Resultados divulgados nesta segunda-feira apontam crescimento na demanda. Inicialmente, a previsão era de que ocorreria uma queda, por conta da pandemia. A exceção ao cenário ocorreu no segmento B2C, com a mudança no comportamento do consumidor para a compra online, planos foram revistos exigindo flexibilidade e rapidez na atuação da operadora logística
Em meio a um cenário incerto causado pela pandemia pelo Covid-19, a multinacional de logística ID Logistics Brasil, presente em 18 países, apurou os resultados pós Dia das Mães, que apresentou expressiva alta de 20% no segmento e-commerce. No entanto, tal crescimento não foi suficiente para compensar a baixa de volume dos demais canais. A operadora logística tem forte atuação no varejo tradicional, consumo e indústria, cosmético e no e-commerce.
A expectativa inicial era de queda nas vendas, empresas tiveram que rever os seus planos iniciais para o canal de vendas online e passaram a trabalhar com a porcentagem de aumento bem acima do esperado. “Para o segmento de e-commerce, o percentual ficou acima de 20%”, explica Gilberto de Lima Junior, Diretor de Operações da ID Logistics Brasil
Ele afirma que a previsão inicial era de queda no volume dos pedidos em relação ao mesmo período de 2019. “No entanto, os clientes de e-commerce começaram a rever os seus planos e rapidamente tivemos que ajustar as novas expectativas. O tempo reduzido para os preparativos para a data, especialmente esse ano, se deu pela indefinição em relação ao forecast. O planejamento em relação a como seria o comportamento do consumidor ficou muito mais complexo”, diz Gilberto.
Segundo ele, os compradores foram forçados a mudar os canais de consumo em meio ao cenário de crise na saúde, o que alterou o planejamento das ações em relação a 2019. “Com isso nossos clientes que possuem canal online ou são puramente e-commerce começaram a trabalhar com perspectiva de aumento”, afirma Gilberto.
Cleiton Jesus, Diretor de Recursos Humanos da ID Logistics Brasil lembra que normalmente a operadora se prepara para datas como essa com pelo menos 30 dias de antecedência. “Este ano, porém, houve a necessidade de fazer tudo em um prazo muito menor. Em alguns casos com antecedência de uma semana. A empresa teve de se preparar para atender a demanda de contratação de pessoas, e ainda se preocupar em manter todos os cuidados devido ao Covid-19”, diz ele.
A preparação incluiu o reforço dos times operacionais, mantendo o foco em abastecer os armazéns com itens de prevenção para Covid-19 e reforçando a comunicação sobre os procedimentos de segurança. As equipes de suporte como TI, RH e outros setores administrativos estão preparados para dar suporte às áreas operacionais.
CUIDADOS COM COLABORADORES
Com a dificuldade de se prever e quantificar o impacto do coronavírus (Covid-19) nos negócios de logística em todo o País, a ID Logistics tem estado muito atenta ao assunto e preparou várias ações, monitorando regularmente a situação que afeta seus clientes, sua organização e colaboradores. As ações envolvem desde a provisão de EPIs (equipamentos de proteção individual) e termômetros, revisão de todo fluxo de movimentação interna e externa dos colaboradores afim de evitar concentração de pessoas durante chegada, intervalo de refeição e saída do trabalho.
Segundo o Diretor de Operações da ID Logistics Brasil, Gilberto de Lima Junior, “adotamos um protocolo de prevenção que está sendo seguido por nossos colaboradores e também por nossos fornecedores, nele orientamos sobre os cuidados que devemos tomar, desde a higienização dos ônibus fretados, equipamentos de movimentação, refeitório, sanitários, utensílios de trabalho, entre outros”.
Além disso, informa ele, “estamos trazendo diariamente informações atualizadas, reforçando as orientações sobre os cuidados recomendados, como lavar as mãos, usar álcool em gel (disponibilizado em vários pontos) e comunicar imediatamente qualquer sintoma para que possamos apoiar no encaminhamento médico”.
Apesar de não ter todos os números fechados, a operadora conseguiu cumprir com os níveis de serviços acordados com seus clientes, mesmo diante do desafio de adaptar-se em tempo recorde para atender o volume de pedidos no canal online.
Assessoria de Imprensa
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Fonte: cargonews.com.br