Professor da FGV dá 7 dicas para o seu plano dar certo
Essa palavra tem sido usada com muito mais frequência que gostaríamos, mas ela pode ter uma conotação diferente daquela que indica uma trama contra alguém.
O professor Luciano Salamacha, do FGV Management explica que a palavra conspiração vem do latim conspirare. A partícula cons significa junto e spirare significa puxar o ar para dentro, ou seja respirar juntos.
Salamacha sugere que sejamos conspiradores para levar mais resultados à empresa e à equipe, respirando junto. Ele reforça que podemos ampliar o significado da palavra e usar a conspiração para o bem.
Veja as 7 dicas do professor para uma conspiração de resultados:
* Crie um pacto. Chame sua equipe e crie e conspire em torno de um objetivo comum. Exponha seus motivos e os possíveis resultados. Finalize com :
“Quem está comigo?”
* Oriente como será o seu plano de conspiração. Leve gráficos, pesquisas, estatísticas que possam motivar a equipe e convencê-los estar com você nesse bom conluio.
* Agregue pessoas que possam manter o plano. Como em toda equipe, as pessoas têm de se manter motivadas em torno de um propósito. Entãp, seja o motivador, mas tenha em torno pessoas também influenciadoras, cativantes para conservar a conspiração, até mesmo aquelas mais propensas ao desânimo, à desistência.
* Crie um elo, uma afinidade, uma cumplicidade em torno dessa conspiração. Pessoas que têm segredos em comum, criam uma intimidade mesmo que seja pontual. Lembre-se respirar junto é quase sentir a respiração do outro, é estar muito próximo.
*Inspire. Esteja aberto às ideias que chegam. Sabe aqueles dias em que a equipe está mais empolgada, onde a criatividade ronda o assunto, quando há uma energia pulsante entre as pessoas? Use a intuição para perceber e deixe que as hipóteses fluam.
* Não cerceie nenhuma ideia. Deixe a criatividade da equipe circular em torno dessa conspiração. Mesmo que algumas pareçam absurdas, no improvável pode surgir uma alternativa fora da caixinha.
* Não conjecture demais. Crie possibilidades positivas para estimular seu desempenho e da equipe que está conspirando. Todos são capazes de executar tarefas simples, com instruções claras. Se for o caso, divida o plano em partes e estabeleça um cronograma para que, de passo em passo, o objetivo seja atingido.
O professor Luciano Salamacha, que é consultor de empresas e também professor do Comitê Olímpico Brasileiro, aconselha que ver a equipe como um time esportivo pode alcançar resultados fabulosos. “Percebam que os esportistas saem unidos e motivados dos vestiários em torno de uma mesma meta. Eles conspiram, respiram juntos o plano da vitória”.
Luciano Salamacha
Luciano Salamacha é doutor em Administração e mestre em Engenharia de Produção. Preside e integra conselhos de administração de empresas brasileiras e de multinacionais, atuando como consultor e palestrante internacional.
É professor da Fundação Getúlio Vargas em programas de pós-graduação, também é professor de mestrado e doutorado no Brasil, na Argentina e nos EUA. Recebeu da Fundação Getúlio Vargas o prêmio de melhor professor em Estratégia de Empresas nos MBA’s, por sete anos seguidos.
Assessoria de Imprensa
O post Conspire para o bem apareceu primeiro em CargoNews.
Source: New feed