Por Chris Devonshire-Ellis e Patrícia Varejão, Dezan Shira & Associates
O presidente chinês Xi Jinping retornou do Brasil no final do ano passado, onde participou da reunião anual das nações do BRICS em Brasília. Com a presença de presidentes e primeiros-ministros da Índia, Rússia e África do Sul, foi montado o cenário para a tarefa da Rússia como presidente do BRICS em 2020, que está em andamento.
O presidente Putin declarou que deseja usar a presidência russa do grupo BRICS para melhorar ainda mais seu status na ONU. Enquanto isso, a Declaração da Cúpula de Brasília, acordada por todos os países membros, incluindo a China, afirma que o bloco do BRICS expressou objetivos comuns de “expandir o comércio e a inovação”.
Existem importantes questões sobre comércio global a serem examinadas aqui: principalmente como exatamente esse comércio pode ser aumentado.
Atualmente, os países do BRICS representam mais de 3,1 bilhões de pessoas, ou cerca de 41% da população mundial.
A partir de 2018, esses cinco países têm um PIB nominal combinado de US $ 18,6 trilhões, cerca de 23,2% do total global, um PIB combinado (PPP) de cerca de US $ 40,55 trilhões (32% do PIB mundial) e um valor estimado de US $ 4,46 trilhões em reservas externas combinadas. O FMI projetou que os países do BRICS representarão mais de 50% do PIB global até 2030.
Atingir esse crescimento exigirá algum planejamento e inovação por parte dos países envolvidos. Pode-se esperar razoavelmente que isso inclua acordos avançados de livre comércio. Para esse fim: a China é líder na Iniciativa do Belt & Road, o Brasil, com sua influência e participação no Mercosul, é líder na região da América do Sul, a Rússia tem um papel semelhante no desenvolvimento da União Econômica da Eurásia, a Índia tem papel de destaque na Área de Livre Comércio da Ásia do Sul (SAFTA), enquanto a África do Sul é um importante parceiro estratégico na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Onde a China difere é que, diferentemente dos outros quatro membros, não é o principal membro de um bloco comercial específico em si, embora tenha, é claro, vários acordos importantes de livre comércio.
Embora o próprio BRICS não seja um grupo de livre comércio, sua proeminência e ações pretendidas quase certamente significam que é uma plataforma para instigar exatamente isso – e a Declaração de Brasília do BRICS 2019 expressou exatamente esse cenário.
Neste artigo, examinamos o potencial de envolvimento do Brasil e do Mercosul com a Iniciativa Belt & Road da China.
Mercosul
O Brasil é o membro dominante da União Aduaneira do Mercosul, que tem atualmente seus principais membros, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. As operações do Mercosul envolvem livre comércio intra-zona e uma política comercial comum entre os países membros. É o quarto maior bloco comercial do mundo, depois da UE, NAFTA e ASEAN, com um PIB anual de cerca de US $ 5 trilhões.
O Mercosul é o lar de mais de 250 milhões de pessoas e responde por quase três quartos da atividade econômica total na América do Sul. Também inclui a Venezuela, mas o país está suspenso do Mercosul desde o início de 2016 por não cumprir as alterações tarifárias acordadas.
Os membros associados incluem o resto da América do Sul, nomeadamente Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru e Suriname, juntamente com o México e a Nova Zelândia como nações observadoras.
Destes, a China tem acordos de dupla tributação com o Brasil, Equador, Peru e Venezuela, enquanto um TLC com a Colômbia ainda está em fase de estudo de viabilidade. Os membros associados do Mercosul compartilham alguns dos benefícios do livre comércio, embora em vários casos ainda estejam aguardando aprovação legislativa.
Ao aprimorar o Mercosul, no entanto, o ministro das Finanças do Uruguai, Danilo Astori, disse que “cada país do Mercosul deve ter uma multiplicidade de associações. O Mercosul deve ter políticas internacionais conjuntas, um acordo sobre proteção moderada de terceiros e, acima de tudo, acordos com outros blocos comerciais. ”
Mercosul e China
Para os países do BRICS, o desenvolvimento do livre comércio está começando a entrar em vigor. O Brasil, sob sua associação ao Mercosul, tem um acordo comercial preferencial com a Índia e outro com a União Aduaneira da África Austral. Para a China, no entanto, embora o comércio individual entre os países do Mercosul e a China esteja aumentando, muito poucos assinaram a Iniciativa do Belt & Road da China – com o Uruguai sendo um dos únicos países importantes do BRIC a fazê-lo, assinando um memorando de entendimento em agosto ano passado em Montevidéu. Seguiu-se um Acordo de Livre Comércio Uruguai-China, tornando-o o único membro do Mercosul a concluir tal acordo.
