Evento gratuito e itinerante promovido pela Reymaster Materiais Elétricos pelo interior do Paraná dá dicas a indústrias de meios de aumentar a produtividade utilizando energia elétrica de forma reduzida.
REYMASTER PROMOVE EVENTO ITINERANTE NO PARANÁ SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS INDÚSTRIAS
A crise hídrica e os impactos no setor elétrico acenderam o sinal vermelho para as indústrias, que tiveram bem pouco tempo para comemorar a retomada das atividades econômicas depois do período mais dificultoso da pandemia de Covid-19, registrando 20% na inflação de janeiro a julho deste ano, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Buscando formas de ensinar os empresários a economizar energia para não ficar no prejuízo, a Reymaster está promovendo eventos itinerantes e gratuitos para falar sobre a importância dos equipamentos de eficiência energética na indústria, levando informação e conscientização para evitar um racionamento de energia.
O primeiro ciclo de atividades ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro, na cidade de Apucarana (PR), e contemplou as cidades de Londrina, Rolândia, Maringá e Arapongas, além da própria Apucarana, as quais concentram uma grande variedade de indústrias no Paraná.
Importante ressaltar que, de acordo com o Perfil da Indústria (dados de 2019), há no estado 43.543 empresas, sendo que o Paraná tem a 6ª tarifa de eletricidade mais elevada entre as unidades da federação, o que equivale a 11,1% a mais na energia elétrica que a média nacional.
Na ocasião, foi explicado que a eficiência energética na indústria ocorre quando a geração e o uso de energia elétrica acontecem com menos recursos, mas isso não quer dizer que a capacidade de produção diminuirá. “Pelo contrário, o grande desafio dos industriais é fazer mais com menos, mantendo – ou até mesmo aumentando – a produtividade. Na prática, a eficiência energética é uma grande aliada dos empresários que buscam soluções para aumentar a competitividade dos negócios”, garante Winicius Soares da Silva, consultor técnico da Reymaster e um dos palestrantes do workshop.
Em sua palestra, Winicius explanou sobre a linha de rotuladores eletrônicos da Brother PTE 300vp, PTE 550w, PTP 900w, que oferecem controle de manutenção por meio do QR-Code. “Na prática, são equipamentos essenciais dentro de uma indústria por permitirem a rápida identificação de máquinas, motores e painéis elétricos. Muito mais do que um simples equipamento para ‘etiquetar coisas’, os rotuladores atuais são capazes de gerar rótulos com informações conectadas a um banco de dados. Tudo graças à IOT [internet das coisas]”, disse o especialista. “A linha da Brother é diferenciada, pois, além de ser projetada para a indústria, com maior resistência da matéria-prima, ela tem um sistema de edição flexível para melhorar a dinâmica do manutentor, como, por exemplo, ser capaz de abrir um chamado de manutenção através de um QR-Code impresso nas etiquetas industriais”.
Eventos seguem protocolos de segurança e reúnem profissionais para falar sobre eficiência energética.
Outra palestra, que ficou a cargo de Gustavo Batista, promotor técnico de Iluminação, tratou sobre “Iluminação Conectada” e os produtos Interact PRO da Philips, que permitem controle da iluminação via smartphone. “Como nas indústrias o consumo de energia, principalmente na parte da iluminação, é muito alto, através da iluminação conectada é possível programar e automatizar as definições de luz, checar em tempo real os dados sobre consumo e sua utilização. O sistema é muito intuitivo de usar e configurar”, explica Gustavo Batista.
Para fechar o ciclo de palestras com chave de ouro, foi falado sobre os inversores de frequência, aparelho eletrônico com a função de controlar a velocidade de um motor elétrico trifásico, da Siemens. Dentro das indústrias, ele garante que o motor trabalhe em diferentes velocidades, sem a necessidade do uso de meios mecânicos, como polias, válvulas e redutores. Devido à sua alta eficiência e melhor custo-benefício, como o Sinamics G120X, é ideal para água, saneamento e HVAC (em português AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado), otimizado para aplicações de bombas, ventiladores e compressores. Entre suas principais vantagens, além da economia de energia, destaque para: instalação simples; parametrização fácil; precisão nos processos; partida e parada suave do motor; identificação de falhas; menor frequência de manutenção; entre outros.
Devido ao sucesso do evento, a Reymaster está programando em sua agenda mais um ciclo de palestras sobre o assunto.
Acompanhe os eventos e as principais novidades do setor no site Reymaster Materiais Elétricos: www.reymaster.com.br
Assessoria de Imprensa
O post Crise hídrica demanda soluções energéticas eficientes em agroindústrias apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br