BENEFÍCIOS DA SOLUÇÃO DE COMUNICAÇÃO E TELEMETRIA PARA REDES FERROVIÁRIAS:
• Confiabilidade: opera na rede global de banda larga (BGAN) por satélite da Inmarsat, que é altamente confiável e permite comunicações seguras com 99,9% de tempo de atividade.
• Visibilidade e comunicação de voz em tempo real: fornece dados de telemetria das locomotivas em tempo real para oferecer visibilidade, onde quer que estejam localizadas, e a capacidade de falar via rádio push-to-talk (PTT) em qualquer lugar.
• Segurança: melhora a eficácia operacional e a segurança conectando locomotivas e operadores em qualquer lugar.
• Totalmente integrável: simples de instalar e integrar com os sistemas de rádio e telemetria existentes.
• Suporte aprimorado: suporte 24 horas, sempre que precisar.
SOBRE A EMPRESA
A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Sua base de ativos é formada por mais de mil locomotivas e 28 mil vagões.
O DESAFIO
No Brasil, o sistema ferroviário é essencial para o transporte de cargas agrícolas, industriais e contêineres para atender os mercados de exportação, importação e interno. Responsável por conectar os maiores centros de produção aos principais portos do país, a Rumo transportou 58 milhões de toneladas em 2019. Grande parte desse volume foi escoada pelo principal corredor ferroviário do agronegócio brasileiro, que conecta o estado do Mato Grosso ao Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina.
Como a maioria de suas vias ferroviárias passam por regiões remotas do Brasil, um dos principais desafios da Rumo há vários anos tem sido a busca de uma cobertura de rede eficiente. As dificuldades de conectividade em determinados locais impediam que os maquinistas, engenheiros ferroviários e centros de controle se comunicassem em tempo real, pois as mensagens enviadas podiam levar mais de dez minutos para ser entregues. Como os trens não podiam continuar a viagem até receberem atualizações dos centros de controle, as operações ficavam sujeitas a atrasos e custos de combustível com frenagens e partidas desnecessárias.
A SOLUÇÃO
Em resposta aos desafios da Rumo, a Globalsat do Brasil, a Inmarsat e a Cobham SATCOM uniram forças para oferecer uma solução sob medida de comunicação e telemetria para redes ferroviárias. A solução permite o rastreamento preciso em tempo real de cada trem da rede da Rumo, bem como a comunicação confiável de voz e dados entre maquinistas, equipes de manutenção e o Centro de Controle de Operações (CCO).
No final de 2021, o projeto, que começou no início de 2020, terá equipado 300 locomotivas da Rumo com terminais EXPLORER 325 (BGAN), gateways móveis EXPLORER e o serviço PRISM PTT+ da Cobham. A tecnologia PRISM (Private Routing Intelligent System Management) da Cobham oferece conectividade contínua e ininterrupta por meio da seleção da melhor rede disponível (celular/satélite/ LAN) para comunicações de voz e dados sem intervenção do usuário. Também permite a interoperabilidade entre os sistemas DMR, LMR e MCPTT, garantindo que a solução seja totalmente compatível com a tecnologia existente a bordo das locomotivas.
A conectividade via satélite é oferecida pelo serviço BGAN da rede global de banda larga da Inmarsat, que funciona por uma rede em banda L global de propriedade e operação exclusiva da Inmarsat. Sendo um serviço no qual governos, forças armadas e empresas confiam para manter-se conectados quando tudo mais falha, o serviço BGAN exibe um tempo de funcionamento de 99,9%. A solução foi implementada pelo provedor de serviços Globalsat do Brasil, que oferece também garantia, suporte e reparos no local, para assegurar a operação ideal da solução de conectividade.
Esta solução garante que a Rumo tenha acesso à conectividade ininterrupta e de alta qualidade para facilitar a transferência de dados telemáticos, de voz e de vídeo, permitindo o rastreamento preciso em tempo real de cada trem e a comunicação entre maquinistas, equipes de manutenção e centros de controle regionais. Os dados das locomotivas são visualizados em um aplicativo no CCO, que retrata toda a rede ferroviária e a posição de cada veículo, bem como sua velocidade.
O projeto se concentrará inicialmente em cobrir todos os pontos da Operação Norte, que conecta o Mato Grosso ao Porto de Santos. No final, a intenção da estrutura é prover o restante da frota com conectividade de BGAN altamente confiável, garantindo uma rede ferroviária eficiente, rentável e segura.
O RESULTADO
Embora o projeto esteja em seus estágios iniciais, a parceria entre a Inmarsat, a Globalsat do Brasil e a Cobham SATCOM produziu resultados imediatos. Antes da implementação da solução, as mensagens entre os maquinistas e os centros de controle levavam em média dez minutos para serem entregues. Após a implementação da solução ativada por satélite,
a equipe tem agora acesso a comunicações em tempo real entre o maquinista e o CCO. Essa velocidade e confiabilidade trouxeram à Rumo maior visibilidade sobre seus ativos e sua infraestrutura, o que resultou em melhorias significativas na eficiência operacional.
Darlan Fábio de David, vice-presidente na Rumo para a Operação Norte, explica: “A conectividade oferecida pela nova solução torna o transporte ferroviário de carga mais eficiente e seguro. Com as locomotivas devidamente equipadas, teremos um fluxo de informações em tempo real, facilitando a comunicação com todos os elos da operação e aumentando a produtividade do sistema logístico que conecta o maior centro de produção de grãos do Brasil ao Porto de Santos”.
Roberto Rubio Potzmann, diretor de Tecnologia na Rumo, comenta o sucesso da parceria: “Trabalhar com a Inmarsat, a Globalsat do Brasil e a Cobham SATCOM transformou a maneira como operamos. A solução nos deu a transparência para melhorar o desempenho do transit time, aumentar a segurança e garantir o monitoramento em tempo real do movimento das locomotivas. Além disso, o confiável rádio PTT é muito útil em situações em que o maquinista precisa se comunicar e não conseguiria fazê-lo de outra forma por falta de cobertura de voz”.
Igor Falcão, vice-presidente sênior de Vendas da Globalsat Brasil, comenta sobre o futuro: “Esperamos ainda muitos benefícios no longo prazo. A expectativa da Globalsat do Brasil com o projeto é reduzir significativamente os custos em toda a rede ferroviária, com uma economia prevista de milhões por mês como resultado da otimização da operação e do cuidado em evitar frenagens e acelerações desnecessárias. Economias adicionais também são prováveis porque a Rumo espera transportar mais mercadorias em menos tempo sem precisar investir em novas locomotivas e novos vagões”.
Assessoria de Imprensa
O post ESTUDO DE CASO – SOLUÇÃO DE COMUNICAÇÃO E TELEMETRIA PARA REDES FERROVIÁRIAS apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br