Com tecnologia Microsoft, empresa tem como objetivo promover a inovação no mercado leiteiro
São Paulo, novembro de 2020. São mais de 1,1 milhão de produtores de leite no Brasil e, somente em 2018, foram mais de 33,8 bilhões de litros produzidos, de acordo com o IBGE.
Vislumbrando um avanço ainda maior na qualidade deste setor, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está utilizando tecnologias em nuvem, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e análise de dados, por meio de parceria com a Microsoft, a fim de reduzir estresse, doenças e infecções em vacas leiteiras, bem como aumentar a produtividade do leite no país.
A empresa, que recebe mais de 5 mil produtores de leite por ano em sua fazenda experimental em Minas Gerais, inaugurou recentemente o Compost Barn, espaço onde são utilizadas as inovações baseadas em Azure, plataforma de nuvem da Microsoft. Sob o conceito “Vacas e Pessoas Felizes”, a fazenda visa mostrar na prática os benefícios das tecnologias tanto para os animais, quanto para os próprios produtores.
O Compost Barn é equipado com um sistema de IoT que funciona com câmeras e sensores inteligentes, que visam identificar o movimento dos animais, além de gerar dados para o controle de temperatura, luminosidade, momento ideal de entrega de água e alimentos. Dessa forma, os produtores conseguem ter um rebanho mais saudável e produtivo.
De acordo com Wagner Arbex, analista de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, um dos maiores gargalos do mercado de leite no país é a tecnologia conseguir chegar até os produtores. “As soluções já existiam e o interesse pela inovação também. Nossa parceria com a Microsoft consistiu em, exatamente, criar esse elo entre os produtores e a tecnologia, de forma a evidenciá-la e levá-la para mais lugares do país”, comenta.
O executivo comenta ainda que o próximo passo do projeto é aplicar tecnologias para o monitoramento da umidade do solo por onde caminham as vacas leiteiras), como forma de reduzir possibilidade de infecções.
“O mercado de produção de leite é o maior no agronegócio e tem uma participação muito significativa na nossa economia. Apoiar a transformação digital no setor é pensar no desenvolvimento de toda a sua cadeia: desde as fazendas e produtores, até a qualidade do produto final que chega na casa dos consumidores”, comenta Ronan Damasco, diretor de tecnologia da Microsoft Brasil.
Silo: Inovação Aberta
Outra parceria com a Microsoft é a inauguração do “Silo: Inovação Aberta”, que funcionará em Juiz de Fora (MG) com o objetivo de reunir grandes empresas do agronegócio, startups e instituições de ensino. O local funcionará como um centro tecnológico que contará com toda a infraestrutura de nuvem da Microsoft para a criação de softwares, soluções de IoT, Inteligência Artificial, desenvolvimento de análise de dados e aplicativos.
“Desde 2015, vínhamos percebendo todo um cenário favorável para a inovação com o avanço das startups. Ao mesmo tempo, identificamos que o mercado de agronegócio não seguia o mesmo ritmo. Por isso, nossa missão é de alavancar o ecossistema por meio da transformação digital e do empreendedorismo. Com o Silo, apoiaremos não só as startups que estão surgindo, mas também as grandes empresas em seus processos de crescimento”, diz Arbex.
Sobre a Microsoft
A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 31 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48,3 milhões, levando tecnologia gratuitamente ou com baixo custo, para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Entre 2011 e 2019, a Microsoft já apoiou mais de 7.100 startups no Brasil, com investimento superior a US$ 205 milhões em créditos em nuvem.
Imprensa – Microsoft
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Fonte: cargonews.com.br