A recuperação no setor de passageiros apresenta tendência de crescimento após uma queda brusca registrada a partir de março
A movimentação de passageiros no mês de junho no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), indicou que há uma retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas após uma queda brusca chegar a quase 82% de redução no mês de abril em relação ao mesmo período do ano passado por causa da pandemia.
Apesar de ainda apresentar queda de 65,5% na comparação entre junho de 2020 e junho de 2019, houve aumento de quase 30% na comparação entre maio e junho deste ano. Enquanto maio teve 226.570 passageiros, o mês de junho registrou 305.467 pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal de passageiros em voos nacionais e internacionais.
Já no acumulado dos primeiros seis meses do ano de 2020, a queda chega 40,6% em relação ao primeiro semestre de 2019. Até o mês de fevereiro deste ano, Viracopos vinha apresentando altas seguidas de passageiros, chegando a obter série de 17 altas mensais seguidas. Em janeiro, o aeroporto chegou a transportar 964.792 com crescimento de 8,35% em relação a janeiro de 2019.
A previsão é que o mês de julho apresente nova alta, porém ainda gradual e lenta se comparado ao mês de julho de 2019 quando o aeroporto registrou recorde histórico com 995 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.
Recuperação gradual
A recuperação no setor de aviação apresenta tendência de crescimento gradual e lenta após uma queda brusca registrada a partir de março por causa da pandemia. O aeroporto chegou a ter queda do número de voos de passageiros de 330 movimentos (pousos e decolagens) por dia, em média, para 34 por dia (em março) e 56 por dia (em abril).
No mês de maio, houve pequeno crescimento para 72 pousos e decolagens por dia. Já em junho, houve nova elevação por parte das companhias aéreas, chegando a 84 pousos e decolagens por dia, em média. A previsão para julho é de que o movimento diário chegue a 130 pousos e decolagens.
Ações contra o contágio
Viracopos ampliou o processo desinfecção especial de todo o terminal de passageiros e de ônibus utilizados pelos passageiros no deslocamento até as aeronaves. A iniciativa visa minimizar a propagação da Covid 19 diante do cenário da retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas.
A desinfecção ocorre diariamente, sempre antes dos horários de pico operacional, e deve ocorrer pelo menos três vezes ao dia. O aeroporto já havia realizado duas desinfecções do terminal como teste, mas agora estas ações passam a ser regulares e constantes. Também serão desinfetados os carrinhos de bagagem.
No meses de abril e maio, Viracopos já havia anunciado a ampliação e atualização de uma série de medidas de segurança no terminal de passageiros para reforçar o combate ao contágio pela Covid 19. Ações como ampla higienização, avisos sonoros, sinalização de distanciamento e desinfecção constante, já adotadas nos últimos meses, se somam a uma série de outras ações para o enfrentamento da crise global.
Com esta nova ação de desinfecção especial, o protocolo rígido estabelecido no aeroporto contempla, até agora, 33 medidas que elevam o grau de segurança do aeroporto no sentido de promover um ambiente mais limpo e saudável a todos os clientes e colaboradores, além de ampliar as orientações e informações para toda comunidade aeroportuária.
Foram instalados, por exemplo, pelo menos 130 suportes de álcool em gel nos terminais, estacionamentos e áreas administrativas e as sinalizações nos saguões e na praça de alimentação foram remodeladas, visando elevar o nível de orientação e conscientização. Desde o início de março, o aeroporto instituiu um Comitê de Gestão especialmente para gerenciar as questões relacionadas à Covid 19.
Também foi implementada a higienização e desinfecção constante (a cada quatro horas) de diversas partes do aeroporto tais como escadas rolantes, cadeiras, elevadores, balcões, mesas, corrimãos, carrinhos de bagagem e demais aéreas de contato. Os assentos agora possuem espaçamento para proporcionar maior distanciamento entre os passageiros.
Sempre seguindo as normas técnicas e orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o aeroporto adotou ações e soluções em diversas frentes de atuação que compreendem as gestões de recursos humanos, comunicação, mídia aeroportuária, marketing, financeiro e administrativo, operacional, engenharia e meio ambiente, segurança, tecnologia da Informação, entre outros setores, envolvendo todas as áreas do complexo aeroportuário.
Assessoria de Imprensa
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Fonte: cargonews.com.br