Na realidade, o 4º Fórum Nacional de Despachantes Aduaneiros – FNDA (21 e 22 de outubro) é o marco de um movimento que irá construir os rumos da categoria para as próximas décadas.
Essa é a visão compartilhada de todos os especialistas que estão envolvidos no projeto.
As inscrições estão abertas gratuitamente no site do Fórum (FNDA) 100% OnLine – https://fnda.com.br/
Contexto
Especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente vão apresentar os cenários que vão ditar o destino da categoria, tendo em vista os impactos que o OEA – Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado, impõe às relações do Brasil frente às novas regras e realidade do comércio internacional.
OEA é o sistema homologado pela Receita Federal que envolve as operações dos desembaraços de todos os Hubs logísticos e terminais alfandegados.
Os impactos da exclusão do despachante aduaneiro como interveniente da OEA em 2018 continua sendo a pauta do dia, considerando que o conceito do programa baseia-se na adesão voluntária. Essa medida prejudica a negociação de Acordos de Reconhecimento Mútuo.
Lives de Aquecimento
No período que antecede o Fórum (FNDA), serão realizadas uma série de lives para criar o engajamento da categoria nas mais variadas regiões do país.
Crise de Identidade e nova realidade “Poupa Tempo” no despacho
Os dois debatedores do Painel 5 do Fórum (FNDA), Maurício Carvalho e Cláudio Barbosa, estarão presentes na terça-feira (6.10), às 17:30 h, para motivar a participação no Fórum.
“O tema é amplo. Vamos apresentar alguns pontos que iremos aprofundar no dia 22 de outubro”, afirma Maurício Carvalho
A Reinvenção dos Despachantes Aduaneiros
“Os temas que estamos trabalhando são decisivos. Não vamos poupar críticas a uma série de pontos do atual modelo de homologação. No entanto, nosso compromisso é também apontar soluções para a irreversível demanda de qualificação das empresas e profissionais neste campo”, revela Edmilton Ribeiro, um dos organizadores do evento.
Esta visão indica que o Despachante Aduaneiro deixa de ser coadjuvante para tornar-se protagonista do fenômeno da Transformação Digital que o país atravessa. “Este entendimento é central. A 4ª Revolução Industrial já é uma realidade”, sintetiza o presidente da ADAB, Valter Rezende de Oliveira.
Com essas pequenas frases é possível imaginar o amplo impacto que a categoria vivência. “Os Despachantes Aduaneiro são agentes para ativar a imensa cadeia produtiva da indústria nacional, considerando que o Brasil entra para o cenário dos blocos econômicos como um player estratégico para a economia global”, complementa Ribeiro.
Cargo News: Media Parther do 4º FNDA
Um dos portais mais conceituados e especializados do setor de logística de expressão nacional estará repercutindo os conteúdos do movimento protagonizado pela ADAB.
“A necessidade de aprofundamento no Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado – OEA é urgente. No nosso caso, vamos nos inspirar no 4º Fórum para criarmos projeto especial para repercutir conteúdos essenciais não só para a categoria, mas para que muitas outros profissionais interajam com a Nova Economia na prática”, contextualiza Luiz Guimarães, editor executivo da Cargo News.
Esse entendimento é oportuno considerando que o comércio exterior tem o poder de alavancar o PIB de forma decisiva. Tanto é verdade que o Ministério da Economia anunciou dia 1º de outubro, que a balança comercial brasileira registrou um superávit recorde em setembro.
As exportações superaram as importações em US$ 6,164 bilhões, o maior resultado para o mês na série iniciada em 1989. Sinal positivo para indicar perspectivas positivas e superação da atual crise mundial em decorrência da covid-19.
Media Parther do 4º FNDA
O post Despachantes Aduaneiros: protagonistas da Nova Economia 4º Fórum Nacional dos Despachantes Aduaneiros – FNDA – aponta os rumos e perspectivas da profissão apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br