Os dois protótipos (contêiner e carreta) foram desenvolvidos após muitos estudos técnicos e de engenharia. O implemento já está sendo utilizado em horário administrativo (‘sol a sol’)”, diz Igor Coffani, head do projeto na Brado.
Parte do desenvolvimento do protótipo de 53 pés envolveu a criação de um novo Bic-code, código do Bureau International des Containers (BIC) para identificação dos contêineres. “A numeração permite a identificação do proprietário, de características técnicas e facilita a circulação, por ser aceita internacionalmente”, finaliza Igor Coffani.
Assessoria de Imprensa
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Fonte: cargonews.com.br