O evento acontece na terça-feira (12 de maio), das 10h às 12h, e conta com a participação de gestores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Infraero, Inframérica, GRU Airport, Fraport Brasil e da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA)
Na próxima terça-feira (12 de maio de 2020), das 10h às 12h, acontece o Bloco #03 da série online Impacto da Covid-19 para o transporte aéreo no Brasil, iniciativa que faz parte da plataforma Airport Infra Expo, promovida pela Necta em parceria com o Fenelon Advogados. O evento irá debater amplamente sobre o impacto da Covid-19 nas concessões de aeroportos e conta com a participação do diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Sousa Pereira; do presidente do GRU Airport, Gustavo Figueiredo; do presidente da Infraero, Tenente-Brigadeiro Paes de Barros; do CEO da Inframérica, Jorge Arruda; do presidente da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA), Dyogo Oliveira; do sócio do Fenelon Advogados, Ricardo Fenelon; e da CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal.
Entre os pontos abordados, o debate irá destacar: os caminhos para preservar os contratos vigentes, como será a cooperação com as companhias aéreas e demais clientes no atual cenário e se o reequilíbrio dos contratos é a solução.
De acordo com a idealizadora da Aiport Infra Expo e CEO da Necta, Paula Faria, a iniciativa faz parte da programação da Airport Infra Expo 2020, que conta, ainda, com o portal AirCOVID, entre outras ações. “O objetivo da série é debater com profundidade os impactos da Covid-19 no setor de transporte aéreo, por meio da implementação de soluções inovadoras e com o envolvimentos de todas as esferas que compõem o ecossistema desse negócio no Brasil, como órgãos do governo, a iniciativa privada e entidades. E a pauta com foco nas concessões de aeroportos é fundamental, considerando que o tema tem importância ímpar para o setor”, disse.
Para o sócio do Fenelon Advogados, Ricardo Fenelon, a iniciativa tem sido uma oportunidade única para reunir diversos especialista em prol da discussão não apenas dos impactos atuais da crise em função do Coronavírus, mas também para o início da construção das soluções para o futuro. O especialista destaca, ainda, a edição sobre o impacto da pandemia nas concessões de aeroportos.
“O mercado já não estava fácil para as concessionárias de aeroportos. Estudos mostram que a demanda já estava inferior à projetada na época dos leilões e, agora, com a pandemia da Covid-19, o cenário no curto e médio prazo deve piorar ainda mais. Nesse sentido, mesmo estando praticamente definido o direito ao reequilíbrio econômico-financeiro por parte das concessionárias, pois os contratos preveem que, em caso de força maior, o risco é da União, ainda há um desafio pela frente em definir qual o valor do reequilíbrio. Dessa forma, as próximas rodadas de concessões provavelmente passarão por ajustes de prazo e modelagem para se adaptar ao cenário pós-crise, visto que os operadores internacionais que participaram das últimas rodadas, também estão sendo afetados com a crise do setor”, argumentou Fenelon.
Programação série online Impacto da Covid-19 para o transporte aéreo no Brasil
No dia 28 de abril de 2020, a Necta e o Fenelon Advogados lançaram a série online Impacto da Covid-19 para o transporte aéreo no Brasil. A iniciativa faz parte da programação da Airport Infra Expo 2020, que conta, ainda, com o portal AirCOVID, entre outras ações. O Bloco de lançamento debateu sobre as medidas do Governo Federal, da ANAC e do DECEA para mitigar e lidar com os impactos da pandemia.
O lançamento do evento contou com a participação do Secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Glanzmann; do chefe do subdepartamento de Operações do – Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino; do CEO da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson; do diretor de Aeroportos – Américas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA); Filipe Reis; do sócio do Fenelon Advogados, Ricardo Fenelon, e da CEO da Necta e idealizadora da Airport Infra Expo, Paula Faria. A íntegra da gravação do Bloco 1 está disponível em: https://bit.ly/3f4sXH0
O Bloco #02 (05/05) | A importância do transporte de carga no contexto da crise aconteceu no dia 05 de maio e está disponível em: https://bit.ly/2WSd6mD
Com um total de nove Blocos, a série será realizada sempre às terças-feiras, das 10h às 12h, conforme segue:
Bloco #03 (12/05) | Covid-19 e o impacto nos contratos de concessões com a diminuição da demanda dos aeroportos;
Bloco #04 (19/05) | O Security está para 11 de Setembro como a Covid-19 está para o controle sanitário. Como criar um protocolo conhecido e consagrado para garantir a segurança para o retorno dos passageiros?;
Bloco #05 (26/05) | Medidas para mitigar o impacto da Covid-19 para a aviação executiva;
Bloco #06 (02/06) | COVID-19 e a judicialização do setor de transporte aéreo;
Bloco #07 (16/06) | Tecnologias, tendências e outras possibilidades para a retomada: o novo normal para o setor;
Bloco #08 (26/06) | Ecossistema do transporte aéreo: a indústria e a crise;
Bloco #09 (30/06) | Plano de resiliência para o transporte aéreo.
A programação completa do evento está disponível no link: http://airportinfraexpo.com.br/evento-online-aircovid-2020/
Serviço
Série online Impacto da Covid-19 para o transporte aéreo no Brasil
Data: de 28 de abril a 30 de junho de 2020 – às terças-feiras
Horário: das 10h às 12h
Organização: Necta e Fenelon Advogados
Inscrições gratuitas para os profissionais do setor: http://www.bigmarker.com/series/o-impacto-do-covid-19-para-o/series_summit
Atendimento à Imprensa: os profissionais de imprensa interessados em acompanhar o evento deverão solicitar o credenciamento/inscrição por meio do formulário: http://airportinfraexpo.com.br/comunicacao-imprensa/ ou e-mail: imprensa@nectainova.com.br
O post O impacto da Covid-19 nas concessões de aeroportos será tema do 3º bloco da série online promovida pela Airport Infra Expo apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br