Os efeitos do Corona vírus e seus impactos na economia, e principalmente no comércio (Lockdown horizontal)
Se os últimos dias foram de dúvidas e insegurança sobre tema, é certo de que temos hoje o total de 60 dias de isolamento social, na qual nos trará um cenário de no mínimo 120 dias onde o comércio poderá ser fortemente impactado, tanto pelas questões de restrição de circulação, como até mesmo os mandados para que literalmente sejam fechados alguns negócios, como shoppings, cinemas, entre outros.
Entendo que teremos pelo menos quatro fases nesta crise:
1ª) Você atua com planos de contingência em seus negócios, ou atua no dia a dia, e veremos como resolver. Isto já foi superado com estes 56 dias de isolamento no Brasil.
2ª) Fase crítica muito ruim para quem não tem plano de contingência em operação desde aos primeiros dias da crise, ou, fase crítica para quem atua com plano de contingência sempre. Vai requerer muito mais trabalho e persistência do reclamações, imaginação e ação ao invés de lamentação, mudança no modo de trabalho, isso requer calma e atenção redobrada.
3ª) Fase final da crise, começo da retomada, onde teremos compradores ávidos por produto e não teremos estoques, ou pouco compradores e muitos fornecedores, precisamos acompanhar as notícias do nosso seguimento e ir ponderando qual o sentido que vem tomando a lei da oferta e procura.
4ª) Fase depois da crise, aqueles clientes que você priorizou, tendem a te manter como fornecedor, ainda que no Brasil a fidelização não é algo consistente. Mas ter argumentos e força para impor seus produtos e condições (desde que em patamares reais ao habitual da fase sem crise), e assim firmar suas sobrevivências.
Mas qual a solução para a grande maioria dos negócios? Como vender nesses 120 dias? Como sobreviver? Como manter os negócios e os funcionários, com um impacto tão grande no faturamento?
É fato. Em um cenário como esse que se instala, não dá para fazer tudo da mesma maneira como se estava fazendo. É preciso criatividade, visão e até mesmo coragem nesse momento, para testar novos modelos e formas de se chegar ao consumidor.
Com a porta da loja fechada, o escritório terá de encontrar maneiras de vender mesmo assim. As redes sociais e o e-commerce podem ser uma das saídas para aqueles que já vêm trabalhando nessa frente. Agora mesmo para quem não costuma viver com planejamentos de curto, médio e longo prazo, resta uma saída, usar as ferramentas disponibilizadas pelo governo, a saber:
FUNCIONÁRIOS: Faça uma seleção por qualidade e comprometimento, cargos chaves, estabelecendo negociações conforme foram previstas pelo governo e somente para aqueles menos comprometidos em último caso desligamento.
ESTOQUES: Terá de atuar no modo “Just in Time”, vendeu corre comprar (sempre tendo alto controle do fornecedor, seus prazos e preços).
OPERADORES LOGÍSTICOS E ADUANEIROS: Deverá estreitar os laços comerciais, ainda por via internet, a fim de poder usufruir dos serviços desse parceiro importante, caso já não tenha esse relacionamento consistente.
AUTORIDADES ADUANEIRAS: Como é de se esperar, são limitadas as legislações existentes, então aquele seu costume de diariamente estar atualizado com as legislações, vai lhe ser muito útil agora, ou passe a ler bem cedo as legislações.
Para quem se preparou com investimentos em marketing, conteúdos, divulgações e ofertas, em um momento onde todos estarão concentrados nas vendas nos canais digitais, será essencial. Não é uma questão apenas de estar, mas buscar de alguma forma, se destacar.
Ao mesmo tempo em que a venda é importante, a entrega pode ser o calcanhar de Aquiles para muitos prestadores de serviços aduaneiros. Pode acontecer um aduana com problemas, e cargas chegando com atrasos, onde serão necessárias estratégias e ações para que as entregas possam acontecer de forma adequada. Em um momento como esse, as questões de relacionamentos, ter estratégia de pessoal no local, estar atualizado com as recentes alterações das legislações (estamos vendo simplificações nunca antes vista por parte da Receita Federal e demais Órgãos Públicos, que ajudam muito.
Se você não nunca se preparou ou seu foco nunca foi ter contingência e viver de planejamento, pode ser o momento de repensar.
Vale até mesmo prospectar negócios e/ou clientes pelo telefone ou WhatsApp, como por exemplo colocar o time todo prospectando via WhatsApp para seu grupo de amigos e clientes, e até mesmo de suas casas. Conseguirá montar os processos e atuar na logística, aduana e cambio, graças ao sistema WEB (Internet).
Vale repensar o modo como você atua em prospectar. Vale repensar a maneira de como contratar profissionais que de casa (home office) poderá prospectar por você, para você e por seu negócio. Vale tudo, só não vale ficar parado.
O consumidor vai estar em casa, buscando alternativas para sobreviver financeiramente, e buscando maneiras de amenizar o cotidiano de opções restritas. Aqueles que souberem entender como atender essas demandas poderá até mesmo crescer nesses tempos de crise. Para toda dor, pode existir não somente um remédio, mas alguém vendendo o remédio. Nunca se esqueça que a palavra CRISE é sugestiva, basta tirar o “S” e terá CRIE que certamente lhe renderá $.
Já é dito que são as tempestades que formam os melhores capitães. E são os melhores capitães que vão encontrar o caminho em direção à bonança antes dos demais. Resumo de algumas ações:
- Foque no online, pensando não apenas no melhor negócio, mas também na melhor forma de atender seu cliente.
- Vai estar todo mundo no online, então, não é mais sobre estar online, mas sobre fazer a diferença nesse cenário. Repense e invista nesse cenário se preciso for para ganhar relevância e converter isso em negócios.
- Não está online ainda? As redes sociais e até mesmo o WhatsApp são caminhos simples, rápidos e gratuitos para começar. Busque exemplos e referências e mãos à obra!
- Entenda novas maneiras de como prospectar e como aproveitar seus colaboradores para conseguirem negócios remotamente nesse momento.
- Faça pequeno, faça grande, faça novamente, refaça… Faça algo!
Boa leitura!
Autora Ana Maria Matta Walcher
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Fonte: cargonews.com.br