Com início de uma frota sustentável e ações para reduzir emissões, companhia de entregas quer compensar meio ambiente dos impactos de suas operações logísticas
Tema importante nas mesas de debates dos governantes, a sustentabilidade passou a ser, há algum tempo, uma questão fundamental para o segmento empresarial e consequentemente para a sociedade como um todo. Segundo um estudo da UniEthos feito com 250 companhias nacionais de todos os tamanhos, 69% das empresas brasileiras reconhecem que a inserção da sustentabilidade no planejamento estratégico é uma necessidade.
As tendências sustentáveis chegaram para ficar e, além de serem benéficas para o meio ambiente, passaram a ser rentáveis para os negócios. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Nielsen, 74% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas que tenham programas sustentáveis e 46% estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços dessas empresas. Além disso, outro estudo da mesma consultoria apontou que, em 2015, as marcas sustentáveis cresceram 4% a mais do que as que não tinham políticas desse tipo, e globalmente 65% do total das vendas foram geradas por companhias com responsabilidade social.
Foi analisando todos esses números que a Flash Courier, empresa localizada na região metropolitana de São Paulo e especializada em entregas expressas, começou a mensurar suas práticas sustentáveis. “Quando começamos a analisar as nossas práticas, percebemos que já realizávamos diversas atitudes sustentáveis, como cerca de 50% das entregas sendo feitas em bicicletas e a pé”, afirmou Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier.
Porém, a companhia não quer parar por aí, e após analisar os números começou a criar planos e desenvolver projetos que aumentem o DNA sustentável da empresa. “Queremos implementar essas ideias dentro da ideologia da Flash Courier e para isso analisamos as possibilidades para criar ainda mais processos sustentáveis. Um deles é justamente a implementação de bicicletas elétricas para as operações de curto percurso. Estamos com um projeto piloto já em operação, e o feedback tem sido positivo”, aponta o empresário.
Recentemente, a empresa adquiriu seu primeiro caminhão elétrico para o transporte de carga entre as duas unidades da matriz da Flash Courier em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. As próximas capitais mapeadas pela empresa para a implementação das entregas sustentáveis são Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA).
A companhia também quer se adequar para receber a ISO 14001 de Sistema de Gestão Ambiental, uma certificação emitida para qualquer tipo de organização que esteja dentro das políticas ambientais e que possua planejamento sustentável e implementação e operação de práticas amigas do meio ambiente. As certificações possuem validades, e para a manutenção e recertificação da ISO novas auditorias são necessárias.
A Flash Courier também está realizando ações para encurtar as rotas, visando a redução do consumo de combustível e alternativas eficazes como os Flash Lockers, que estão sendo implementados em diversas capitais brasileiras para centralizar as entregas em pontos de retirada.
Todas as novas práticas sustentáveis da empresa foram realizadas a partir de um estudo sobre a emissão de carbono realizado pela Moove+, empresa do Grupo Flash Courier.
“Nosso principal objetivo agora é reduzir e compensar a emissão de poluentes que são resultado das nossas operações logísticas. Essas modalidades de entrega sustentável geram um retorno positivo para o meio ambiente. Tudo isso já fazia parte da nossa estrutura, mas agora estamos mensurando e melhorando as operações que já desenvolvemos”, finaliza Guilherme.
Assessoria de Imprensa
O post Seguindo tendências sustentáveis, empresa paulista alavanca práticas em prol do meio ambiente apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br