Uma mudança de postura corporativa, integrada e aliada tecnologias modernas como ferramenta de impulsionamento de mudanças na área de negócios, aumenta a agilidade da empresa, tornando processos mais otimizados e eficazes, resultando em maior produtividade e economia.
Para implementar a transformação digital corporativa, o primeiro passo é planejar. Saber o que a sua companhia realmente precisa, e de que forma alcançará esses objetivos ajuda a evitar erros e gastos desnecessários.
O cenário atual oferece uma infinidade de soluções e serviços que ajudam empresas a alcançar voos maiores, fazendo uma gestão de tempo e investimento mais eficiente.
Com a chegada da pandemia, algumas mudanças foram observadas no setor logístico. A redução da atividade econômica provocou uma diminuição da demanda por transporte, e maior utilização dos armazéns com o incremento dos estoques.
O boom do e-commerce aumentou o fracionamento e o número de entregas e o setor precisou dar mais agilidade ao novo modelo de negócio, com mais investimento na digitalização dos processos e redesenho dos mesmos. A consequência disso foi a necessidade de utilização de novas tecnologias que auxiliassem nesse momento.
A gestão de equipes externas foi a área onde mais se observou a necessidade de investimento, pois o impacto do novo modelo de atendimento demandou mais atenção das empresas.
Com o início da pandemia, as empresas tiveram que remodelar os tamanhos dos estoques e os tempos de entrega, que precisou de mais agilidade. De certa forma isso impacta muito na logística.
Para se ter uma vantagem competitiva, processos mais ágeis tiveram que ser implementados. Isso gerou um impacto significativo no resultado logístico, desde a redução dos tamanhos de ondas, modelos de faturamento e embalagem para lotes menores.
Novas soluções para alcançar vantagem competitiva
Para Edson Carillo, vice-presidente de Educação da Associação Brasileira de Logística e um dos mais renomados consultores de logística do Brasil, a racionalização dos processos tem diversas iniciativas, e boa parte delas está associada à utilização de soluções tecnológicas, que vão desde a utilização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, uso de aplicativos de negócios, rastreadores de encomendas robustos, até a gestão de frotas em tempo real, inteligência artificial, automação dos processos de liberação de pedidos, gestão dos armazéns, entre os outros.
Muitas das soluções de tecnologia corporativas não são totalmente novas, mas assumem novas formas ou migram para novas áreas.
“De alguma forma não tivemos nada muito novo com o COVID, mas, observamos uma maior adoção. Isto é, empresas foram motivadas ao investimento em função do novo modelo de negócio impulsionado pela pandemia.”
Edson Carillo, vice-presidente de Educação da Associação Brasileira de Logística
Cada vez mais podemos identificar mudanças de postura no mundo corporativo, aliados à tecnologias modernas. Em relação à transformação digital corporativa, ferramentas de identificação por imagem, inteligência artificial, micro fulfillment e soluções MDM, ganharam ainda mais relevância.
Solução MDM como ativo importante na transformação digital corporativa.
A solução MDM é uma ferramenta que gerencia celulares e tablets corporativos, e com ele é possível tornar os processos de uma empresa mais eficientes, baratos e ágeis, além de aumentar a produtividade da equipe externas e a segurança dos dados, reduzindo custos e riscos para a empresa.
Com a transformação digital em tempos de pandemia, ter uma ferramenta que faça a gestão de dispositivos móveis se tornou fundamental para o setor logístico. As empresas tiveram que investir para continuar tendo um negócio competitivo.
A solução MDM da Pulsus tem sido a mais usada na América Latina e vem colaborando para uma gestão de dispositivos mais eficientes em empresas de diferentes segmentos e tamanhos, como a rede Supermercados Delta, que conta com mais de 1200 colaboradores. A rede aposta em inovação e tecnologia para oferecer excelência, e para isso conta com a ajuda da Pulsus.
A empresa adotou celulares e tablets corporativos em suas mais diversas atividades com o objetivo de ter mais produtividade e agilidade. Com isso, surgiu a necessidade de gerenciar esses dispositivos de forma rápida e fácil, otimizando também as atividades dos colaboradores e reduzindo riscos de uso indevido.
Segundo o Wilian Kazuo Arai, diretor corporativo da Delta Supermercados, graças ao gerenciador de dispositivos móveis da Pulsus foi possível manter um controle maior dos dispositivos, delimitar o uso para apenas nos ambientes da empresa, determinar faixas de horários aos grupos de usuários e instalar apenas aplicativos que são necessários aos usuários.
“Gradativamente estamos ampliando a instalação da solução nos aparelhos adquiridos para facilitar os nossos processos e maximizar a integração das nossas equipes”.
Já para a transportadora Translovato, a solução MDM da Pulsus reduziu o consumo de dados móveis, simplificou os controles e aumentou a eficiência operacional da empresa.
Com mais de 35 anos de experiência na entrega de mercadorias e atendendo mais de 3.200 cidades, a Translovato sempre prezou por prestar serviços de alta qualidade, mas ainda mantinha o gerenciamento de dispositivos móveis feitos em inventários manuais, com longos ciclos de auditorias e uma taxa alta de inconformidades e o MDM da Pulsus foi a solução para automatizar e melhorar estes processos.
De acordo com Márcio Machado Costa, supervisor de TIC Corporativo da Translovato, a eficiência na gestão proporcionou maior produtividade e estabilidade no serviço operacional.
Versatilidade é um dos pontos fortes de uma solução MDM
Com mais de 800 clientes espalhados pela América Latina e Caribe, a Pulsus tem mais de 650 mil dispositivos ativos e é reconhecida como a ferramenta mais robusta do mercado, com funcionalidades que atendem à diferentes departamentos de uma empresa, podendo ser utilizada pelo TI e também pelas áreas de RH, Financeiro e Jurídico.
A ferramenta vem contribuindo para transformar e melhorar a estrutura de empresas de diferentes segmentos, acompanhando as necessidades que passaram a existir com o fenômeno da transformação digital.
Antes de adotar uma solução tecnológica, a Pulsus recomenda identificar todos os pontos importantes, que precisam ser melhorados ou alterados e depois entender como essas ferramentas podem ser incluídas nos processos.
Esse cuidado é fundamental para que a resolução de problemas e as melhorias pretendidas, como redução de custos e maior produtividade das equipes externas, possam ser obtidas de maneira segura e ágil.
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Fonte: newtrade.com.br