Ações fazem parte da profunda estratégia de expansão, inovação e automação logística da empresa, cujos investimentos já somam mais de R$ 16 milhões
São Paulo, fevereiro de 2020 – A Flash Courier, referência em logística no Brasil, acaba de adquirir 220 AGVs (veículos guiados automatizados), além de uma esteira cross belt de 800 saídas, capacidade três vezes maior que o equipamento em uso atualmente. Uma vez ativada, a operação da Flash Courier será uma das mais automatizadas e robustas da América Latina, representando uma disrupção significativa para o setor como um todo. A previsão é que a implantação completa do novo sistema leve até quatro meses.
Para se ter uma ideia da capacidade das novas tecnologias, atualmente, a Flash Courier conta com uma equipe de 35 pessoas no galpão de operação, que roteiriza, em média, 6 mil pacotes por hora. Com os robôs e a esteira, a capacidade produtiva da Flash Courier quase triplica, chegando a 17 mil pacotes por hora. Além disso, os índices de erros, que já eram baixíssimos, tendem a zerar, uma vez que não será necessária nenhuma interação humana. A estimativa é que a empresa dobre o faturamento em 2020.
“Hoje, uma pessoa pega um pacote e coloca na esteira. Aí, outra pessoa pega esse pacote da esteira e joga na gaiola. Depois, uma terceira pessoa tira o pacote da gaiola e o direciona a expedição. Agora, 100% desse processo será conduzido por esses 220 robôs, trabalhando com uma esteira de 800 saídas. É uma transformação digital completa. Então, a operação vai ser mais rápida, com um volume quase três vezes maior e com uma precisão milimétrica. A ideia é automatizar toda a parte operacional e alocar nossos talentos para cargos de inteligência e estratégia, o que é uma tendência em todas as áreas, de maneira geral”, detalha Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier.
A aquisição dos robôs e da esteira foi realizada após uma viagem dos diretores da Flash Courier à China, onde visitaram quase uma dezena de armazéns e operações logísticas, entre elas, as gigantes VIP e Ali Express. “Conhecemos armazéns de quase 100 mil m². A proporção da operação é absolutamente distante da nossa realidade, mas a tecnologia implantada e os processos podem, sim, ser implantados e atender às nossas necessidades. Foi uma experiência realmente enriquecedora e transformadora”, revela Juliani. O CEO explica que a viagem fez parte de uma estratégia macro de inovação e expansão da empresa. “Sabíamos o que a gente precisava, mas queria ver uma operação dessas de perto antes de bater o martelo”, conta.
O executivo destaca ainda que, além das novas tecnologias, o projeto de expansão da Flash Courier engloba ainda uma reforma em um dos galpões do Campus Martini, sede da empresa, em São Bernardo do Campo, com o objetivo de integrar as equipes administrativas. Na prática, a parte administrativa da empresa está saltando de 1500m² para cerca de 9000m². Acerca dos valores investidos, todo o processo de inovação e ampliação da empresa, o que inclui a compra dos robôs, da esteira, além da reforma do galpão, somam cerca de U$S 4 milhões, o equivalente a R$ 16 milhões.
De acordo com o Juliani, o aporte está alinhado à demanda reprimida da Flash Courier, especialmente no que se refere às operações logísticas de produtos regulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de pequenos e médios e-commerces. “É uma fase de mudança, de ampliação do leque de serviços e de muitas oportunidades. Atualmente, realizamos 10 mil entregas de produtos regulados pela Anvisa por mês, o que representa cerca de 12% da quantidade de entregas totais da empresa. Para 2020, é esperado que esse número aumente para 25%, chegando a mais de 20 mil entregas mensais. Trata-se de um crescimento expressivo e precisamos nos estruturar para atender essa demanda”, conclui.
Assessoria de Imprensa
O post Flash Courier anuncia aquisição de 220 robôs e esteira de 800 saídas apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br