Unidades da VLI interligam rodovia à ferrovia e facilitam a logística
A VLI, empresa especializada em operações logísticas e controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, tem nos milhares de quilômetros que passam por Minas Gerais parte importante da sua atuação. Nos últimos anos, a empresa passou a contar também com terminais integradores. Essas unidades recebem produtos pelas rodovias e transferem as cargas para vagões. O sistema conecta ferrovia, terminais e portos garantindo eficiência e capacidade na movimentação de grãos, insumos e produtos siderúrgicos entre outros itens.
Minas Gerais conta com cinco terminais e eles movimentaram, em média, mais de 10 milhões de toneladas por ano entre 2013 e 2017. No Triângulo Mineiro, em Araguari e Uberaba, e no Noroeste, em Pirapora, as unidades recebem cargas do agronegócio (farelo, soja, açúcar, fertilizantes). Enquanto Ouro Preto e Santa Luzia movimentam itens ligados à siderurgia e mineração.
Eficiência
O modal ferroviário é apontado por especialistas como o mais adequado para movimentar grandes volumes. Um vagão graneleiro, por exemplo, comporta, em média, mais de 70 toneladas enquanto um caminhão bi-trem carrega somente 36 toneladas. No cenário brasileiro, a prática de interligar modais (rodovia e ferrovia) representa mais velocidade no escoamento das cargas. O papel dos terminais contribui para esse atributo. Antes dessas unidades centralizarem grandes volumes, o processo de embarque nas composições era disperso e resultava em longos intervalos para formar o trem. Araguari, no Triângulo Mineiro, sedia o primeiro terminal da VLI. Por lá, um processo que durava 72 horas sem o terminal, passou a durar, em média, em sete horas.
Seis terminais conectados à FCA
Em Guará, interior de São Paulo, a VLI conta com o sexto terminal conectado à FCA. Essa unidade, inaugurada em 2015, recebe açúcar pela rodovia e envia o produto para o Tiplam, no litoral santista. Entre 2015 e 2017, o Terminal de Guará movimentou mais de seis milhões de toneladas de açúcar.
O ativo será ampliado dentro da parceria VLI e Tereos. Em junho, as empresas anunciaram um acordo para o transporte de açúcar no interior paulista e a parceria prevê a construção de um armazém de açúcar em Guará, com capacidade de armazenamento de 80 mil toneladas. Hoje, a unidade já dispõe de um armazém para 40 mil toneladas.
Raio-x dos terminais integrados à FCA
Terminal de Araguari
Principais produtos: soja, farelo milho e fertilizantes
Origens: recebe cargas de MG, SP, MT e GO. Fertilizantes chegam do porto
Destinos: grãos, Porto de Tubarão, em Vitória, fertilizantes, Triângulo Mineiro.
Terminal de Uberaba
Principais produtos: soja, farelo, milho e açúcar
Origens: recebe cargas de MG, SP, MT e GO
Destino: Tiplam, no litoral santista
Terminal de Pirapora
Principais produtos: soja e milho
Origens: recebe cargas de Minas Gerais, Bahia e Goiás
Destino: Porto de Tubarão, em Vitória
Terminal de Ouro Preto
Principais produtos: siderúrgicos acabados.
Origens: recebe produtos siderúrgicos do Vale do Aço mineiro
Destinos: mercados do Rio de Janeiro e São Paulo
Terminal de Santa Luzia
Principais produtos: produtos siderúrgicos acabados e minério de ferro.
Origens: recebe produtos siderúrgicos do Vale do Aço mineiro
Destinos: Grande BH, interior de Minas Gerais, São Paulo e região Sul do Brasil
Terminal de Guará
Produto: açúcar
Origens: recebe cargas do interior de São Paulo
Destino: Tiplam, no litoral santista
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