Fóruns e sites especializados são formas interessantes de encontrar fornecedores em outros países
Em um mercado extremamente competitivo e dinâmico como o comércio exterior, se atualizar sobre os novos sistemas integrados e ferramentas tecnológicas deixou de ser um diferencial para se tornar uma questão de sobrevivência. Para além de inovações específicas para o setor, o comércio exterior brasileiro se apropria cada vez mais de ferramentas dos negócios online para aquecer seus relacionamentos.
Já amplamente conhecidas para propaganda e vendas, as mídias digitais têm exercido também um importante papel na prospecção e contratação de fornecedores estrangeiros. Para Gilberto Campião, Professor da Associação Brasileira de Assessoria e Consultoria em Comércio Exterior, Abracomex, a internet possibilitou a redução de tempo e de custo. “Estou há 25 anos no mercado internacional e pude presenciar essa mudança de perto. Hoje, existem vários sites de pesquisa que possibilitam você encontrar um bom fornecedor do seu escritório, de forma prática”, comenta.
Para o especialista, fóruns e sites especializados são formas interessantes de achar o fornecedor certo, de qualidade e que queira trabalhar a longo prazo. Uma vez identificados, a etapa seguinte é iniciar os contatos e selecionar aqueles em melhores condições de atender a sua demanda.
Pelo fato das compras acontecem em outros países, com vários atores envolvidos, como transportadoras locais, internacionais, aduanas e despachantes, o processo se torna ainda mais complexo. “Por isso as mídias digitais funcionam também como uma ferramenta de relacionamento, unindo os principais interessados, importador e exportador, para trabalharem em conjunto reduzindo o índice de erros”, explica Campião.
O post Mídias digitais reduzem tempo e custo no Comex apareceu primeiro em CargoNews.
Source: New feed