Especialistas alertam para o risco de viajar com pneus em más condições; Pneus reformados podem ser alternativas mais acessíveis
As tradicionais férias de fim de ano, acompanhadas de uma viagem entre amigos e familiares, exigem atenção antes de pegar a estrada. Para que o passeio ocorra com diversão e segurança, uma revisão no veículo é fundamental a fim de evitar dores de cabeça e problemas no trajeto.
Um dos itens mais importantes na revisão são os pneus do automóvel. Eles despertam grandes preocupações entre os motoristas, pois, dirigir com pneus “carecas” pode colocar a vida de todos os usuários em perigo, além de ser considerado uma infração de trânsito passível de multa.
“É preciso ter em mente que cuidar da segurança de todos que estão no carro vem em primeiro lugar. Um segundo ponto é evitar transtornos e atrasos na viagem por causa de problemas no veículo, além de que esses problemas podem bater forte no bolso, seja pelos reparos posteriores, ou porque a maioria das panes de veículos nas estradas rendem multas previstas na leis de trânsito”, comenta Gervásio Pereira, colaborador da NSA Pneutec.
Os pneus são responsáveis pela aderência no asfalto, fator que gera estabilidade nas curvas e traçados, além de serem preparados para situações climáticas adversas, e a instabilidade nas pistas causadas por derramamentos de resíduos sólidos e líquidos (como areia, produtos químicos e oleosos).
Quais devem ser os cuidados com os pneus antes de pegar a estrada?
A primeira preocupação do proprietário do veículo deve ser com o desgaste dos pneus. Nesse caso, a checagem se dá com a condição atual dos pneus que atinjam ou ultrapassem o limite de 1,6mm de profundidade dos sulcos – os pequenos canais esculpidos na banda de rodagem do pneu.
Para ajudar o motorista, existe um indicador na banda de rodagem. Este indicador é chamado de Tread Wear Indicator (TWI), uma saliência de borracha colocada dentro do sulco do pneu. Caso atinja esse limite, a troca deve ser feita antes da viagem pela segurança de todos os usuários.
O motorista também não pode se esquecer do pneu de estepe – que deve estar em bom estado para uso, caso seja necessário a troca em alguma emergência.
“Embora a maioria dos motoristas saibam, os pneus devem ser calibrados levando em conta o peso que está sendo levado. Um carro sem bagagem e apenas com o motorista pode exigir uma calibragem menor do que um automóvel carregado de malas e quatro passageiros, por exemplo”, diz Haydenn Tanaka, representante comercial da NSA Pneutec.
O pneu reformado é indicado para viajar?
Os pneus reformados oferecem rendimento quilométrico semelhante ao de um pneu novo. A diferença é que saem com um valor 75% mais econômico para o consumidor, o que apresenta uma redução de 57% no custo/km para o setor de transporte, por exemplo. Os pneus são o segundo maior custo de uma transportadora, atrás somente do combustível.
“Os pneus reformados são auditados e homologados pelo INMETRO (órgão mais importante brasileiro de fiscalização), portanto, são seguros. Além disso, são grandes colaboradores da preservação do meio ambiente, porque quando há o descarte de uma carcaça de pneu usada, ela pode levar até 900 anos para se decompor na natureza”, comenta Gervásio.
Quais outros fatores devem ser verificados nos pneus?
É necessário checar se os pneus encontram-se alinhados, sem desgaste irregular e a calibragem estar adequada aos padrões previstos na legislação.
O balanceamento das rodas e pneus também são são importantes. Essa revisão deve ser feita a cada 10.000km rodados, na troca ou no conserto do pneu, quando o automóvel sofrer impactos na suspensão ou quando o carro estiver “puxando” para um dos lados.
“São muitas informações, porém, isso reflete a importância em manter os pneus em bom estado durante uma viagem. É fundamental procurar uma oficina de confiança para realizar a revisão com, pelo menos, uma semana de antecedência, e se divertir no final de 2021 com segurança e tranquilidade no automóvel”, finaliza Gervásio.
Assessoria de Imprensa
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Fonte: cargonews.com.br