Dez temas foram selecionados para etapa de capacitação e aplicação dos módulos de Inovação e Design Thinking
Estimular o empreendedorismo e capacitar profissionais para propor soluções inovadoras no setor ferroviário. É com esse propósito que a Rumo lançou mais uma edição do Programa Acelera. Focado em soluções que aumentam a segurança e a eficiência da operação, a iniciativa desenvolvida internamente pelos colaboradores da maior operadora de ferrovias do Brasil é estruturada com base nos módulos de Inovação e Design Thinking, que considera a resolução de problemas utilizando princípios de multidisciplinaridade, colaboração e estruturação de ideias e processos.
Dividido em etapas, o projeto recebeu 34 propostas para desenvolvimento, sendo selecionadas 10 para a fase de capacitação em cinco módulos de treinamento. Entre os estudos previstos estão temas como revistamento de trens em pontes, desgaste dos trilhos, otimização da capacidade dos vagões, armazenamento e transporte de cargas perigosas, entre outros.
“É uma oportunidade de estimular o empreendedorismo e de engajar os profissionais no desenvolvimento de novas soluções na operação ferroviária” afirma Vivian Gasperino, Gerente executiva de inovação da Rumo. “Os colaboradores apresentaram temas diversos e multidisciplinares. Acreditamos que todo colaborador pode ser um pioneiro na inovação”, acrescenta.
A capacitação dos profissionais nos treinamentos e o desenvolvimento dos protótipos serão feitos 100% na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Orientado por mentores da Rumo (lideranças das áreas de engenharia, manutenção, operação e inovação), o projeto conta com apoio da GrandDesigns, consultoria especializada na aplicação de treinamentos e cursos utilizando as metodologias de Design Thinking.
“O Acelera agora passa por uma verdadeira fase de imersão. Oferecemos todo o suporte para que as ideias possam ser desenvolvidas. No final do processo, um dos projetos será patrocinado pelo time de Inovação e colocado em prática”, contextualiza Rafael Pinto, gerente de Inovação.
Primeira edição do Acelera teve projeto inspirado em treinamentos da Fórmula 1 Realizado em 2019, a primeira edição do Acelera serve de inspiração para que novas propostas sejam desenvolvidas. Um case desenvolvido pelo gerente de engenharia de operação da Rumo, Rodrigo Rampinelli, desenvolveu uma ferramenta de feedback para a condução de maquinistas inspirada nos modelos das equipes de engenharia da Fórmula 1 baseado em como os pilotos são treinados.
Rampinelli explica como adotou a metodologia que hoje é aplicada integralmente em boa parte das operações da Rumo. “Nós fizemos um benchmarking do treinamento dos pilotos da F1 com ensino adaptativo para o nosso modelo de operação, com foco em identificar quais eram os pontos de melhorias dos maquinistas baseados no padrão ideal de condução desenhado”, afirma. “Cada maquinista tinha um ponto a ser trabalhado que era identificado pela ferramenta e semanalmente o maquinista recebia um feedback. E com isso os líderes eram treinados para aperfeiçoar o treinamento do maquinista na condução dos trens”.
O projeto desenvolvido no Acelera tornou-se uma realidade dentro da empresa. Mais de 700 maquinistas foram treinados com a ferramenta que passou a fazer parte do dia a dia dos maquinistas da Operação Norte da Rumo, que conduzem os trens no trajeto entre Rondonópolis e o Porto de Santos.
“Identificamos uma oportunidade excelente aplicável a nossa operação. É um projeto que trouxe ganhos de segurança, otimizou o tempo de trânsito e consequentemente contribuiu para a redução no consumo de combustível, já que padronizamos o modelo de condução dos maquinistas”, enaltece Rampinelli.
Desde que foi aplicado em 2019, estima-se que o projeto tenha gerado uma economia de R﹩ 10 milhões de reais em combustível. A Rumo pretende agora replicar o modelo e expandir o padrão de condução dos maquinistas em todas as operações da Companhia.
Assessoria de Imprensa
O post Programa Acelera da Rumo traz novas propostas focadas na segurança e eficiência da operação ferroviária apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br