O Grupo ID Logistics lança o primeiro robô para a realização de inventário, autônomo e operando com inteligência artificial. Chamado Astrid, foi criado em parceria com as empresas francesas E-Dentic e Wyca Robotics O Astrid dispensa a intervenção humana para determinar a rota, dirigir ou realizar o inventário. Só o Astrid verifica 5 mil paletes por hora, o que é 20 vezes mais rápido do que um drone, que requer um operador próximo, e 100 vezes mais rápido que um inventário manual.
ACOMPANHAMENTO PRECISO PARA TORNAR OS ESTOQUES MAIS CONFIÁVEIS
Realizar um inventário é uma tarefa complexa e demorada tanto para o operador logístico quanto para o seu cliente. Em um contexto de oscilações relacionadas às dificuldades da cadeia de suprimentos e crises globais de saúde, os estoques e o tamanho do armazém tendem a aumentar. Os provedores precisam encontrar soluções para garantir um monitoramento confiável de todas as ações. Esse monitoramento deve ser regular, autônomo e confiável para garantir a disponibilidade do produto e a produtividade do armazém.
A nova ferramenta atende a dois desafios:
- Tornar o inventário do estoque do armazém rápido e confiável, de forma 100% autônoma.
- Fornece em tempo real todas as informações necessárias para a gestão adequada da cadeia de suprimentos de seus clientes
PROJETO COLABORATIVO ENTRE 3 GRANDES PLAYERS DE INOVAÇÃO
O robô autônomo ASTRID nasceu de um projeto colaborativo entre a ID Logistics, a Wyca Robotics e a E-Dentic. Graças à expertise empresarial, a ID Logistics foi a gestora e coordenadora do escopo deste projeto. A Wyca Robotics, empresa especializada no desenvolvimento de robôs autônomos e em inventário de estoques de giro rápido, quem deu origem ao protótipo.
A E-Dentic é uma consultoria de TI especializada em inteligência artificial e parceira da ID Logistics desde 2016. Ambas desenvolveram o rastreamento de cargas por beacons e realizaram as primeiras implantações de soluções de rastreamento em vídeo. No projeto ASTRID, a Wyca Robotics assumiu o comando da plataforma robótica, e o E-Dentic, o HMI (Human Machine Interface), bem como a análise de fotos por inteligência artificial.
A tecnologia será implantada em três etapas:
- A Instalação da ferramenta entre os clientes da ID Logistics na França de 11 robôs até 2023.
- Comercialização na França a partir de setembro de 2022.
- Abertura internacional para as subsidiárias da ID Logistics, a partir de 2023 A E-Dentic, que é a integradora da solução, será responsável pela comercialização, implementação, linha direta, bem como pela coordenação das operações de manutenção.
“A ASTRID é a mais recente adição ao nosso departamento de inovação e, após três anos de pesquisa e desenvolvimento, estamos particularmente orgulhosos de poder lançar sua implantação operacional. É uma inovação real que atende tanto as expectativas de nossos clientes para tornar sua gestão de estoques ainda mais confiável, além de melhora as condições de trabalho de nossas equipes. Obrigado aos nossos parceiros Wyca Robotics e E-Dentic por nos acompanharem nesse processo.”, disse Eric Hémar, presidente do Grupo ID Logistics.
“Estamos orgulhosos dessa parceria tecnológica com a ID Logistics, um dos principais players de logística de contratos, reconhecido por seus serviços envolvendo alto nível de tecnologia e excelência operacional. Essa colaboração coloca a robótica a serviço de empresas e seres humanos, facilitando as tarefas diárias dos colaboradores, otimizando e tornando os processos mais confiáveis. Essa coinovação confirma as ambições da Wyca Robotics de fornecer veículos móveis e robôs capazes de operar em ambientes complexos em coatividade e autonomia, sem qualquer ajuda externa ou adaptação do meio ambiente. Essa nova geração de veículos autônomos é um passo decisivo para a adoção de robôs de serviço móvel em todos os setores abertos ao público ou profissionais. É uma demonstração do know-how único de nossas equipes em robótica industrial e veículos autônomos internos” afirma Patrick Dehlinger, Diretor Geral da Wyca Robotics.
” A realização de uma inovação tecnológica reside sobretudo na convicção e perseverança em uma ideia. E se for compartilhado, o resultado é ainda mais gratificante, afirma Gilles Tassery Presidente da E-Dentic
Inteligência artificial a serviço da gestão de estoques
Uma verdadeira joia tecnológica, a ASTRID (Autonomous Stock Taking Robot by ID Logistics) é um robô móvel autônomo, projetado para apoiar os gestores de ações em seu cotidiano. Capaz de fotografar paletes e ler códigos de barras, também detectará locais vazios e completos. Ele pode trabalhar à noite em total autonomia, bem como em coatividade, de acordo com as normas de segurança vigentes.
INVENTÁRIO REALIZADO A UMA TAXA SEM PRECEDENTES
Só o ASTRID verifica 5 mil paletes por hora, o que é 20 vezes mais rápido do que um drone, que requer um operador próximo, e 100 vezes mais rápido que um inventário manual. Assim, a frequência da verificação do estoque pode ser drasticamente aumentada sem qualquer esforço adicional para os gestores. Isso possibilita a realização de estoques fiscais/giros automáticos mais confiáveis, melhorando a qualidade do serviço e aumentando a produtividade dos operadores/preparadores de empilhadeiras.
Possibilita ao gestor traçar rotinas regulares ou tarefas pontuais. Astrid realiza inventário, enviando fotos e/ou relatórios de sua missão para o portal web. Por fim, o gestor analisará os desvios e as mudanças nas ações.
Um mix das mais recentes tecnologias
Desenvolvida em coautoria com três empresas especializadas em inovação tecnológica, a ASTRID está equipada com as mais recentes tecnologias de ponta. Para garantir o estoque e a gestão de estoques, sem qualquer intervenção humana, a ASTRID está equipada com:
- Navegação SLAM: ser 100% autônoma, sem intervenção humana ou infraestrutura visão robótica: para uma taxa de leitura próxima de 100% e capacidade para todos os tipos de códigos de barras.
- Inteligência artificial: para análise automática de todos os tipos de paletes (80×120, 100×120 ou oversized).
- Um mastro retrátil com câmeras: para passagem intercelular, gerenciamento de obstáculos em altura e tirar fotos de até 11,5 m em total autonomia.
- Cobrança por indução: para operação contínua dia e noite, mesmo na presença de funcionários.
- Equipamentos de segurança de última geração: como os sensores 3D Lidars que detectam qualquer obstáculo e permitem que o robô pare instantaneamente.
Finalmente, o retorno do investimento da Astrid é inferior a 18 meses, devido à significativa economia feita sobre o custo dos estoques gerais ou rotativos no modo manual, bem como sobre o valor agregado proporcionado pela maior disponibilidade de produtos para o personalizador.
INOVAÇÃO: DNA DA ID LOGISTICS
O Grupo ID Logistics posiciona o investimento em novas tecnologias no centro da sua estratégia. A multinacional está codesenvolvendo projetos inovadores e disruptivos para melhorar a qualidade e eficiência de suas operações. A ASTRID é o resultado de três anos de desenvolvimento e testes: sua produção em série começa hoje.
Assessoria de Imprensa
O post Astrid, primeiro robô desenvolvido para o setor logístico, começa a operar inventário por inteligência artificial apareceu primeiro em Cargo News.
Fonte: cargonews.com.br