A China é o parceiro comercial mais importante do Uruguai, comprando 27% das exportações uruguaias. O Uruguai quer aprofundar esse relacionamento, aumentando a cooperação em várias outras áreas, além do comércio, oferecendo condições atraentes para os investidores chineses, principalmente na área de infraestrutura.
O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, identificou os seguintes projetos-chave de investimento: a Ferrovia Central do Uruguai, um novo porto de pesca e a eletrificação rural no norte do país, e “expressou a esperança” de que o Uruguai possa servir como um “ponto de entrada” para a China na região e ajudar a promover laços mais estreitos entre a China e o Mercosul.
O fato de, até agora, apenas o Uruguai no bloco do Mercosul ter assinado o MoU Belt & Road da China mostra que ainda há muito a ser feito para “vender” o Belt & Road aos governos sul-americanos. Brasil, Paraguai e Uruguai, para não mencionar os membros associados, também estarão acompanhando de perto, pois há várias questões. Por exemplo, a China pode se tornar bastante alinhada com seus recursos em termos de financiamento e empréstimos a governos em busca de fundos de infraestrutura, e priorizou regiões como o Sudeste e a Ásia Central e a África, que estão mais perto de casa. A América do Sul, embora indubitavelmente rica em recursos de que a China precisa, também será cara. A infra-estrutura é fraca e o custo de abertura é significativo. Suspeita-se que a China esteja deixando suas ambições do Belt & Road na América do Sul para um estágio posterior de seu desenvolvimento global.
Dito isto, a China tem sido ativa na busca de laços diplomáticos. É formado o Fórum China-CELAC, que reúne a China e a Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe (ALC) sob uma bandeira formal. Os membros sul-americanos incluem Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Paraguai e Venezuela.
O Fórum China-CELAC serve como uma plataforma para o diálogo e a definição de agendas entre líderes internacionais e regionais. Tornou-se uma prioridade chinesa à medida que a China pressiona por uma influência mais profunda na região e é considerada por alguns como reduzir a influência significativa dos EUA na política e economia da América Latina.
A influência da China na região está se acelerando rapidamente. O valor do comércio entre a América Latina e a China aumentou 22 vezes entre 2000 e 2013. A China é a segunda maior fonte de importações da ALC e o terceiro maior mercado para exportações da ALC. A China reconheceu isso no segundo Documento de Política da China sobre a ALC (2016), uma rede de cooperação comercial e uma revisão de investimentos que se inclina para a identificação de energia e recursos com novos objetivos, incluindo a atual construção do Belt & Road, agricultura, manufatura e ciência e tecnologia e inovação tecnológica. Isso se encaixa em países como Bolívia, Chile e Peru, pois seus perfis econômicos são construídos sobre a riqueza mineral nacional, liderando suas políticas internas e externas.
Dito isto, estão ocorrendo discussões entre a China e os países do Mercosul sobre a atualização das relações comerciais para o status de livre comércio. No entanto, a China não parece ter muita pressa, preferindo organizar isso passo a passo, de acordo com comentários feitos pelo ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, quando se reuniu com o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Nin Ninova ano atrás. Aqui, a abordagem “passo a passo” da China é provavelmente uma alusão a “uma de cada vez”, em vez de um acordo de livre comércio China-Mercosul completo. No entanto, o bloco do Mercosul é significativo, sendo o quarto maior do mundo, com uma população de 260 milhões e representando 75% do PIB da América do Sul. O comércio da China com o Mercosul totalizou cerca de US $ 107 bilhões em 2018.
A China já declarou sua intenção de dobrar o comércio bilateral com a América do Sul para US $ 500 bilhões até 2025 e aumentar o investimento total na região para US $ 250 bilhões.
Dos países sul-americanos que assinaram o Cinturão e Rota da China, a Bolívia e o Peru estão sendo interligados por meio de conexões ferroviárias aprimoradas, o que permite que a produção mineral da Bolívia seja exportada para a China através de portos peruanos. A Companhia de Navegação Oceânica (Grupo) da China (COSCO) parece estar facilitando isso, pois adquiriu uma participação de 60% no terminal de Chancay, no norte de Lima, por US $ 225 milhões. Esta é a primeira operação na América Latina da COSCO, que já é bem conhecida por sua aquisição no porto grego de Pireu.
A China também está financiando vários grandes projetos de infraestrutura argentinos, incluindo a construção de duas usinas nucleares e US $ 2,5 bilhões gastos na modernização de sua principal rede ferroviária de carga.
