Nascido em Rio Verde, no Estado de Goiás, Pedro Ferreira Arantes dedicou mais da metade de sua vida ao agronegócio. Morto no dia 2 de outubro, aos 74 anos de idade, ele será homenageado dentro da programação do Centro-Oeste Export, previsto para os dias 9 e 10 de novembro, em Rondonópolis. Pedro Ferreira Arantes, ou “Seu Pedro”, como era conhecido, também integrava o conselho do Centro-Oeste Export.
O economista era pai de sete filhos. Depois de uma rápida passagem pelo mercado de seguros (Susep) e telecomunicações (Telebras), ele direcionou sua carreira para a economia agrícola, atuando em instituições públicas e privadas tais como a Seagro (Secretária de Agricultura do Estado de Goiás; CFP (Companhia de Financiamento da Produção) e Cibrazem (Companhia Brasileira de Armazenamento), duas das três empresas que se fundiram para formar o que hoje se conhece como Conab; Federação da Agricultura; Sindicato de Armazéns e ainda em empresas privadas tais como a Chapecó Avícola; Safras e Mercado (onde fazia o acompanhamento e análise de mercado) e Matosul (comercialização de grãos ao exterior).
Paralelo a isso desenvolveu sua sólida carreira acadêmica e, desde 1996, lecionava em universidades de Goiás. Inicialmente ensinava economia em cursos diversos de graduação, tais como direito, administração e economia. Também se dedicou a cursos de especialização na área até chegar ao mestrado em história pela UFG (Universidade Federal de Goiás), em 2001. Sua dissertação abordou a “Modernização da Agricultura no Sudoeste de Goiás”. Nunca deixou de lecionar e mais recentemente se dedicava às aulas de pós-graduação em cursos ligados ao agronegócio e mercado de capitais.
Também foi coautor do livro “Comercialização de produtos agropecuários”, um manual técnico que se vale de linguagem simples e ilustrada operações fundamentais para o êxito da comercialização; tais como as características e peculiaridades do setor agropecuário; funcionamento das cadeias produtivas; logística e insumos e produtos, entre outros. Citações do livro podem ser encontradas em publicações científicas sobre o assunto. Sua produção científica ainda inclui dezenas de palestras para apresentação de trabalhos e ainda participações em congressos, feiras e eventos da área.
A capacidade de transmitir seu vasto conhecimento de forma simples e objetiva foi destacada pela profissional de comunicação Malu Cavalcanti, ao entrevistá-lo. “Foi um homem do campo e pelo campo. Sempre admirei a inteligência e simplicidade do senhor Pedro Arantes. Quanta clareza e sabedoria em poucas palavras. Foi uma honra entrevistá-lo”, disse.
Pedro Arantes visitou vários países para ampliar os seus conhecimentos do setor. Na lista estão EUA, Austrália, China e Turquia. Ao comentar sua morte, o governador Ronaldo Caiado (DEM) lembrou que o economista era referência na agropecuária não só para a região Centro-Oeste, mas sim para todo o Brasil.
Lembrança
Conselheiros, especialistas e convidados do Sul Export, realizado nos dias 5 e 6 de outubro, em Curitiba, no Paraná, fizeram um minuto de silêncio em memória de Pedro Ferreira Arantes, num ato que emocionou a todos os presentes no hotel Bourbon, e a todos que assistiam o evento online.
Serviço
Centro-Oeste Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária
Data: de 9 a 10 de novembro
Local: evento online
Inscrições: gratuitas e podem ser feitas no endereço: bit.ly/AssistaCentroOesteExport
(*) Programação: http://forumbrasilexport.com.br/centrooesteexport/centro-oeste-export/programacao-do-centro-oeste-export/
Assessoria de Imprensa
O post Centro-Oeste Export homenageará Pedro Ferreira Arantes, conselheiro morto no dia 2 de outubro; conheça um pouco mais sobre a sua trajetória apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br