São Paulo, janeiro 2019 – A Associação Brasileira da Indústria Química, Abiquim, considera louvável a iniciativa do Governo Federal de se comprometer publicamente com metas concretas a serem alcançadas nos seus primeiros 100 dias de gestão. No entanto, é preocupante que temas absolutamente imprescindíveis, como as reformas da Previdência e Tributária e medidas para redução dos juros, não estarem listados no documento.
No que se refere a temas relacionados ao setor químico brasileiro, os tópicos incluídos estão em consonância com os pleitos defendidos pela Abiquim no estudo “Um Outro Futuro É Possível”, elaborado em parceria com a consultoria Deloitte e apresentado aos candidatos à Presidência da República em 2018. Citamos como exemplos a redução dos custos da matéria-prima para a retomada da competitividade da indústria química e a ampliação da malha ferroviária, que ajudará na melhoria dos gargalos logísticos do País.
No tocante à inserção internacional da economia brasileira, a Abiquim sempre foi e continuará sendo favorável a uma abertura comercial responsável, pois ela deve ocorrer concomitante a medidas de redução do Custo-Brasil. Um exemplo muito concreto de abertura comercial com responsabilidade foi o trabalho entre Abiquim e entidades do setor químico de países que compõem o Mercosul na redução de tarifas de produtos importados, aprovada pelos governos envolvidos.
A Abiquim ressalta que, enquanto as medidas de redução do Custo-Brasil não forem tomadas, o Reintegra permanecerá absolutamente essencial para garantir a competitividade dos produtos químicos brasileiros perante o mercado internacional.
Também não podemos deixar de destacar metas como a proposta do Centro de Dessalinização da Água, que ajudará a garantir segurança hídrica para o Brasil e trará desenvolvimento a regiões semiáridas. Nesse sentido, a indústria química brasileira dispõe de tecnologia moderna para ajudar no alcance desse objetivo.
Por fim, a meta de Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar é uma iniciativa admirável e completamente em linha com o posicionamento da indústria química brasileira, que lançou no fim de 2018 um compromisso voluntário pela economia circular do plástico.
Faça o download do Estudo Um Outro Futuro É Possível: https://abiquim.org.br/uploads/guias_estudos/Um_outro_futuro_e_poss%C3%ADvel.pdf
Faça o download do Compromisso Voluntário para a Economia Circular dos Plásticos: https://abiquim.org.br/uploads/guias_estudos/compromisso_voluntario.pdf
Assessoria de Imprensa
O post Posicionamento Abiquim sobre as metas do Governo Bolsonaro apareceu primeiro em CargoNews.
Source: New feed