Veículo de 26 metros de comprimento tem capacidade para transportar 41 toneladas de oxigênio líquido em uma única viagem, otimizando a logística para ampliar a capacidade de atendimento em tempo de pandemia
A Air Liquide Brasil, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, anuncia o desenvolvimento de um novo veículo modelo rodotrem, para transporte exclusivo de oxigênio medicinal. Possui capacidade para transportar até 41 toneladas de oxigênio na forma líquida e foi criado para otimizar a logística de distribuição do insumo, sobretudo neste período de pandemia. Com 26 metros de comprimento, o novo rodotrem absorve as viagens que, antes, precisariam ser feitas por duas carretas.
O veículo também se destaca por ser o maior de sua categoria transportando produtos criogênicos (que demandam uma estrutura pronta para suportar baixas temperaturas) no Brasil. Será utilizado para atender as unidades e clientes da Air Liquide na área da saúde localizados na Região Centro-Oeste do País, agregando eficiência e agilidade no transporte em relação às plantas produtoras de oxigênio localizadas, em sua maioria, na Região Sudeste. O rodotrem cumpre todas as exigências estabelecidas tanto pela legislação quanto pelos órgãos que regulam o transporte de cargas perigosas no Brasil.
Segundo Carlos Lobo, gerente da Air Liquide Brasil para a área de Transportes, o projeto também se destaca pela inovação e recursos desenvolvidos para agregar confiabilidade e segurança em todas as operações logísticas que serão feitas com a nova carreta. “Desenvolvemos este rodotrem a partir do desafio de termos um veículo deste tipo também para a logística de produtos criogênicos. Utilizamos equipamentos que já tínhamos disponíveis em nosso parque de frotas, o que resultou na entrega de um veículo totalmente novo e que contempla uma série de dispositivos para garantir a segurança de nossos motoristas, condutores de outros veículos, pedestres e ciclistas”, explica. “Nossa expectativa é que a operação do veículo traga mais agilidade no transporte de um insumo essencial à vida, o oxigênio, sobretudo neste momento em que sua importância fica ainda mais em evidência, devido à pandemia”, acrescenta.
Além de tornar mais eficientes as viagens entre as plantas da Air Liquide e clientes finais na área da Saúde, o novo rodotrem vai agregar economia às operações logísticas da empresa. Outro diferencial do projeto está na dispensa da necessidade de realizar rotas noturnas, já que o rodotrem, devido à sua maior capacidade, absorve as viagens que precisariam ser feitas à noite.
Segurança
O novo rodotrem da Air Liquide Brasil é composto por duas carretas acopladas por um “dolly” (dispositivo de acoplamento) e unidas ao “cavalo”, ou seja, a cabine do veículo. Devido ao seu porte (26 metros de comprimento), o Rodotrem exige a implantação de uma série de dispositivos de segurança, entre os quais se destacam:
• Sensor de fadiga/ “câmera amiga”: monitora a atenção e concentração do motorista durante a viagem, identificando também possíveis sinais de fadiga. Nesse caso, o dispositivo emite alertas que orientam o condutor a retomar a atenção e, persistindo os indícios de cansaço, a parar e descansar. Recurso indispensável considerando que, em veículos do porte do Rodotrem, a velocidade é menor e, consequentemente, aumenta a probabilidade de sonolência ou fadiga durante o percurso.
• Terceiro espelho frontal e monitoramento eletrônico do Ponto Cego : trata-se de sensores de presença laterais e espelho adicional acoplado na cabine do motorista, para percepção e visualização de pedestres, motociclistas ou veículos de menor porte quando parado em um semáforo ou em movimento;
• Proteção anticiclista: dispositivo colocado junto aos eixos da carreta e que repele o ciclista, evitando que seja “absorvido” pelas rodas em caso de acidente;
• Identificações de ponto cego: adesivos que alertam os motoristas que trafegam próximos à carreta de que, a partir daquele ponto, o condutor do Rodotrem não o enxerga. Dessa forma, o motorista pode se posicionar melhor em relação ao veículo;
• Telemetria 24 Horas e Rotograma Falado: monitoramento de todo o percurso com foco na mitigação de riscos, identificando, por exemplo, se o veículo está para entrar em uma via considerada perigosa.
O veículo contempla ainda outros recursos de segurança, como luz de neblina, câmeras laterais, retrovisores de emergência e dispositivo antitombamento, que corrige a dinâmica de estabilidade da carreta e sistema de frenagem automática de emergência. Este é o segundo rodotrem que a Air Liquide Brasil coloca em operação em 2020. A indústria química também desenvolveu um veículo semelhante para a logística de cilindros de gases industriais e medicinais, com capacidade para transportar mais de 600 unidades em uma única viagem.
Assessoria de Imprensa
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Fonte: cargonews.com.br