Altenburg, uma das líderes do mercado têxtil, e que vem crescendo consistentemente nos últimos anos, anuncia investimentos em duas novas fábricas projetando ampliação de share no mercado. Empresa deu start a contagem regressiva para seu centenário.
É do vale de Itajaí, em Blumenau, que saem mais de 1,2 milhão de produtos de cama, mesa e banho que chegam ao mercado todos os meses. A Altenburg, que emprega mais de 1,9 mil funcionários, distribuídos em plantas em Santa Catarina, São Paulo, Nordeste, além de fábricas no exterior e presença no varejo físico através de rede própria, iniciou as comemorações rumo ao centenário, que será celebrado em 2022, anunciando investimentos e ampliação de sua capacidade produtiva. A empresa, que é a maior produtora de travesseiros da América Latina, está construindo uma nova fábrica em Sergipe, na cidade de Nossa Senhora do Socorro (SE), na região metropolitana de Aracaju, com investimentos que superam R$36 milhões – divididos em duas etapas de R$ 18 milhões cada, na construção deste novo espaço e a aquisição de novos equipamentos, o que possibilitará dobrar a sua capacidade produtiva. A previsão é inaugurar a nova unidade ainda no primeiro semestre deste ano. “Esse investimento se faz necessário em um momento de amadurecimento de nossa produção na região. Desde 2009 estamos com a nossa fábrica no nordeste e, agora, com ampliação de mercado e necessidade de maior capilaridade, decidimos por realizar este forte investimento”, explica Tiago Altenburg, diretor comercial da empresa.
A empresa anuncia que a nova fábrica segue um conceito moderno e sustentável, com área de lazer para funcionários, bastante área verde, aproveitamento da água de chuva para banheiros e irrigação, fechamento e cobertura em painéis isotérmicos e espaços bem ventilados, além de sistema com aquecimento solar na água da cozinha, projeto para instalação de painéis solares para atender o consumo administrativo de energia. “Com a implantação total do projeto a Altenburg terá a capacidade de duplicar a produção e faturamento, além da estrutura ser sustentável, reiterando um dos valores da empresa”, pontua o diretor comercial da Altenburg, bisneto da fundadora.
E os aportes não param. Na matriz, em Blumenau, a Altenburg está realizando a ampliação de 2,1 mil metros quadrados nas duas unidades, com acréscimo de 10% na área construída e com R$10 milhões de investimento, distribuídos nos próximos dois anos. Além de atender o mercado têxtil, a ampliação do parque fabril irá atender a linha Ecofiber, que desenvolve produtos para o mercado moveleiro e da construção civil. Este mesmo cenário também se confirma na unidade do nordeste. A unidade de negócios Ecofiber corresponde a 10% do faturamento da Altenburg, mas figura, no segmento como líder de mercado. “Os novos investimentos da Unidade de Negócios Ecofiber, visam atender à crescente demanda do mercado por produtos de maior densidade e performance, no mercado de isolamentos térmicos e acústicos para construção civil, automotivo, bem como as inovações no mercado moveleiro”, destaca Eduardo Volkart da Rosa, Gerente responsável pela Ecofiber.
A Altenburg vem registrando crescimento, tanto no número de funcionários, como vendas e faturamento. 2020, por exemplo, foi um grande ano, mesmo com a pandemia, enquanto algumas empresas enfrentavam problemas com a oscilação do preço do algodão e com a falta de matéria-prima, a Altenburg que realizou uma reordenação em seus pedidos e registrou um crescimento de 10% no faturamento comparado com os números de 2019. Além disso, outro dado se destaca é o da geração de empregos, foi um incremento de 18% de vagas em comparação com o ano anterior. E mais, registrou em setembro de 2020 uma venda recorde em todos os 99 ANOS de história da empresa. Foram comercializadas quase 2 milhões de peças em um único mês. “O ano de 2020 foi de grande superação. Foram 17,5 milhões de peças faturadas no negócio de cama, mesa e banho, enquanto com a Ecofiber faturou 1.900 toneladas, quase 13 milhões de metros quadrados de não tecidos técnicos. O grupo Altenburg faturou na ordem dos R$450 milhões”, explica Tiago Altenburg.
Desde 2020 a empresa vem investindo na expansão de suas lojas próprias, lojas conceito focadas no bem-estar e para que os consumidores possam ter experiências de consumo diferenciadas. Atualmente são 13 lojas próprias, além da presença em mais de 7 mil pontos de venda multimarcas no país e na América Latina, além do e-commerce da marca, que teve um crescimento de aproximadamente 70% em 2020.
No final de fevereiro a empresa deu start as comemorações que antecedem ao centenário. Ao comemorar 99 anos, a Altenburg realizou uma live com todos os colaboradores e lançou um painel de contagem regressiva para os 100 anos. O presidente da empresa, Rui Altenburg, resgatou pontos importantes da história e enalteceu a importância dos colaboradores.
“Reconhecemos que ninguém faz nada sozinho, é com a colaboração de todos que conseguimos chegar aonde estamos. Cada um dos nossos colaboradores faz parte desta conquista, e deixa, todos os dias, nesta empresa, um pouco da sua essência e, é isso, que nos move e nos faz buscar a excelência”, finaliza Rui Altenburg.
Assessoria de Imprensa
O post Empresa catarinense investe quase R$50 milhões e projeta expansão nacional e no mercado de exportação apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br