Conceito, inspirado nos ciclos da natureza, otimiza uso de insumos e recursos e prolonga vida útil de produtos
A DPaschoal, maior rede de oficinas automotivas do Brasil e empresa pioneira em revisão veicular consciente, revisitou seus processos ambientais dentro das práticas de gestão ESG – Environmental, Social e Corporate Governance –, com o objetivo de manter seu programa de sustentabilidade compatível com as práticas de consumo consciente atuais, através da prestação de serviços inovadores e ecologicamente corretos.
O investimento em programas de sustentabilidade ambiental e social faz parte do DNA da empresa desde 2007 e, desde então, está em constante processo de evolução. Denominado “Economia Verde”, o programa tem como objetivo principal auxiliar o cliente a economizar na manutenção do seu veículo e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente, gerando um equilíbrio entre o crescimento econômico e a proteção ambiental.
“Estamos constantemente atentos às necessidades do mercado e do meio ambiente, e, por isso, buscamos garantir que a empresa ofereça uma prestação de serviços inovadora e sustentável, através de práticas atualizadas de destinação de resíduos. Dentro destas pesquisas, encontramos o conceito da ‘Reciclagem Circular’”, explica Jacqueline Mingoto, gerente de Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da DPaschoal.
Como funciona
Modelo alternativo aos processos produtivos tradicionais, a reciclagem circular tem como proposta repensar o ciclo da produção e consumo, desenvolvendo meios para reutilizar materiais e otimizar o uso de insumos e recursos. Inspirada nos ciclos da natureza, o conceito funciona a partir da lógica circular, já que no meio ambiente não existem resíduos; tudo o que é “descartado” dá início a um novo estágio (como, por exemplo, restos de fruta que se transformam em adubo naturalmente). Dentre as principais práticas deste tipo de economia, estão o uso de insumos circulares como a reutilização da água e a recuperação de recursos. Dessa forma, quanto maior a duração de um item, menor será o descarte de lixo.
Na DPaschoal, a reconfiguração do programa deve permitir que a empresa proporcione uma extensão da vida útil de seus produtos dentro do modelo circular, de forma que os resíduos passem a ser reintegrados à etapa de fabricação da matéria prima ou do componente. No entanto, segundo Jaqueline, os resíduos automotivos requerem cuidados especiais, devido ao alto risco de contaminação ambiental por óleos e graxas que, por sua vez, são indispensáveis para o funcionamento das peças. “Após a descontaminação correta, temos disponíveis aço, ferro e outras ligas metálicas, além de plásticos e borrachas. Juntos, eles não são próprios para reuso, mas separados, tornam-se matéria prima secundária, complementando a matéria prima primária e criando mais um processo”, explica a profissional.
Com a nova abordagem, a empresa deixa de praticar os três “R”s – reduzir, reutilizar e reciclar – e passa incorporar novos ciclos aos produtos, transformando resíduos em insumos e novas matérias primas. “O que era o fim, torna-se um novo começo, com a mesma qualidade ou até mesmo superior”, finaliza Jaqueline.
Eco Control
Seguindo os conceitos de revisão veicular consciente da empresa, o programa Eco Control permite que o consumidor acompanhe a destinação correta de pneus, desde o momento em que são trocados nas lojas, até a sua reciclagem. Os produtos ganham uma etiqueta com um código que deve ser ativado pela loja DPaschoal. A partir do cadastro, o cliente recebe uma mensagem por SMS no celular e a empresa encaminha informações sobre o descarte ecologicamente correto dos pneus. Dessa forma, o consumidor pode acompanhar as fases do processo de logística reversa, desde o fim de vida útil do produto até a chegada do material à empresa de reciclagem.
Diferencial no mercado
Mais do que apenas um conceito, o Economia Verde faz parte do DNA da DPaschoal e transformou a maneira de interagir com seus diferentes públicos (fornecedores, colaboradores e clientes) e de fazer negócios.
O Grupo juntou esforços de todo o time – desde os consultores nas lojas, até o alto comando da companhia – e buscou agir dentro de parâmetros que privilegiassem o meio ambiente, além de permitir que o consumidor economize nas manutenções. “Todos ganham nesse sistema: as lojas, pela confiabilidade; os atendentes, pela transparência; os clientes, pela economia e, mais importante, o meio ambiente, pela redução dos descartes”, explica Luis Norberto Pascoal, empresário e presidente da DPaschoal.
Assessoria de Imprensa
O post DPaschoal aposta em Reciclagem Circular para inovação de processos ambientais apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br