No Chile, a China está fornecendo uma rede de fibra óptica subaquática que liga os dois países. Será o primeiro cabo de fibra óptica subaquática a conectar diretamente a Ásia à América Latina e ajudará a impulsionar a interconectividade, o comércio, o investimento e as trocas científicas e culturais entre os dois continentes. O cabo começa na cidade chilena de Valparaíso, passando pela Nova Zelândia, Austrália e Polinésia Francesa para conectar-se a Xangai e além.
O Equador aderiu à Iniciativa do Belt & Road em dezembro passado e imediatamente concordou com um empréstimo de US $ 900 milhões da China, outros US $ 69,3 milhões para “reconstrução” e recebeu US $ 30 milhões em “assistência não reembolsável”.
Os países da América do Sul, que são semelhantes aos da América Central por terem sido excluídos do comércio com os EUA devido a questões relativas a salários mínimos, também podem começar a voltar o seu comércio para a China. No entanto, isso provavelmente significa que concessões precisarão ser feitas. A China, que já se comprometeu a fornecer recursos financeiros e de infraestrutura significativos para a África, está avaliando dois continentes ao mesmo tempo – uma extensão financeira mesmo para os bolsos de Pequim. Os pontos regionais quentes continuam mais ao norte ao redor do canal do Panamá, enquanto atualmente parece que a China ainda está avaliando onde na América do Sul os frutos mais baixos são os mais fáceis de alcançar.
A atenção com a assinatura de novos acordos de livre comércio com a China nos próximos anos fornecerá as pistas relevantes. No entanto, isso não precisa atrapalhar o comércio. A China ainda é um mercado consumidor crescente, e os turistas chineses estão ganhando mais confiança em suas viagens internacionais. A América do Sul pode estar um pouco distante do tipo e da enorme escala de investimentos na Belt & Road que decolaram em outros lugares; no entanto, EUA cada vez mais protecionistas e China ressurgente estão mudando a dinâmica da América do Sul. A atenção às práticas comerciais chinesas e às oportunidades existentes nos investimentos chineses e no comércio da China com empresas sul-americanas e especialmente no Mercosul não devem ser subestimadas.
Até certo ponto, um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a China segue os seguintes pontos:
Capacidade de vincular-se à Iniciativa do Belt & Road da China e expandir o alcance das exportações do Mercosul;
Relações políticas do Brasil com Washington, em oposição a Pequim; e
A probabilidade de um potencial adicional de livre comércio com outros possíveis acordos de livre comércio da EAEU.
Esses são pontos quantificáveis, embora parcialmente dependentes do cenário político. O Brasil, por exemplo, atualmente desfruta de boas relações com os EUA e pode não estar tão disposto a perturbar Washington ao parecer desenvolver laços comerciais com Pequim. Outros pontos giram em torno de questões comerciais, como a China concordando com reduções tarifárias, que se tornarão mais aparentes ao longo do tempo.
No entanto, a longo prazo, e dada a enorme rede de comércio livre e zonas econômicas chinesas emergentes ao longo da Iniciativa do Belt & Road – incluindo a União Econômica da Eurásia e em toda a África, é necessário um estudo mais aprofundado. Essa relação é relevante, pois a China possui um TLC com a ASEAN e com o EAEU (embora ainda esteja sujeito a negociação de tarifas), enquanto o Mercosul mantém um acordo com a União Aduaneira da África Austral, o que significa que o uso de instalações chinesas nessas regiões pode ser vantajoso. .
Os benefícios para as empresas do Mercosul seriam os seguintes:
Acesso ao comércio livre e às zonas econômicas especiais da Iniciativa do Cinturão e Rota para processar / fabricar produtos e mercadorias de origem Mercosul para exportação adicional para países da ASEAN, da África e da EAEU, além da China;
Acesso ao fornecimento de produtos e bens chineses / ASEAN / africanos / EAEU para importação de volta ao Mercosul; e
Mistura de produtos Mercosul / ASEAN / Africano / Chinês / EAEU para exportação final para outros mercados globais.
Claramente, é necessário realizar um exame específico do produto com relação à viabilidade de tal arranjo, bem como as regras de origem e tarifas relacionadas ao produto. No entanto, existe substância suficiente entre o Mercosul, a China e seus acordos existentes para dar credibilidade ao potencial de tal aliança.
Kind Regards,
Patrícia Varejão
Head of the South America Desk
Dezan Shira & Associates
O post Vinculando Brasil e Mercosul à iniciativa Belt & Road da China apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br