•DHL Supply Chain é responsável pela armazenagem e expedição de peças para equipamentos agrícolas das marcas Valtra, Massey Ferguson, GSI, Challenger, Fendt e Precision Plant
•Com 110 mil SKUs e quase 1 milhão de peças movimentadas por mês, operação se destaca pela complexidade e abrangência
São Paulo, dezembro de 2020: Essencial, o mercado agrícola não pode parar e um dos insumos chave são as peças de reposição para equipamentos. Para suportar este fluxo, a DHL Supply Chain, líder em armazenagem e distribuição, desenvolveu uma solução rápida que, junto a outros aprimoramentos, agilizou e tornou mais eficiente a logística de entrega de peças de reposição AGCO Parts da AGCO, líder mundial em concepção, fabricação e distribuição de soluções agrícolas. Agora, expedições para pedidos urgentes são realizadas em até duas horas (viabilizando entregas em até 24h) e melhorias em termos de processos e sistemas elevaram o índice de acuracidade de estoque para 99,85%, o que reduz erros e atrasos.
A DHL Supply Chain gerencia o Centro de Distribuição da AGCO localizado em Jundiaí (SP) desde 2018, sendo responsável pelas áreas de armazenagem, expedição e packaging. O centro possui cerca de 34 mil m² de área total, por onde passam cerca de 1 milhão de itens por mês. As peças AGCO Parts de equipamentos como tratores, colheitadeiras, pulverizadoras, semeadoras e plantadoras são expedidas para mais de 590 distribuidores e concessionárias das marcas AGCO em todo o Brasil e alguns países da América Latina.
Para o Diretor de Operações da DHL Supply Chain, Adriano Medeiros, “o mercado agrícola é um dos mais resilientes a pandemia, mantendo e até expandindo em alguns casos sua produção e exportação. Nesse sentido, receber as peças de reposição rápido e com assertividade evita perdas na safra e cria um diferencial importante para nosso cliente em termos de prestação de serviços e qualidade”.
“Buscamos a DHL Supply Chain para nos auxiliar na melhora de nossa eficiência operacional. Esta parceria nos trouxe soluções inovadoras em nossas áreas de inbound, picking, storage, outbound, entre outras, pelo fato de sua larga experiência e conhecimento de toda a operação logística.
Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos e estas ações nos deram a oportunidade de oferecermos uma inovadora experiência aos nossos clientes”, afirma Marcelo Traldi, Vice-presidente do Pós-Venda América do Sul da AGCO.
O diretor da DHL Supply Chain ressalta que “esta operação se destaca pelo volume e variedade das peças manuseadas. São cerca de 110 mil SKUs e 60 mil linhas expedidas/mês, com dimensões que variam de 1 grama até 750 kg e de 1 mm até 15 metros, o que torna a operação bastante complexa. Porém, através de nossa experiência e time de especialistas, com processos e softwares de última geração e metodologia de gestão, foi possível desenhar uma solução mais eficiente e robusta que trouxe ganhos para o cliente. A confiabilidade da solução e a capacidade operacional da DHL Supply Chain também foram fatores determinantes para o sucesso da parceria”.
O trabalho começa com o processo de recebimento, conferência, passando a checagem de qualidade e packaging. Então as peças são armazenadas e passa-se ao gerenciamento do inventário, slotting, montagem de kits, picking e check-out das peças.
Importante destacar que o armazém dispõe de 15 tipos de locações, em mais de 170 mil endereços. A gestão de todo este estoque é feita por um time de inventário experiente que, auxiliado pelas funcionalidades do sistema de gerenciamento de armazenagem (WMS), garantiu à operação chegar a uma acuracidade de estoque recorde.
“Por meio do sistema de gerenciamento de armazenagem, fazemos o tracking de performance do time hora a hora e temos visibilidade total da operação. Nossos coordenadores acompanham os números através de tablets e os feedbacks são passados online para o time. Com isso, ganhamos também mais agilidade e eficiência para garantir o envio das peças aos clientes dentro dos prazos contratados, item fundamental dentro do segmento de pós-venda”, afirma Adriano Medeiros.
Outras inovações utilizadas no Centro de Distribuição são o Cubescan (equipamento usado para aferir a cubagem e peso dos itens no ato do recebimento) e o Ring Scanner, espécie de anel e relógio informatizados que deixam livres as mãos do operador, o que facilita o processo de picking e conferência das peças no armazém, garantindo desta forma uma maior produtividade na execução das atividades e, consequentemente, custos mais competitivos.
Assessoria de Imprensa
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Fonte: cargonews.com.br