Mesmo com o desenvolvimento de várias soluções, muitos processos ainda são feitos de forma manual
A promulgação da Lei nº 8630/1993, a chamada Lei de Modernização dos Portos, colocou os portos brasileiros diante de grandes desafios práticos e jurídicos, dentre eles: reformular o sistema de gerenciamento de operações e de mão de obra, eliminar as interferências corporativas e burocráticas, e, principalmente, aproveitar, de forma racional, os espaços e as instalações.
Com a entrada da Lei em vigor, começou a corrida pela modernização dos processos de comércio exterior e nos últimos dez anos, inúmeras startups chegaram ao mercado oferecendo a automação de tarefas para substituir ações feitas manualmente.
Leandro Aires de Oliveira é Customer Success da LogComex, empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a cadeia de comércio exterior. Segundo ele, o Brasil hoje tem vários recintos que estão voltados para tecnologia. Ele ressalta que a automação não está restrita apenas aos portos. “Ela se aplica para armazéns alfandegados e locais que tenham interface com algum sistema da Receita Federal”, atesta.
O especialista lembra que automação é uma metodologia ágil para resolver tudo aquilo que é preciso para agilizar os processos, reduzir erros, aumentar lucros e diminuir tempo. “O objetivo de automatizar os processos é oferecer uma qualidade de serviço melhor para o cliente, buscando reduzir custos e trazendo isso como diferencial para dentro de casa”, destaca Leandro.
Segundo o profissional, as automações da LogComex são soluções que foram criadas para aqueles que precisam ter interface com os portais da Receita Federal para obter dados, enviar e confirmar informações que são de extrema importância para esses recintos e para a própria Receita. Elas fazem o envio, coleta, confirmação de informações de chegada e saída de cargas, informam se o órgão responsável por fiscalizar determinada mercadoria está de acordo com aquele recebimento ou não e facilitam o dia a dia dos portos trazendo mais agilidade. “Se imaginarmos que cada Porto movimenta uma média de 40 mil contêineres por mês, são 40 mil documentos únicos que podem se dobrar em outros mais que vão precisar de uma série de consultas, desde a chegada da embarcação até a entrega de carga para serem confirmados como uma importação realizada”, relata.
O Customer Success informa que antes esse processo era feito manualmente por uma pessoa que acompanhava cada estágio, desde a chegada da carga, verificação do pagamento de frete marítimo, fiscalização e liberação da carga perante a Receita Federal e finalmente a entrega da mercadoria para o importador. “Anteriormente, isso levava dias e hoje leva cerca de minutos. As automações da LogComex servem para trazer a agilidade que esses terminais necessitam, levar mais qualidade de serviço para aqueles que contratam nossa plataforma e melhorar a experiência do cliente, já que as informações que ele busca está a apenas dois cliques, sem precisar acessar todos os portais da Receita Federal, sistemas de armador e de fiscalização para saber como está a carga dele”, enumera.
Sobre a implementação da automação da LogComex, Leandro adianta que são necessários conhecimento técnico e de gerenciamento de pessoas, porque no comércio exterior tudo é muito conservador e para mudar os processos dentro de empresas que estavam acostumadas a fazer tudo de forma manual e sequencial todo dia, é um desafio muito maior do que fazer a instalação do sistema e das aplicações em si.
As empresas contratantes da plataforma solicitam as consultas que elas precisam. “Com base nessa necessidade, desenvolvemos robôs que fazem aplicações aos sistemas internos. Dessa forma, tudo o que está por trás do sistema interno do cliente é uma automação da LogComex, que é um dos serviço que a empresa ofere”, finaliza.
Além do serviço de automação, a LogComex também conta com um sistema próprio de gerenciamento de embarques e rastreamento de cargas chamado Tracking. Trata-se de uma solução voltada para o despachante aduaneiro, para o importador ou para o recinto que precise utilizar ou otimizar e rastrear todas as cargas.
O Tracking rastreia toda a logística internacional do cliente fazendo a captação de informações desde o carregamento do container na origem, faz o mapeamento de todos os portos que o navio está passando durante a viagem até chegar ao destino. Na chegada, ele avisa qual é o próximo passo que o cliente precisa fazer, enviando notificações de e-mail automáticas, seja para o cliente, seja para o responsável pela carga e salva todas as documentações necessárias para liberação da mercadoria, bem como disponibiliza todas as informações de consulta dentro da plataforma em uma só tela até a entrega da carga pelo recinto alfandegado para o cliente.
Na opinião de Leandro, o Tracking é uma solução muito importante para os recintos que têm pouca mão de obra para lidar com toda essa carga de informações e ajuda muito a utilizar a cadeia dos despachantes aduaneiros que precisam desses dados para ter a liberação das cargas de seus clientes, assim como ajuda a elevar o nível de serviço, informando o passo a passo da carga, entregando uma experiência diferenciada.
*Leandro Aires de Oliveira é Customer Success e Team Leader dos times de Alfandegados e Tracking. Possui mais de sete anos de experiência em atendimento ao cliente e comércio exterior
Assessoria de Imprensa
O post Automação de tarefas avança na modernização da cadeia de comércio exterior apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br