- A Maersk focou na construção de parcerias comerciais de longo prazo com os clientes, expandindo a oferta de serviços terrestres, marítimos e aéreos –
- Empresa busca oportunidades de investimento para maximizar a construção de cadeias de suprimentos de ponta a ponta personalizadas para clientes –
São Paulo, 30 de junho, 2021 – A Maersk está focada na digitalização, democratização e descarbonização das cadeias de suprimentos globais para ajudar a simplificar o comércio mundial, identificar os desafios dos clientes e criar oportunidades de negócios de longo prazo com empresas brasileiras, afirma o CEO da Ocean and Logistics da A.P. Moller Maersk Vincent Clerc.
O objetivo é ajudar as empresas a terem mais controle, transparência, confiabilidade e velocidade com suas cadeias de suprimentos globais, bem como oferecer soluções sustentáveis para lidar melhor com os desafios da disrupção, encontrar novas oportunidades para baixar custos e reduzir o impacto no meio ambiente, diz Clerc. Por sua vez, ao trazer serviços de valor agregado, a Maersk está focada em novas conversas com os clientes, migrando-os para parcerias de longo prazo a partir de oportunidades transacionais anteriores.
Como parte da consolidação dessa visão estratégica, está acelerando a transformação de seus negócios em um provedor de logística globalmente integrado, oferecendo serviços confiáveis em vários modais de transporte. Isso também anda de mãos dadas com a transformação digital acelerada da empresa e o foco em fornecer transporte sustentável de mercadorias de ponta a ponta em mais de 130 países.
“Estamos focados na digitalização, democratização e descarbonização da cadeia global de suprimentos para criar redes logísticas integradas e sustentáveis para as empresas brasileiras, para que os clientes possam tomar melhores e informadas decisões, serem competitivos e focarem no desenvolvimento de seus negócios”, afirma Clerc. “Nossa estratégia de logística integrada já traz sinergias operacionais e financeiras claras para os clientes brasileiros, ajudando as empresas a fortalecerem suas cadeias de suprimentos, lidarem melhor com os pontos problemáticos, evitarem possíveis interrupções na rede, reduzirem custos e, por fim, reduzirem o impacto de carbono no planeta”, diz Clerc.
A Maersk está personalizando cadeias de suprimentos para seus clientes no Brasil e estabelecendo parcerias com empresas como a Braskem, a maior empresa petroquímica da América Latina, para lidar com parte das necessidades de sua cadeia de suprimentos de ponta a ponta. Isso inclui visibilidade total das remessas da Braskem, despachos alfandegários, reservas de transportadoras e gerenciamento de outros parceiros em toda a cadeia de suprimentos, bem como em vários modos da cadeia de suprimentos.
“As empresas brasileiras têm cadeias de suprimentos amplamente fragmentadas, mas agora estamos fornecendo a elas redes globais integradas e personalizadas, nas quais assumimos a responsabilidade de suas necessidades de transporte de ponta a ponta a medida em que expandimos nossa oferta de serviços confiáveis de logística terrestre, marítima e aérea”, diz Clerc. “No futuro, esperamos que mais empresas busquem soluções de logística integrada para que tenham um parceiro como a Maersk para ajudá-las a lidar com desafios como as interrupções causadas pela pandemia”, acrescenta.
De acordo com o vice-presidente senior, Robbert van Trooijen, chefe da América Latina e Caribe: “A Maersk está trabalhando para se tornar uma das cinco maiores empresas de logística do Brasil até 2025. Para isso, estamos acelerando nossos negócios e transformações digitais, com foco na excelência operacional, expandindo nossa gama de serviços terrestres para clientes e criando cadeias de suprimentos locais personalizadas para os clientes. A Maersk também está de olho em potenciais oportunidades de investimento, em particular em armazenamento no Brasil, para fornecer um serviço ponta a ponta completo.”
Para ajudar os clientes a movimentarem mercadorias em todo o mundo, a Maersk está criando uma abordagem integradora global para logística, usando aviões, caminhões, trens ou navios e ferramentas digitais.
“Em primeiro lugar, a tecnologia está gerando um efeito profundo e disruptivo sobre como os profissionais de logística pensarão sobre suas cadeias de suprimentos no futuro. Ela dá ao cliente mais controle, transparência e velocidade em como eles estão gerenciando sua cadeia de suprimentos ”, diz Clerc, referindo-se a como a Maersk investiu pesadamente em digital desde 2019 e como acelerou os esforços desde o início da pandemia.
No momento, a Maersk investe na digitalização de cadeias de suprimentos no Brasil e no mundo. Isso inclui fornecer aos clientes acesso fácil a serviços de logística de valor agregado verdadeiramente conectados, oferecendo plataformas projetadas para diferentes tipos de negócios, de pequeno, médio a grande porte e, em última instância, aumentando a eficiência em uma cadeia de suprimentos por meio da automação de processos.
“Como a maioria de nossa equipe e clientes ficaram presos, conseguimos manter suas cadeias de suprimentos globais em movimento, graças à tecnologia que fornece uma visibilidade extremamente importante, seja por meio de um aplicativo ou de nosso site Maersk.com, que é uma das maiores plataformas B2B do mundo, com mais de US$ 20 bilhões em receita no ano passado ”, diz Clerc.
A próxima camada é a democratização. Ao criar uma cadeia de logística globalmente integrada, a Maersk está construindo sinergia de rede que ajudará não apenas a fornecer escala para empresas menores, mas também a beneficiá-las ao reduzir seus custos de logística.
“A democratização aqui significa que as empresas brasileiras menores terão a oportunidade de usar cadeias de suprimentos tão sofisticadas quanto as de empresas maiores, acessando-as sempre que necessário para cumprir seus objetivos de cadeia de suprimentos”, diz Clerc.
Para a última parte, mas extremamente importante, da estratégia está a descarbonização. “A coisa mais importante que podemos fazer aqui é combater a mudança climática global e descarbonizar a cadeia de abastecimento, mas os desafios são múltiplos. Esse é um tema que vem sendo discutido há muito tempo e realmente ganhou força nos últimos dois anos. Dos nossos 200 principais clientes em todo o mundo, mais de 100 adotaram metas baseadas na ciência para a redução de emissões e descarbonização de sua logística, o que é uma grande parte de sua pegada de carbono.
A Maersk está investindo muito e isso vai se tornar um ponto importante que também nos diferenciará no futuro ”, afirma Clerc. “Queremos chegar ao estágio em que o impacto da Maersk no planeta seja insignificante e acreditamos que essa meta ambiciosa seja possível”, acrescenta.
Assessoria de Imprensa
O post “Digitalize, democratize e descarbonize”, Vincent Clerc expõe a visão da Maersk para o futuro da logística brasileira apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br