O frete internacional (ou transporte internacional) é o deslocamento entre dois países regido por um contrato internacionalmente aceito entre as partes contratantes.
Trata-se de um conjunto de regras e padrões internacionais que explicita as responsabilidades do comprador e do vendedor no processo de exportação e importação, como quem é responsável pelo frete, quem deve arcar com o seguro, entre outros fatores.
Como escolher o frete internacional ideal para cada tipo de encomenda vinda do exterior?
Para a escolha da modalidade adequada para o frete internacional, alguns fatores devem ser analisados, tais como:
• pontos de embarque e desembarque,
• urgência na entrega,
• peso da carga,
• disponibilidade,
• custo do serviço
• e frequência.
Uma questão muito importante quando falamos de compras internacionais online, saber escolher o frete certo para cada tipo de encomenda é essencial para a segurança e economia de suas compras internacionais.
Com tantas informações imprecisas na web a respeito de frete internacional, muita gente se confunde e comete erros na hora de escolher o método de envio para seus volumes/pacotes internacionais. Erros que causam prejuízos e dores de cabeça.
Você vai aprender técnicas que muitos importadores, exportadores e profissionais utilizam, na hora de escolher o frete internacional ideal para cada tipo de encomenda vinda do exterior.
Por onde começar?
Você pode optar por contratar o frete internacional através de uma empresa redirecionada ou diretamente em uma empresa de agenciamento internacional, mas leve sempre em consideração o valor do produto e a urgência na entrega da compra importada / exportada.
Você deve estar se perguntando:
Devo fracionar minhas remessas para fugir da taxação? Ou seja, enviar pacotes pequenos para não serem notados pelos fiscais da Receita Federal.
Essa técnica não funciona mais, pois a RFB está a cada dia se modernizando e taxando praticamente tudo que esteja fora das regras de isenções dos tributos de importação.
Como funciona o frete internacional?
Para entender melhor como funciona, o fluxograma a seguir demonstra detalhadamente o fluxo logístico de uma exportação / importação para entendimento dos custos inseridos no frete internacional:
A figura acima demonstra o passo-a-passo para a exportação de uma mercadoria, sendo a atividade logística iniciada na fábrica ou armazém de distribuição da empresa exportadora. A partir da venda as operações logísticas começa com o transporte interno, que pode acontecer através dos modais:
• aéreo,
• rodoviário,
• ferroviário,
• aquaviário
• ou dutoviário, também conhecido como transporte interno.
Esse translado é efetuado até uma alfândega, onde serão realizadas todas as etapas do processo de desembaraço aduaneiro para a exportação.
Terminais de armazenagem em zona primária e secundária
Ao término do trâmite do desembaraço, a mercadoria é encaminhada para um terminal de recinto alfandegário portuário de zona primária, onde embarcará para o país de destino, aplicável para os modais aéreo e aquaviário “na condição marítima”, caso o modal internacional seja o rodoviário, dutoviário ou ferroviário a mercadoria seguirá da zona secundária alfandegada diretamente ao país de destino.
Transporte interno
Nesse momento acontece o transporte (frete internacional), de acordo com a escolha do modal disponível, mais recomendável para mercadoria e escolha do exportador ou importador. Ao chegar ao país, o bem é recepcionado em um terminal de recinto alfandegário e encaminhado para a alfândega de escolha do comprador para que seja feita a nacionalização, após essa etapa, se tem o transporte interno que levará a mercadoria até o local de destino.
Tarifas alfandegárias
No local de origem a empresa possui os gastos com embalagem, acondicionamento, expedição. Entre o local de origem até a alfândega existe o gasto com um frete interno, esse transporte pode ser efetuado por diversos modais, os mais comuns são o rodoviário, ferroviário e em alguns casos o dutoviário, o aeroviário não é muito utilizado para pequenas distâncias devido a seu alto valor.
Na alfândega os gastos são com impostos e prestadores de serviços e armazenagem. No momento em que a mercadoria é encaminhada ao terminal aeroportuário / portuário são pagas algumas tarifas, tais como armazenagem, capatazia e taxas aeroportuárias / portuárias.
Na ilustração abaixo, demonstramos a relação entre a atividade logística e os custos logísticos envolvidos em qualquer operação:
Você precisa entender e compreender os papeis desempenhados pelos diferentes prestadores de serviços que participam desta cadeia produtiva, sendo eles figuras importantes para suas operações de logística internacional:
• despachante aduaneiro,
• armador,
• agentes de carga,
• terminais de armazenagem em zona primária e secundária,
• alfândega,
• companhias áreas e marítimas,
• transportadoras.
Você precisa obter conhecimento da legislação que será responsável pela incidência dos impostos nas operações internacionais.
Mas aqui está a grande questão:
• Identificar os diferentes tipos de carga e prepará-las para o embarque (adequação de embalagens);
• distinguir as responsabilidades e os riscos logísticos entre vendedor e importador através dos Incoterms®;
• e estruturar sistema de controle de custos da cadeia logística internacional,
são atividades primordiais para que o produto chegue com integridade ao seu destino, ao menor custo, garantindo a competitividade da empresa e sua participação no mercado internacional.
Te aguardo na próxima terça-feira!
Ana Maria Matta Walcher
https://www.instagram.com/mattawalcher/
Possui graduação em Administração de Empresas com Ênfase em Comercio Exterior pela Faculdade Anglo Latino (2004), pós-graduada em Gestão Empresarial, pelo Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade (2008), MBA em Logística Internacional, pela UNIP (2011), Mestre em Administração de Empresas, pela UNIFACCAMP Centro Universitário Campo Limpo Paulista (2015) e MBA em Marketing, pela UNIP (2018).
Em 1998, iniciou no comércio exterior trabalhando na qual ficou por 16 anos e Assessoria Aduaneira na qual tive oportunidade de realizar desembaraço aduaneiro de exportação e importação, depois migrou para operações de Trading, Agenciamento de Carga marítima de exportação e Comercial de Operações de Comércio Exterior, totalizando 22 anos de carreira profissional neste ano de 2020 .
Em 2008, iniciou na docência superior, lecionando disciplinas nas áreas de comércio exterior, logística, administração e marketing, em faculdades de São Paulo. Desde 2011 realizar treinamento corporativo.
Em 2010, iniciou hábito de escrever Artigos voltados para áreas de atuação profissional e acadêmica que proporcionou a atividade de Palestra para todos os públicos de qualquer tamanho em unidade. Em 2019 realizou lançamento do primeiro Livro: Tópicos de Logística pela Editora Clube do Autor.
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Fonte: cargonews.com.br