Há alguns critérios que devem ser analisados ao adquirir um software de gestão de frota, como rapidez, segurança e fácil integração
Parabéns! Se você está lendo esse artigo, possivelmente já conseguiu identificar que um software de gestão de frota é a ferramenta mais indicada para suprir as necessidades de sua empresa. Independentemente de ser indústria ou transportadora, todas buscam economia, automação e agilidade nos processos.
Com a frota, essa necessidade não seria diferente. No entanto, para conseguir esses resultados e extrair o máximo de benefícios que o software traz para a operação, é necessário saber escolhê-lo. Para te ajudar, a Sialog listou alguns critérios que devem ser levados em conta na hora de buscar o produto ideal.
A solução possui módulos adequados para sua empresa?
É muito importante verificar quais são os módulos inclusos na solução. Se você quer a gestão completa da frota, deve verificar se o software gerencia pneus, combustível, almoxarifado, despachos, manutenção, EPIs, desempenho dos motoristas, etc.
Ela pode ser integrada ao sistema ERP ou TMS?
Essa é uma pergunta muito importante a ser feita na hora da avaliação. Se você utiliza um ERP para gestão empresarial ou um TMS (no caso de transportadoras), é importante saber se a solução de gestão de frota pode ser integrada facilmente, sem gerar riscos na operação.
Ele pode ser customizado a partir de sua necessidade?
Se você possui uma necessidade exclusiva, que a maioria das soluções de gestão não contempla, é importante verificar se há a possibilidade de o software ser customizado para atendê-lo.
A solução pode ser acessada remotamente?
Boa parte das empresas preferem soluções web, ou seja, que não são instaladas na máquina, que são acessíveis por meio do navegador de internet e que podem ser acessadas de qualquer lugar, trazendo mais flexibilidade.
Possui agilidade nas respostas?
Você precisa verificar se a solução lhe oferece o que precisa na hora solicitada, como relatórios, informações, dados, etc. Caso não, seria pertinente verificar o quanto essa demora pode lhe prejudicar no dia a dia da empresa.
A interface é interativa?
Uma solução fácil de ser utilizada facilita, e muito, a vida dos que a utilizarão. Uma interface interativa permite que o usuário navegue mais fluidamente, sem perder tempo procurando por módulos ou funções escondidas.
E se der algum problema ou surgir alguma dúvida, a quem deve recorrer?
É absolutamente normal que o usuário precise de sanar alguma dúvida ou mesmo resolver algum problema que eventualmente ocorrer. Por isso, deve ficar bem claro se o pacote que você adquirir, possui suporte disponível em horário comercial ou 24h, se as respostas são rápidas, se há um bom histórico deles com outros clientes.
Não aja por impulso, PESQUISE!
A vontade de resolver logo o seu problema pode ser maior, mas não aja por impulso. Avalie muito bem a empresa e a solução. Procure em fóruns de consumidor, converse com amigos da mesma área e procure nas redes sociais. É muito importante que você esteja 100% confiante ao adquirir o produto.
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