• Conectividade: soluções para mobilidade do futuro e casas inteligentes
• “Apenas com ajuda da inteligência artificial será possível alcançar todo o potencial da Internet das Coisas”
• #LikeABosch: empresa lança campanha global de IoT
Las Vegas, NV – Cada vez mais a Internet das Coisas (IoT) está transformando o nosso mundo. Na CES 2019, em Las Vegas, a Bosch apresenta o que já é realidade hoje. Desde um veículo conceito, que trará uma nova forma de mobilidade, além de refrigeradores conectados que alertam sobre o armazenamento de alimentos até cortadores de grama inteligentes – é grande o portfólio de soluções que a Bosch apresentará no maior evento de eletrônicos do mundo. “A Bosch reconheceu as grandes oportunidades de IoT desde o início. Estamos ativamente construindo o mundo conectado há aproximadamente dez anos”, diz Dr. Markus Heyn, membro da direção mundial do Grupo Bosch. “Hoje somos uma empresa líder em IoT. Gradativamente ampliamos nossa expertise em softwares e TI”. Usando sua própria nuvem de IoT, a empresa já tem mais de 270 projetos nas áreas de mobilidade, casas e cidades inteligentes e agricultura. O número de sensores e dispositivos conectados à plataforma Bosch IoT Suite cresceu aproximadamente 40% no último ano e agora totalizam 8.5 milhões.
Uma das chaves para o crescimento e de novas oportunidades de negócios em IoT é a inteligência artificial (IA). Esta também é uma área na qual a Bosch tem um papel decisivo na condução dos desenvolvimentos. “Seremos capazes de aproveitar todo o potencial de IoT se o combinarmos com IA e levarmos ambas as atividades adiante e em paralelo”, afirma Heyn. Em sua opinião, a relação entre as duas áreas é complementar: “IoT precisa de inteligência. O uso de coisas conectadas para coletar dados pode ser um impulso decisivo para o desenvolvimento da inteligência artificial. Apenas por meio da IA que as coisas conectadas se tornam inteligentes e aprendem a tirar suas próprias conclusões. Acima de tudo, nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas como, por exemplo, desenvolvendo soluções que proporcionem mais tempo, segurança, eficiência e comodidade”. Heyn cita ainda o sistema de detecção de fumaça baseada em vídeo: por meio da análise inteligente de imagens, câmeras de segurança podem identificar indícios de fogo dentro de poucos segundos, antes mesmo dos sensores detectarem fumaça e/ou calor. Nesse sentido, os incêndios podem ser identificados consideravelmente mais cedo do que com os sistemas convencionais de alarme de incêndio ou fumaça. Minutos valiosos que podem salvar vidas.
Uma segunda chave para o sucesso na liderança em IoT é a parceria. Aqui a Bosch optou por um mix de novos e tradicionais parceiros. A aliança recente com a canadense Mojio já resultou na primeira plataforma IoT integrada para veículos conectados: em caso de acidente, um algoritmo Bosch identifica onde, quando ocorreu e o quão grave foi. Por meio da nuvem Mojio, os dados são enviados rapidamente para o centro de serviços de emergência da Bosch, que automaticamente contata os serviços de resgate. Ao mesmo tempo, uma mensagem é enviada para uma lista pré-determinada de pessoas. “Em parceria com a Mojio, estamos conectando veículos diretamente com a nuvem. Isso significa que serviços de resgate podem chegar até o local do acidente mais rapidamente”, afirma Mike Mansuetti, presidente da Bosch América do Norte. A partir do segundo semestre do próximo ano, os serviços de emergência IoT já estarão disponíveis para quase um milhão de condutores na América do Norte e Europa.
IoT na estrada: Bosch apresenta a mobilidade conectada do futuro
Com o veículo conceito Bosch, a empresa celebra o pioneirismo na CES 2019. Neste micro-ônibus, a empresa apresentará soluções para a automação, conectividade e eletrificação dos veículos e dará aos visitantes a oportunidade de conhecer um novo tipo de mobilidade: veículos sem motorista que em breve estarão nas cidades ao redor do mundo. “Isso contribuirá para a nossa visão de mobilidade o mais livre possível de emissões, acidentes e estresse”, afirma Heyn. Para a mobilidade do futuro, a Bosch não fornecerá apenas componentes e sistemas, mas uma gama completa de serviços, como reserva, carona e plataformas de conectividade, além de estacionamento e recarga.
A Bosch acredita que os serviços conectados são essenciais para a mobilidade do futuro. O volume de mercado previsto para esses serviços também é alto: enquanto em 2017 foi de 47 bilhões de euros, a estimativa para 2022 é de até 140 bilhões (fonte: PwC). A empresa prevê um crescimento significativo neste mercado nos próximos anos. Para Heyn não há dúvida: “No futuro, todo veículo na estrada fará uso dos serviços digitais da Bosch. Vamos consolidá-los em um ecossistema inteligente e integrado”.
