A revolução que o Novo Processo de Importação causará pode ser comparada à implementação do Siscomex Importação, em 1997. Considerando que o Novo Processo de Importação traz mais mudanças quando comparados com o Novo Processo de Exportação e que esse último ocasionou diversos traumas ao Setor Privado, torna-se de extrema importância que todos os envolvidos no comércio exterior estejam cientes de qual será a situação futura.
PÚBLICO ALVO: Todos os profissionais que atuem na importação, desde o importador até o operador aeroportuário/portuário.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Histórico do megaprojeto “Portal Único de Comércio Exterior”, com uma breve revisão dos conceitos do processo de exportação, baseado no Módulo Declaração Única de Exportação (DU-E).
O novo Módulo Declaração Única de Importação (DUIMP), com os destaques sobre as principais mudanças que ocorrerão, indicando potenciais impactos para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, e a integração desse documento com os demais módulos;
O novo Módulo Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos (LPCO), com os destaques para as distintas maneiras propostas para os órgãos anuentes gerenciarem o comércio exterior, ressaltando-se a licença múltiplos embarques, conhecida popularmente como “guarda-chuva”;
O novo Módulo de Pagamentos Centralizados de Comércio Exterior (PCCE), que busca integrar todos os tipos de pagamentos, federais e estaduais, além de, no futuro, também as transações entre os elos do setor privado, como despachantes, transportadores, agentes de cargas e recintos aduaneiros;
O novo Módulo Catálogo de Produtos e Operadores Estrangeiros (CPOE), que tem como objetivo padronizar a disponibilização de informações sobre os itens transacionados pelas empresas importadoras. Num futuro, esse módulo também deverá ser utilizado para a exportação;
O novo Módulo Controle de Cargas e Trânsito (CCT), que tem como objetivo modernizar os principais sistemas de cargas, como o MANTRA e o Mercante. Acompanhado desse novo módulo, novos procedimentos também serão implementados na importação;
Visão geral sobre o Módulo Gerenciamento de Riscos, o qual é gerido pela Receita Federal do Brasil e possuirá a cooperação com todos os órgãos intervenientes do comércio exterior brasileiro.
CARGA HORÁRIA: 4h30 (aprox)
VISITA OPERACIONAL: 2h30 (aprox)
OBS: Como visitaremos áreas restritas do Aeroporto Internacional de Viracopos, necessitamos antecipadamente das informações de RG e CPF dos participantes, visando autorização da Policia e Receita Federal. Favor completá-las no formulário de registro/inscrição.
INSTRUTOR: Yuri da Cunha Ferreira, especialista de comércio exterior da ECOMEX-NSI, empresa de tecnologia que vem acompanhando a implementação dos novos módulos desde o início. Em especial, esse profissional tem participado da estruturação do Novo Processo de Importação desde 2013, quando os trabalhos eram de responsabilidade do Instituto Aliança Procomex, no qual ele foi Coordenador Operacional.
INVESTIMENTO:
– Público/Registrado: R$350,00
– Associado CCCER: R$250,00
PAGAMENTO: Cartão de Crédito on-line
IMPORTANTE: É necessário fazer LOGIN para realizar a inscrição. Caso tenha esquecido seu “Nome de Usuário” ou sua “Senha”, basta clicar em “Perdi/Esqueci Senha”. Se ainda não é Registrado neste Portal, basta fazê-lo gratuitamente, clicando em “Inscrever ou Registrar”.
INSCRIÇÕES
Você deve fazer LOGIN no formulário ao lado, usando seu USUÁRIO e SENHA, ou então REGISTRAR-SE para depois poder solicitar uma reserva.
Faça seu login se você já tem uma conta conosco.
ACESSE: https://cccer.org.br/eventos/novo-processo-de-importacao-curso-e-visita/
O post Revolução no Comércio Exterior: Novo Processo de Importação – DUIMP apareceu primeiro em CargoNews.
Source: New feed