O SENTIMENTO QUE DEU SUA ORIGEM: A CRIAÇÃO DE NOVOS CAMINHOS PARA O DESPACHANTE ADUANEIRO
O Despachante Aduaneiro vem, há décadas, cumprindo seu relevante papel de intermediação entre a Receita Federal do Brasil e a iniciativa privada na cadeia de atuação no Comércio Exterior. Nos seus anos iniciais, havia um caráter mais público de sua função, porém este interveniente vem sofrendo com desprestígio de sua função pela autoridade pública, como também pelos intervenientes da iniciativa privada. Como resultado, há um crescente descontentamento com a sua situação e com sua representatividade perante as autoridades públicas.
Em setembro de 2017, seis Despachantes Aduaneiros se reuniram e criaram um grupo chamado Comissão de Despachantes de Campinas, com a ideia de realizar um fórum nacional sobre a categoria, no qual os colegas do país inteiro poderiam discutir o futuro da classe e terem oportunidade de manifestação, algo nunca feito antes na história dos despachantes aduaneiros.
Depois de muitos estudos, ideias, enquete na internet e reuniões, concluiu-se que haveria a necessidade de um evento com abrangência nacional da categoria, eis que foi anunciado o primeiro fórum Nacional dos Despachantes Aduaneiros – FNDA, que foi realizado em 02/09/2017, na câmara municipal da cidade de Campinas.
Participaram presencialmente Despachantes Aduaneiros do país todo literalmente, foi um movimento jamais visto pela profissão, registrando a presença de mais de 500 pessoas ao longo do dia. A vontade e o ânimo dos profissionais que participaram do 1º FNDA foram traduzidos, diariamente, através de divulgações na internet pelos Despachantes, os quais, fazendo convites aos colegas pessoalmente; foram selfies e mais selfies postadas nos grupos formados para tal objetivo.
Neste primeiro Fórum foram convidados representantes dos Sindicatos e a Federação dos Despachantes Aduaneiros (FEADUANEIROS), o quais em sua maioria estiveram presentes com a oportunidade de expressão dos trabalhos até então desenvolvidos, inclusive com palestras, agregando ainda mais valor ao importante evento que tratou das atualizações e responsabilidades da profissão, trazendo as boas práticas do desembaraço aduaneiro e as tendências para o Comércio Exterior no país, entre outros assuntos relevantes a classe.
Mas a surpresa mesmo foi a ideia colocada no próprio fórum da criação de uma entidade nacional para representação da classe, o que ensejou na Associação dos Despachantes Aduaneiros do Brasil – ADAB.
Devido ao sucesso do primeiro evento, o prefeito da cidade de Itajaí/SC convidou o FNDA para realização do segundo fórum em 02 de dezembro do mesmo ano de 2017, o qual também foi um sucesso de público e reconhecimento pelo nível dos palestrantes e discussões que ocorreram no evento.
Em agosto de 2019, foi a fez da cidade de Joinville sediar o III FNDA, com a participação da Associação Despachante Aduaneiro de Uruguaiana – ADA, na pessoa do Sr. Paulo Estivalet, na Logistique 2019 – Feira de Logística e Negócios Multimodais, no Complexo de Exposições Expoville, outro sucesso de público e reconhecimento dos assuntos tratados pelos palestrantes convidados. Em tempo, ressaltamos e agradecemos publicamente, mais uma vez, ao Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santa Catarina, em especial ao Sr. Marcelo Petrelli, nossa parceria de sucesso nos eventos em Santa Catarina, quais seja, o FNDA II e III.
Todos os FNDA´s foram sinônimos de sucesso, com vários assuntos de interesse do Despachante Aduaneiro e principalmente discussões sobre o futuro da classe.
Atendendo à expectativa da categoria e de nossos associados acerca da realização do próximo evento e entendendo as necessidades de adaptação em virtude da pandemia do coronavírus, a ADAB decidiu lançar o próximo evento de maneira virtual.
Neste ano, mais precisamente nos dias 22 e 23 de Outubro, o FNDA será composto por painéis cujo os assuntos tratados serão os que abrangem o futuro do Despachante Aduaneiro mediante as facilitações dos processos e procedimentos oriundos da OMA (Organização Mundial das Aduanas) e OMC (Organização Mundial do Comércio), retomaremos o tema da suspensão do Despachante Aduaneiro como interveniente no programa OEA brasileiro.
Por fim, trataremos, também, de algumas reflexões sobre os impactos dos temas acima, tais como soluções e alternativas para a adaptação da classe, seu renascimento como categoria protagonista no Comércio Exterior e resgate de representatividade junto às Autoridades brasileiras.
Por tudo isso, convidamos a comunidade dos Despachantes Aduaneiros, seus clientes e interessados, em todo Brasil, a participarem de mais este evento vanguardista e que muito contribui para a melhoria do Comércio Exterior no nosso país.
O post FÓRUM NACIONAL DOS DESPACHANTES ADUANEIROS: apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br