A crise sanitária acelerou processos decorrentes da migração cada vez maior do consumo para o e-commerce e novo varejo. A filial brasileira da multinacional de logística se adaptou rapidamente aos desafios impostos pela velocidade dessas mudanças
Quem compra pela internet quer que o produto chegue às suas mãos o mais rápido possível. Essa velocidade de urgência, em muito acelerada pela crise de saúde e ampliada para um número maior de consumidores, determina hoje o processo logístico no atendimento ao novo varejo e ao o e-commerce. O momento atual exige uma estrutura extremamente flexível, focada nas necessidades do cliente e ágil para operar mudanças necessárias, às vezes, de um dia para o outro.
Esse é o cenário à véspera do Dia da Logística, comemorado no próximo dia 6 de Junho e que homenageia o desembarque das forças aliadas na Normandia, na França, em 1944, durante a segunda guerra mundial. Essa foi considerada a maior operação logística da história. Após 76 anos do ocorrido, diante de circunstâncias semelhantes a uma guerra, só que dessa vez contra um inimigo invisível, a logística precisa se adaptar rapidamente.
Os desafios para atender a esse consumidor, que a crise sanitária multiplicou em grande número na velocidade da luz, se concentram na redução do ciclo dentro dos centros de distribuição, na agilidade e qualidade nas informações, assim como nas respostas às demandas, que variam com muito mais frequência. “Ultimamente, temos um determinado cenário em uma semana e outro diferente já na semana seguinte e até mesmo no dia seguinte e temos de responder rapidamente a essas mudanças” afirma Gilberto de Lima Junior, Diretor de Operações da ID Logistics Brasil.
O Grupo ID Logistics, presente em 18 países e que tem como uma de suas expertises o atendimento ao e-commerce, possui no Brasil forte atuação nesse segmento, além do varejo tradicional. Fazem parte da rotina da operadora projetos de automatização e a busca por novas tecnologias para atender a esse crescente mercado. A chegada da Covid-19 acelerou o processo nessa direção.
A crise sanitária obrigou o fechamento da maior parte do varejo tradicional e as medidas de isolamento tomadas pelo poder público estimularam a ampliação de novas plataformas de vendas como o WhatsApp, Apps e televendas, e novas formas de entrega, a partir da loja física e através de sistema de drive-thru. Todas essas demandas promoveram uma grande alteração, relacionada aos prazos de adaptação às mudanças de forecast às quais ID Logistics se adaptou rapidamente, buscando agilidade no dimensionamento das equipes e dos parques de equipamentos, além de buscar novos modelos junto aos seus demais fornecedores e parceiros.
“Precisamos estar preparados para todas essas mudanças que acontecem a cada dia, em uma velocidade ainda mais acelerada e alertas às novas necessidades de nossos clientes. O que era suficientemente bom ontem, amanhã já pode não ser mais”, afirma Lima.
Importante destacar ainda que “a ID Logistics persegue no aperfeiçoamento contínuo das boas práticas de saúde e segurança, ao longo do tempo e permanece vigilante para que siga assim durante a crise sanitária e pós-crise, para que sejam protegidos nossos colaboradores e as atividades de nossos clientes”, afirma Jerome Jacek, Diretor-Geral da ID Logistics Brasil.
E pensando em perspectivas para o futuro, Jacek revela ainda que a ID Logistics também já está trabalhando sobre o pós Covid-19 e como aproveitar o aprendizado com a crise desta pandemia “para melhorar nossa organização, nossos processos e a flexibilidade para os clientes”.
Assessoria de Imprensa
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Fonte: cargonews.com.br