Por Luiz Guimarães
A partir do português arcaico, curadoria significa cuidar. Termo intitulado no ramo empresarial para cuidar da imagem e gestão da marca.
Ultimamente é percebido que as marcas não estão sendo bem cuidadas e isso se refere a um ponto importante, a fase de transição do físico para o digital. Por ser uma fase conturbada, exigindo e gerando novos desafios, os diretores e a própria empresa ficam confusos, tornando a curadoria um campo de batalha real.
Então esse setor deve cuidar da marca independente de seu ambiente e seu tamanho. Pois o consumidor continua comprando e simpatizando com empresas, mesmo em períodos de crise e transições.
O conteúdo é a ponte entre o consumidor e a marca, por isso deve-se seguir sempre os valores da companhia, sendo sempre franco com seu cliente e passando conteúdos relativos com a sua área. A imagem e o conteúdo são os primeiros contatos que o cliente terá com a empresa.
Tornando assim, a gestão e a imagem da marca funções fundamentais do curador, sempre tendo o cuidado ao promover e gerá-la, pois a imagem é o primeiro contato que o público possui ao se relacionar com a empresa. Além desse primeiro contato, é de extrema importância analisar como a marca está sendo percebida e notada pelo seus públicos, para manter a boa relação com o mercado. Cuidando das estratégias que a empresa irá seguir para ser notada por outros consumidores, alcançando um público maior.
No período atual, o curador deve possuir uma sensibilidade crítica, conhecimento dos propósitos da marca e possuir um bom relacionamento com os servidores e equipe para haver uma gestão eficiente. As empresas hoje estão vulneráveis, mas também há como se comunicar e falar a verdade para seu público. Conectando e mantendo uma relação entre marca e cliente, possuindo uma ligação e vínculo com seu consumidor, gerando a fidelidade.
Qualquer empresa pode possuir uma curadoria e uma gestão de imagem, independente de seu tamanho. Mesmo uma companhia com tempo de mercado pode precisar de um redirecionamento e um propósito novo para lidar com novas mudanças. Sempre é bom investir na relação marca-cliente, pois é o que move a empresa.
E a marca continua sendo marca mesmo que seu sistema e gestão seja todo online, pois ainda haverá o contato da imagem com o público. Então possuir a curadoria é sempre importante e deve-se tomar o máximo de cuidado, ainda mais em um ambiente com acessos ilimitados.
Outra característica é que a curadoria é interligada, pois pode ser fixa dentro de uma empresa junto com o setor de comunicação mas também pode ser um consultor que realize um levantamento por serviço terceirizado. Mas trabalhando sempre em conjunto com a empresa, realizando pesquisas com clientes e com os próprios funcionários, é sempre importante ouvir os dois lados da empresa, pois a melhora externa implica na interna também.
O post Gestão de Imagem e Curadoria apareceu primeiro em CargoNews.
Source: New feed