Está devendo sua parte da noite de pizza com a galera ou o almoço do dia para o restaurante do bairro? Saiba que enviar e receber valores ficou muito mais fácil para quem usa o WhatsApp. Além de todas as opções de pagamento online que já temos como PIX, DOC, boleto de depósito e etc., agora você também pode transferir dinheiro e pagar suas contas pelo aplicativo.
A nova funcionalidade do WhatsApp permite fazer pagamentos a familiares, amigos ou empresas, diretamente do chat, sem precisar acessar o app do seu banco. Sem taxas, o recurso foi desenvolvido para ”transferências pessoais entre amigos e familiares e para a compra de bens e serviços, não para o recebimento do dinheiro por vendas”. Este último pode ser feito pelo WhatsApp Business.
A ferramenta funciona com o Facebook Pay, tecnologia de pagamentos do Facebook. Não é obrigatório ter uma conta na rede social para conseguir acessar o recurso pelo WhatsApp. Para manter a segurança das transferências, o usuário precisará cadastrar uma senha PIN, que será solicitada antes de cada transação.
Para celulares que usam a biometria, ela também pode ser uma opção. O mensageiro garante que ”os dados do seu cartão são protegidos por criptografia, conforme os requisitos do PCI, e por diversas camadas de segurança”.
Vale ressaltar que, por motivos de eventuais riscos, o Banco Central havia suspendido no ano passado o uso de transferências pelo WhatsApp no Brasil. Na terça-feira (30), a entidade emitiu uma nota autorizando a atividade e afirmou que ”acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”.
Assim que liberada, a função será disponível tanto para Android, como para iPhone (iOS).
Quem pode enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp?
Para enviar dinheiro para outras pessoas você precisa cadastrar um cartão de débito. A função crédito é liberada apenas para casos de pagamentos a estabelecimentos que usam o WhatsApp Business. Os bancos disponíveis no Brasil que podem enviar dinheiro, até o momento, são:
Banco do Brasil (Visa);
Nubank (Mastercard);
Sicredi (Mastercard e Visa);
Woop, a conta digital da Sicredi (Visa);
Para receber, o destinatário precisa ter o mesmo banco do remetente e, para ter o dinheiro creditado em sua conta, você precisa aceitar que o valor seja transferido para ela. Não é possível enviar pagamentos para quem não tem os bancos parceiros citados.
Como cadastrar uma forma de pagamento?
No iPhone:
- Toque em “Ajustes” (ícone da engrenagem) e selecione a opção “Pagamentos”;
- Depois, selecione “Facebook Pay” e toque em “Continuar”;
- Crie um PIN (senha numérica) de seis dígitos para usar nas transações e toque em “Avançar”. Se preferir usar o Face ID ou Touch ID para autorizar as transações, habilite nessa tela;
- Digite seu nome, telefone e CPF e toque em “Avançar”;
- Insira os dados do seu cartão de débito (nome, número, data de validade e código CVV);
- Toque em “Salvar”.
No Android o processo é o mesmo, apenas com alguns caminhos e nomes diferentes. Para acessar o Facebook Pay, você deve clicar nos três pontinhos no canto superior direito do aplicativo e selecionar “Pagamentos”. Depois, basta seguir as orientações.
Enviando dinheiro pelo aplicativo
Acesso o chat da pessoa que você deseja enviar o dinheiro. Toque no ícone + e selecione “Pagamento”. No Android, você deve acessar pelo ícone de anexo (o clipe de papel).
Digite o valor da transferência e, se achar necessário, o motivo. Depois aperte em “Pagar”.
Faça a autenticação via senha ou biometria. O contato que recebeu o valor deve tocar em ”Aceitar o pagamento” e pronto, dinheiro na conta.
As transferências também poderão ser feitas nos grupos de WhatsApp, o que é uma ”mão na roda” daqueles pagamentos coletivos em ”grupos da chácara” ou ”aniversário de fulano”. É preciso apenas identificar a pessoa que vai receber.
O valor máximo que pode ser transferido é de R$ 1 mil e, para quem recebe, o limite é de até 20 mil transações no dia ou R$ 5 mil no mês.
Mais informações: https://olhardigital.com.br
O post Saiba como transferir dinheiro e pagar contas pelo WhatsApp apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br