Por Patrick Negri, CEO da iugu
Para muitos consumidores, o valor do frete é um ponto de grande relevância na hora de efetivar o pagamento. Afinal, o custo-benefício deve valer a pena em relação ao preço dos produtos adquiridos, pois, caso contrário, o consumidor buscará melhores opções que favoreçam seu orçamento.
Antes de implementar qualquer política de cobrança de frete, você deve decidir quais serão as opções disponibilizadas dentro do site de sua loja. É preciso ter em mente que aprender a calcular o frete vai além da correlação de pesos e medidas. Deve haver um valor agregado que aumente a taxa de conversão e fortaleça os vínculos do consumidor com a sua marca.
Para calcular o frete, normalmente levam-se em consideração as variáveis mais comuns: dimensões, impostos referentes ao trajeto, distância, prazos para entrega. Se o envio se dá por transportadoras, cada tabela vai aferir um preço levando em conta as chamadas generalidades ou variáveis.
Quando uma transportadora envia aos clientes de lojas online a tabela de frete, ela já realizou todos os cálculos de gastos correspondentes com as diversas generalidades, assim como a margem de lucro sobre a tarifa de cada localidade. Se você não levar essas variáveis em conta, ao invés de lucro, amargará prejuízo em suas vendas.
Agora, se o serviço de entrega da sua loja for realizado pelos Correios, o site disponibiliza uma calculadora própria para análise de encomendas com destinos nacionais e internacionais. Há um ícone de preços e prazos em que os campos devem ser preenchidos com a data da postagem e o CEP de origem e de destino. Por último, a escolha do tipo de serviço – via PAC ou SEDEX.
Ao analisar os impostos atribuídos pelo correio é necessário se atentar que as taxas de impostos correspondentes às mercadorias, como ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadores) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), são diferentes das relacionadas aos serviços prestados de transporte intermunicipal e interestadual. É importante destacar que estes serviços também incidem sobre o valor cobrado no frete e que é fundamental manter a plataforma de pagamento atualizada quanto aos CEPs e localidades.
Nesse sentido, outra solução é adotar um bom sistema de automação financeira. A partir do uso da tecnologia, você consegue fazer um estudo minucioso de valores, localidades e dimensões conforme as necessidades e particularidades de cada cliente, de maneira mais rápida e assertiva.
Para cada uma das generalidades previstas, a parametrização deve encontrar soluções práticas de cálculo e disponibilizá-las ao consumidor assim que o CEP for informado. A agilidade conta muito e é importante conhecer todos os recursos e facilidades antes de contratar um serviço.
Com a alta competitividade e similaridade dos produtos, se atente aos pontos levantados, pois é preciso elaborar um cálculo de frete justo, baseado em detalhes que não podem ser esquecidos. Fazendo isso, você melhora o seu negócio, aumenta a sua vantagem competitiva e amplia suas vendas.
Fonte: newtrade.com.br