Por Helmuth Hofstatter
Com o uso do Blockchain as transações comerciais internacionais tornam-se mais ágeis e volumosas. Esta tecnologia, à base das criptomoedas, tem o intuito de facilitar as transações entre parceiros comerciais de diversas nacionalidades.
O maior diferencial do Blockchain é a possibilidade de buscar uma plataforma que entrega economia de tempo, evita burocracia e concede o fechamento de negociações em curtos prazos.
O Blockchain, quando se trata de importação, facilita os processos logísticos onde todos os envolvidos podem atualizar e consultar dados de seu interesse. A modalidade permite também que haja o registro de faturas comerciais sem primordialidade de assinaturas, reconhecimento de firmas. O controle de procedência da mercadoria do início da produção até a venda e envio de pagamentos, ocorrem de forma mais facilitada, entre outros benefícios.
Pode ser considerado o novo “Zeitgeist” quando se trata de inovação tecnológica, o Blockchain vem competindo com as mais variadas soluções embasadas na Inteligência Artificial, assim como está sendo utilizado como base para uma inovação em relação à distribuição de banco de dados, fazendo com que se abra caminhos para usos inovadores, além do que foi empregado pelas criptomoedas.
Traçando uma linha de pensamento inserida em um cenário positivista, em breve o acesso a esta tecnologia disruptiva será feita de forma simples e com custos reduzidos, o que fará que esteja ao alcance de todos. Dentre os principais benefícios que poderão ser aproveitados do Blockchain em importações, pode-se citar:
– Menor tempo para envio de documentos;
– Segurança de documentos transferidos;
– Privacidade em transações;
– Acordos e contratos registrados no Blockchain não podem ser alterados;
– Êxito no compartilhamento de informações;
– Atualizações efetivas de todos os dados dos processos de ponta a ponta;
– Simplificações no ato de compartilhamento dos processos do qual todos os envolvidos possam realizar o acompanhamento das liberações de produtos;
– Registro das tomadas de decisões;
– Facilidade e agilidade em transações financeiras entre países.
Sabe-se que o Blockchain traz muitas vantagens para a logística, agora é só aguardar para ter acesso à esta tecnologia de maneira facilitada.
Sobre a LogComex
A Plataforma LogComex torna as empresas mais eficientes e assertivas nas suas operações de logística internacional. Através de uma tecnologia desenvolvida especificamente para esta atividade, são coletadas e analisadas milhares de informações diariamente e em tempo real, para indicar previsibilidade e transparência para toda cadeia logística. São realizadas a automação e integração entre os fornecedores, garantindo transparência e eficiência. O programa tem como base as operações que ocorrem no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Paraguai no segmento de importação, exportação, cabotagem no modal marítimo e aéreo e ainda é dividido em três módulos: Tracking Real Time, RPA Automação/Integração e Big Data Analitycs. Para saber mais, acesse – http://www.logcomex.com/
Sobre Helmuth Hofstatter
Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística internacional. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.
O post BlockChain impulsiona o Comércio Exterior apareceu primeiro em CargoNews.
Source: New feed