- Aprovou projeto pela UNESCO | Rede Globo| Criança Esperança 2013|2014;
- Recebeu o Prêmio 10 Mulheres pela Paz (alusivo a ONU) – 2015;
- Foi titulada como Imortal pela Academia Brasileira de Letras em 2016;
- Recebeu o Prêmio Jovem Empreendedora do ano pelo Lide – 2018;
- Foi reconhecida nacionalmente em uma homenagem feita pelo Luciano Huck no palco do Caldeirão do Huck.
- Saiu na revista Forbes entre os 30 jovens que brilham no Brasil com menos de 30 anos em 2019;
- O Instituto As Valquirias, foi a única ONG Brasileira escolhida em 2019 para receber o aporte financeiro da marca Carolina Herrera.
Sua História
Amanda Oliveira, nasceu na favela de São Paulo, cresceu vendo sua mãe fazer uma refeição para que ela e suas irmãs pudessem fazer duas.
Era comum ver a enchente levar tudo de dentro do barraco feito de papelão e madeira onde ela passou sua infância, sem dinheiro para sustentar a família e cuidar da saúde de suas filhas sua mãe vivia de improvisos.
Aos três meses de vida em uma noite fria Amanda, estava com gripe e foi alvo de um acidente doméstico, sem recursos para fazer inalação sua mãe improvisava fervendo água e debruçando suas filhas para inalar o vapor, mas em uma noite isso deu errado, o pai de Amanda cochilou com ela no colo e ela caiu com o rosto dentro da água fervendo e sofreu queimaduras de terceiro grau.
“As cicatrizes que carrego pela vida foram razão para Bullying nas escolas nas quais estudei, pois sempre fui alvo da curiosidade dos demais alunos. Recebi uma diversidade de apelidos que por muito tempo manteve minha alma em cárcere privado – digo isso porque fiquei calada por muitos anos e só eu sei quantos gritos cabiam dentro do meu silêncio”. Acrescenta Amanda.
Filha de Jardineiro e de uma cozinheira, Amanda confessa que não tinha perspectiva de um futuro diferente, daqueles que encontrava nas vielas das favelas onde nasceu e cresceu. Sua referência de mundo sempre foram os traficantes e as profissionais do sexo, dois fatores muito presentes no bairro onde Amanda passou sua infância e ainda reside.
Amanda, viu sua vida mudar por meio da música que veio das salas de aula de um Instituto Social, na qual ela cresceu se tornou líder, mulher, musicista, Empreendedora Social e resolveu multiplicar o impacto. Atuou por onze anos como coordenadora geral, em uma das maiores obras sociais do estado de São Paulo e fundou o grupo de percussão que deu origem a uma banda musical e por fim fundou o Instituto As Valquírias que tem por finalidade cuidar das meninas nascidas na periferia, para torna-lás grandes mulheres.
Sobre o Instituto As Valquirias
O instituto As Valquirias é uma Organização da Sociedade Civil, instalada na Zona Norte da cidade de São José do Rio Preto (SP), dedicada a entregar oportunidades para meninas, mulheres e seus filhos em situação de vulnerabilidade social e emocional. Ele atua em três frentes: a Organização Social, a Banda Musical e o Negócio de Impacto Social.
Para mais informações acesse http://institutoasvalquirias.com.br/
Assessoria de Imprensa
O post Com 31 anos, Amanda Oliveira é fundadora e CEO do Instituto As Valquírias e tornou-se mãe durante a pandemia, quando teve o pequeno Apollo Simão, em novembro de 2020. apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br