• Dada a incerteza dos volumes para o fim do ano impactados pela COVID-19, DHL Supply Chain identifica os 3 aspectos principais para manter a logística funcionando
• Com mais de 32.000 colaboradores na América Latina, a DHL Supply Chain oferece gestão flexível de talentos para atender aos setores de maior demanda
• No Brasil, companhia aumentou em 50% a frota dedicada ao e-commerce, além de expandir equipe e redirecionar outras estruturas
São Paulo, novembro de 2020: A crise da COVID-19 provocou um aumento nas vendas online, de acordo com institutos de pesquisa na América Latina, este canal não só apresentou um aumento de três dígitos acelerando a transformação tecnológica de 3 anos para alguns meses, como também integrou cerca de 40% de novos usuários, dos quais 73% comprariam novamente online, de acordo com um relatório da Kantar.
Diante da evolução do consumidor e tendências de mercado modificadas pela transformação digital, o último trimestre do ano, que representa o maior período de compras do mundo, costuma gerar desafios logísticos para o planejamento e gestão de volumes de segmentos que vêm crescendo como moda e eletroeletrônicos, agregando neste ano a complexidade gerada pela distribuição de produtos para a saúde e alimentos adquiridos por meio de canais digitais devido à pandemia, de forma que o desafio logístico de distribuir todos os volumes adicionais será algo nunca antes visto.
Diante desse cenário, Luiz Moreira, CCO da DHL Supply Chain na América Latina, aponta que os 3 principais aspectos para alcançar uma alta temporada de sucesso na cadeia de distribuição estão focados na flexibilidade, talento e inovação. Luiz destacou que “na DHL Supply Chain estamos comprometidos com os nossos clientes para que tenham acesso às nossas capacidades multissetoriais, que permitem uma sinergia de pessoas, infraestrutura, processos e sistemas, proporcionando-lhes um serviço de maior qualidade e confiabilidade durante a alta temporada. A pandemia acelerou a forma de fazer negócios, portanto, os sistemas e processos robustos da DHL, juntamente com uma ampla gama de soluções para e-commerce, começando com atendimento, cross docking, serviços de valor agregado (etiquetagem, embalagem e montagem de kits), gestão e execução do transporte, até a entrega ao consumidor final e logística reversa, permitem à DHL apoiar seus atuais e novos clientes na rápida adaptação à nova realidade do mercado e na melhor preparação para as demandas da alta temporada”.
O talento certo, com o treinamento certo e com um objetivo claro, associado a iniciativas inovadoras, é o segundo grande aspecto que a DHL Supply Chain identificou para garantir uma alta temporada de sucesso, “as pessoas e sua segurança são uma prioridade na organização, nós somos mais de 32.000 colaboradores em toda a região e o trabalho que cada um de nós faz é uma parte essencial da vida dos clientes de nossos clientes. Contamos com ferramentas digitais e virtuais que nos permitem aumentar nossa capacidade de treinamento, reduzindo o tempo de integração e garantindo agilidade para responder à crescente demanda por talentos para apoiar as vendas do comércio online. Além disso, face à contingência da COVID-19, foram implementados mais de 28 protocolos de segurança para garantir a saúde da nossa equipe e a integridade das pessoas que deles dependem, como os nossos clientes, famílias e comunidades”, diz Luiz Moreira.
Reforçando o aspecto da inovação, principalmente na América Latina, a DHL Supply Chain implantou a ferramenta MySupplyChain, uma solução com a qual os clientes podem acessar online e observar detalhadamente o que está acontecendo em tempo real: “isso é inestimável, porque quando falamos em e-commerce, a quantidade de pedidos pode ser brutal e com um grande número de variáveis na gestão de volumes, então por ter ferramentas automatizadas, é possível acompanhar e atuar para garantir a experiência do consumidor”, finaliza o CCO.
Na América Latina, a DHL Supply Chain está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. No Brasil, durante o contingenciamento de saúde, a DHL Supply Chain ampliou em 50% sua frota para operações de comércio eletrônico local e omnichannel, para o qual a empresa chega fortalecida na alta temporada com o objetivo de atender os diferentes volumes de seus clientes em modelos B2C e B2B. Além disso, a companhia expandiu de forma significativa sua equipe no Brasil, passando de 10 mil para cerca de 15 mil colaboradores, sendo que cerca de 5 mil são dedicados ao e-commerce.
A DHL Supply Chain atua tanto para marketplaces, como para indústrias e empresas que lançaram operações de omnichannel – com este último perfil, a DHL fez a migração de ao menos 3 novos projetos em 2020. Por fim, para dar conta das flutuações de demanda, a DHL tem migrado estruturas de armazenagem e transporte de setores de menor demanda para o e-commerce, proporcionando grande flexibilidade e elevados níveis de serviços, principalmente durante eventos como a Black Friday.
Assessoria de Imprensa
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Fonte: cargonews.com.br