Com apoio de sistemas e equipamentos inteligentes, terminal garante eficiência dos serviços e segurança da equipe durante a pandemia
Com serviços essenciais para o abastecimento da população brasileira, o Tecon Rio Grande (RS) não parou, e a tecnologia tem sido uma importante aliada da Wilson Sons neste período de pandemia. O terminal faz uso de equipamentos automatizados, sistema colaborativos em nuvem e outras inovações para manter ativos 100% dos seus serviços, sem descuidar da segurança das equipes e da qualidade nas atividades.
Um dos sistemas mais importantes para planejamento de carga, o Navis N4, foi implantado pelo terminal em 2017 e, desde então, tem apresentado significativos ganhos em produtividade. Este ano, com o avanço do novo coronavírus, a plataforma foi adaptada para acesso remoto. “O acesso remoto da ferramenta foi um sucesso. Isso possibilitou reduzir o número de pessoas na sala de controle operacional, quando a quarentena começou”, conta o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.
Nos últimos três anos, a Wilson Sons fez investimentos em novos equipamentos, tecnologia e treinamento de equipe. “Essas tecnologias tornam os processos mais automáticos, com menos intervenção manual, o que garante maior segurança para os nossos profissionais. Foram estes investimentos, em anos anteriores, que permitiram uma adaptação rápida ao trabalho remoto neste período desafiador”, explica Paulo Bertinetti.
Além do Navis N4, o terminal conta também com sistemas como o Xvela, plataforma em nuvem colaborativa que permite aos terminais portuários e aos armadores acompanharem a operação do navio em tempo real, e o Sigga, capaz de controlar e acompanhar serviços de manutenção em tempo real.
Para maior eficiência e segurança na chegada e saída das cargas, em 2014, o terminal automatizou seus gates. Isso permite que o caminhoneiro realize a entrada em menos de 30 segundos e conclua todo o processo de entrega em até 10 minutos, com a carga toda escaneada.
Para atendimento dos clientes, a plataforma Teconline foi totalmente remodelada em 2020, dando mais agilidade para consulta de cargas, agendamentos e janelas de atracação, entre outros serviços. A ferramenta também disponibiliza o Pagamento Eletrônico, que permite ao cliente verificar os serviços prestados, emitir boletos eletrônicos, realizar pagamentos via homebanking, além de receber a NFS-e e agendar a retirada da sua carga, tudo on-line. O terminal conta ainda com a plataforma de controle de atendimento ZenDesk, que facilita o contato em caso de dúvidas.
De procedimentos administrativos e comerciais aos relacionados à operação do pátio, a automação é um evento irreversível, avalia o diretor-presidente do Tecon Rio Grande: “Com a pandemia muitos processos se aceleraram. Todas essas mudanças nos levam a entender que o mundo do trabalho passa a ser mais colaborativo. Essas tecnologias que vão trazer mais segurança e transparência”.
Com mais de 20 anos, o Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Opera as principais linhas de navegação que escalam o país e atende a cerca de três mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Sul.
Assessoria de Imprensa
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Fonte: cargonews.com.br