Um dos desafios finais para colocar esse micro-ônibus em prática é a automação de veículos em ambientes urbanos complexos. Nesse contexto, a Bosch acredita que as parceiras são essenciais: Na segunda metade deste ano, San José, na Califórnia será a cidade-piloto para os testes dos serviços de condução e carona de veículos autônomos da Bosch e Daimler. Com o acordo de desenvolvimento, as duas empresas querem melhorar os fluxos de tráfego urbano, a segurança rodoviária e fornecer um importante alicerce para o tráfego do futuro. O objetivo é o desenvolvimento de um sistema de direção completamente autônomo e sem condutor (SAE nível 4/5) que esteja pronto para produção no começo da próxima década.
IoT em casa: aparelhos conectados tornam a vida nas residências mais fácil
Não é apenas nas estradas que os produtos e serviços conectados estão presentes para facilitar a vida dos usuários. “Estamos trabalhando na ideia de uma casa conectada e de eletrodomésticos que pensem de forma autônoma e que entendam o que os usuários querem”, diz Heyn. Na CES, por exemplo, a empresa apresentará uma nova função para geladeiras conectadas que consegue reconhecer tipos de comida e fornecer recomendações de armazenamento. Uma câmera no interior reconhece pelo menos 60 tipos de frutas e vegetais e sugere o local de armazenamento ideal, por meio de um aplicativo. Isso garante que a comida seja sempre armazenada de forma otimizada, permaneça fresca por mais tempo e, consequentemente, evite desperdícios.
Outro novo desenvolvimento é o PAI, um projetor Bosch que pode ser instalado acima da bancada da cozinha, transformando-a em uma tela sensível ao toque. Um sensor 3D integrado detecta quando o usuário toca a superfície e, assim, ativa o controle de toque. Isso significa que o usuário pode acessar uma variedade de serviços digitais enquanto cozinha, como procurar receitas ou controlar eletrodomésticos conectados. Graças ao seu design robusto, a superfície de controle do PAI pode ser operada adequadamente mesmo com dedos sujos, ao contrário do smartphone ou tablet convencional, além de liberar espaço na área de uso da cozinha. A tecnologia está prevista para ser lançada na China em fevereiro de 2019 e, na sequência, nos Estados Unidos.
A Bosch também apresentará na CES o Indego S+, um robô cortador de grama com conectividade e um dos primeiros no mercado com controle de voz via Amazon Alexa. Esta novidade também pode usar dados online sobre a previsão do tempo para decidir automaticamente quando é melhor cortar a grama novamente. Graças à Inteligência Artificial (IA), a Bosch facilita ainda mais o cuidado com o gramado, uma vez que o robô consegue reconhecer obstáculos no local e avaliar dados como fluxo do motor, aceleração, velocidade do motor e direção. “Estamos usando a inteligência artificial para tornar os cuidados com gramados mais eficiente. Nosso objetivo é que o Indego se adapte ao jardim de cada usuário para sempre cortá-lo perfeitamente”, diz Heyn.
IoT #LikeABosch: empresa lança campanha digital de IoT
Bosch está aproveitando a CES 2019 para lançar sua campanha de IoT. A principal plataforma será um videoclipe hip-hop com um protagonista usuário e conhecedor de IoT. A Bosch entrará em novo território com sua campanha “Like a Bosch”. A abordagem e o tom diferente marcam um novo ponto de partida para a empresa, fundada em 1886. Esse movimento de comunicação capitaliza uma onda de vídeos e memes “like a boss” que viralizaram na internet, atraindo dezenas de milhões de cliques. Esses vídeos apresentam pessoas comuns que realizam acrobacias bizarras ou descobrem o caminho para sair de situações difíceis com sutileza técnica. A campanha de IoT da empresa alemã altera algumas letras para dar um novo toque a este fenômeno da Internet. O protagonista do vídeo da Bosch é um jovem que está sempre no topo das coisas, graças às soluções conectadas da marca. Com o smartphone na mão, ele opera o carro, o cortador de grama ou a máquina de café de uma forma legal, inteligente e confiante – ele é responsável por coisas “like a Bosch”.
Bosch na CES 2019
• COLETIVA DE IMPRENSA: Nos Salões de Festas B, C e D do Mandalay Bay Hotel, Centro de Convenções Sul de Las Vegas, nível 2, das 9:00 às 9:45, 7 de janeiro
• ESTANDE: De terça a sexta-feira, de 8 a 11 de janeiro, no Central Hall – estande número 14020
• SIGA a Bosch CES 2019 no Twitter com a hashtag #BoschCES
• PAINEL COM EXPERTS BOSCH:
• Quarta-feira, 9 de Janeiro, 9:00 – 10:00 (horário local)
“Inovações Casa Conectada” com Anne Rucker, líder global de estratégia digital, Venetian, nível 4 – Marcello 4405
• Quarta-feira, 9 de Janeiro, 9:00 – 10:00 (horário local)
“Tecnologia, empregos e o futuro do trabalho” com Charlie Ackerman, vice-presidente de recursos humanos América do Norte, Centro de Convenções Las Vegas, Hall Norte N258
• Quarta-feira, 9 de Janeiro, 2019, 14:15 – 15:15 (horário local)
“O máximo de IoT, Graças ao 5G” com Davie Sweis, vice-presidente de web negócios, Centro de Convenções Las Vegas, Hall Norte N256
O post CES 2019: Bosch amplia seu posicionamento como uma empresa líder em IoT apareceu primeiro em CargoNews.
Source: New feed