Para evitar acidentes, empresas do Grupo JAL realizam capacitações e premiam os motoristas que ficam ao menos três anos sem nenhum acidente
Um trânsito mais seguro, com respeito entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Essa é uma combinação que vai resultar em menos acidentes e, consequentemente, menos mortes nas ruas. Pode parecer simples, mas é o que os 71 motoristas da Transportes Flores e Expresso Real Rio contemplados com o prêmio Motorista Zero Acidente, criado pelo Grupo JAL para incentivar a direção defensiva e garantir um trânsito seguro, mais querem no dia a dia: respeito e cordialidade entre condutores e pedestres. No Brasil, segundo o DataSUS, do Ministério da Saúde, mais de 37,3 mil pessoas morrem a cada vítimas de acidentes de trânsito.
São 42 motoristas da Flores e outros 29 da Real Rio que passaram pelo menos três anos sem nenhum acidente, o que inclui colisões, atropelamentos e até quedas de passageiros dentro dos ônibus.
Marcelo da Silva Rangel está há 14 anos na Flores e há 10 dirige na linha Nova Iguaçu x Parque São José. Ficar todo esse tempo em um único trajeto permite que ele conheça as pessoas que utilizam a linha e faça amizades. “Já vi as passageiras grávidas, depois os bebês nasceram e hoje em dia levo as crianças para a escola, além de sempre encontrar as mães” diz ele. “Acho até estranho quando as mães e as crianças não aparecem”, conta.
Esta é a terceira vez que Rangel conquista o prêmio Motorista Zero Acidente. Para ele, o que o fez conseguir a premiação foi a paciência. “Hoje o trânsito mata muito devido à imprudência, à falta de educação e à impaciência. As pessoas têm pressa e dirigem sem consciência de que o carro se torna uma arma quando se está muito estressado ou desatento”. O motorista já passou por diversos treinamentos na Flores e repete um ensinamento que aprendeu: “Todo acidente é evitável. E isso aumenta a responsabilidade de nós motoristas”.
Há dez anos na Flores, esta é a primeira vez que João de Melo conquista o Zero Acidente. Ele já esteve perto de alcançar a marca uma outra vez, mas um carro de passeio bateu em seu ônibus, que estava parado, e ele não conseguiu a premiação. “Acho que a determinação foi importante para conquistar o prêmio. O trânsito está muito confuso. A maior dificuldade são os pedestres, que muitas vezes não respeitam os ônibus e carros e nem as faixas para atravessar a rua. É preciso ter sempre muita atenção e paciência”.
O motorista está há oito anos na linha Parque São José x Nova Iguaçu e diz que vai poder ser o que sempre enxergou nos outros colegas que eram premiados. “Passei a ser um bom exemplo. Senti orgulho, falei com meus companheiros de profissão e até com os passageiros que tenho mais afinidade”, conta João de Melo.
PREMIAÇÃO DESDE 2005
Para o Grupo JAL, zelar pela capacitação dos seus colaboradores e garantir um trânsito mais seguro são essenciais para o desenvolvimento do trabalho. As empresas realizam treinamentos constantes com os profissionais, sensibilizam para o trânsito seguro e premiam aqueles que não se envolvem em acidentes. A inciativa acontece desde 2005 e 239 motoristas já foram homenageados desde então.
Emerson de Castro Lopes está há 13 anos na Real Rio e conquistou pela quinta vez o Zero Acidente. Segundo ele, o segredo para evitar transtornos no trânsito é ter paciência. “Eu não posso dirigir só pensando em mim. Tenho que me prevenir. Muitas o trânsito ainda nem parou totalmente e eu já ligo o alerta, para avisar. Além disso, espero o passageiro sentar, quem quer que seja, sem pressa”, explica.
Segundo ele, para o Rio de Janeiro ter um trânsito mais seguro é preciso investir em conscientização de motoristas e pedestres. “Tem que investir mais em educação no trânsito e as pessoas precisam ter mais paciência. Além disso, é preciso ter mais obras para melhorar as condições das ruas”, afirma Lopes.
Adriano Marcelino do Nascimento é motorista da Real Rio há 11 anos e conquistou o Zero Acidente pela segunda vez. Para ele, o trânsito no Rio de Janeiro está complicado porque as pessoas estão estressadas no dia a dia. “É preciso dirigir com calma, educação e sabedoria. Muitas vezes, é melhor dar a preferência para o outro veículo”, conta ele. Para Nascimento, o que falta para o trânsito ser melhor é respeito. “Falta mais respeito, educação, falta amor. As pessoas estão mais impacientes. Eu acordo todo dia e peço a Deus muita sabedoria para enfrentar o dia a dia”, afirma.
O Grupo JAL é um conglomerado de empresas de ônibus do estado. Com uma frota de 669 veículos, sendo 331 com ar condicionado, e mais 4 mil colaboradores, a empresa transporta quase 10 milhões de clientes a cada mês no Rio de Janeiro, Caxias, São João de Meriti, Seropédica, Itaguaí, Niterói, Paracambi e Nova Iguaçu.As empresas do Grupo têm certificação nas áreas ambiental, de gestão, saúde e segurança e mantém indicadores de qualidade na prestação do serviço.
O post Flores e Real Rio estimulam motoristas ao trânsito seguro apareceu primeiro em CargoNews.
Source: New feed