A Swissport International AG, junto com a parceira Finnair, foi premiada como “Best Handler-Airline Innovation” pela revista líder da indústria, a Ground Handling International. A empresa líder global de serviços aeroportuários em solo e manuseio de carga foi escolhida a melhor graças a uma nova ferramenta que usa o conceito de “aprendizado da máquina”, o que ajuda a prever de forma dinâmica os atrasos no hub da Finnair em Helsinki-Vantaa, na Finlândia.
O algoritmo de aprendizado da máquina, desenvolvido pela Finnish IT company Bluugo, aumenta a eficiência no solo, detectando problemas que podem causar atrasos muito antes de uma aeronave decolar. Para a previsão, o novo software se baseia em vários fatores que influenciam a pontualidade dos voos. Além disso, inclui informações sobre o tempo em rota e no destino, dados do controle de tráfego aéreo e também dos operadores aeroportuários. Os atrasos durante o tempo em solo entre um voo e outro são também considerados para os voos subsequentes.
Depois de um cálculo inicial de um tempo estimado de chegada (ETA, estimated arrival time), o algoritmo regularmente checa vários parâmetros e ajusta os planejamento dos recursos em solo no mesmo ritmo. Normalmente, o sistema pode prever o tempo estimado de chegada para os voos da Finnair em Helsinki, na Finlândia, com margem de erro de seis minutos. A cada voo o algoritmo aprende para futuros cálculos e se torna mais preciso. Considerando inclusive atrasos causados pelos tempo em trânsito de passageiros que chegam ao Helsinki. Os atrasos na partida também são previstos para uma alocação de recursos mais eficiente.
Graças à nova solução, o Centro de Controle de Operações da Swissport tem um horizonte de planejamento mais amplo e pode de forma mais eficiente alocar as pessoas e os equipamentos de ground support, tais como tratores de push-back e loaders. Isso traz vantagens especialmente diante de voos fora de horário. A habilidade de reagir mais rapidamente torna toda a cadeia de serviços mais confiável para os clientes.
“Estamos orgulhosos que, junto com os nossos parceiros no Aeroporto de Helsinki, nós desenvolvemos este projeto partindo de uma ideia até chegar a uma aplicação ao vivo em apenas poucos meses”, disse Florian Eggenschwiler, responsável pela área de Inovação na Swissport International AG. “Esta ferramenta inovadora vai nos ajudar a sermos parceiros ainda mais confiáveis para as companhias aéreas.”
Nos próximos meses, outros fluxos de dados serão conectados à ferramenta para aumentar a precisão. A Swissport tem planos começar a usar a ferramenta em vários aeroportos do mundo em 2019.
A Swissport International AG, em nome de mais de 850 empresas-clientes, fornece os melhores serviços terrestres em aeroportos para cerca de 265 milhões de passageiros por ano e movimenta aproximadamente 4,7 milhões de toneladas de carga aérea em 122 armazéns em todo o mundo. Com uma força de trabalho de 68.000, o principal fornecedor mundial de serviços de carga terrestre e aérea, está presente em mais de 300 aeroportos em 50 países nos cinco continentes. Em 2017, o grupo gerou receita operacional consolidada de 2,8 bilhões de euros.
Assessoria de Imprensa
O post Swissport ganha prêmio por ferramenta de previsão dinâmica de atraso apareceu primeiro em CargoNews.
Source: New feed