O porto santista tem uma participação de 24,3% no comércio exterior nacional
O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, registrou, em agosto deste ano, a maior movimentação de cargas em um mês. A movimentação de cargas em contêineres alcançou um total de 4.334 milhões de toneladas, cerca de 10,3% a mais do que em agosto do ano passado.
Os dados são da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que tem uma participação de 24,3% no comércio exterior nacional, atingindo um valor de US$ 68,2 bilhões em cargas que transitaram pelo complexo neste mês.
Ariane Canestraro, especialista em logística e professora da Abracomex, Associação Brasileira de Consultoria em Comércio Exterior, explica que as estruturas portuárias reúnem grande parte do trabalho de logística. “São processos de armazenagem, transporte de mercadorias, embalagens e acondicionamentos”, exemplifica.
Por isso, portos que dispõem de recursos tecnológicos contribuem para agilizar todas as atividades do profissional de logística, resultando em bons indicativos. Como no caso porto santista, que teve repercussão também nos recordes brasileiros do comércio internacional. No mês de setembro, as exportações de carne bovina totalizaram um recorde de 150 mil toneladas exportadas e a avicultura brasileira atingiu um desempenho 20,6% superior ao mesmo período no ano passado.
Mas, para além do transporte, o agenciamento de cargas também é responsável por gerenciar e coordenar todos os recursos de uma empresa e colocá-los à disposição para o alcance dos objetivos da organização. “Ao mover cargas de um ponto a outro do globo, é preciso estar atento a diferentes variáveis. Os principais desafios são a redução de custos, gerenciar a falta de espaço em tempos de alta estação e ter um bom relacionamento com os órgãos anuentes”, explica a especialista.
O post Porto de Santos bate recorde de movimentação apareceu primeiro em CargoNews.
Source: New feed