Terminal aéreo foi classificado na categoria entre 5 milhões e 10 milhões de passageiros/ano em ranking divulgado pela empresa inglesa especializada em aviação OAG
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi reconhecido como o 3º terminal aéreo mais pontual do mundo em 2018, na categoria entre 5 milhões e 10 milhões de passageiros/ano, de acordo com ranking divulgado pela empresa de consultoria inglesa OAG, especializada em aviação.
Na mesma categoria, Viracopos aparece como aeroporto mais pontual do Brasil. O ranking da OAG classifica anualmente aeroportos e companhias aéreas do mundo. A empresa é a principal fornecedora mundial de dados e informações sobre viagens.
Segundo o ranking da OAG, o índice de pontualidade de Viracopos foi de 85,95%, ficando atrás apenas dos aeroportos da cidade do Panamá e do aeroporto de King Fahd, na Arábia Saudita. (Link do ranking abaixo)
O relatório é baseado em mais de 57 milhões de registros de voos, usando dados do ano inteiro, de 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2018. Viracopos evoluiu da 12ª posição no ano passado para a 3ª colocação mundial.
O critério de pontualidade é aplicado tanto para aeroportos quanto para empresas aéreas, pois a performance de um voo depende tanto dos processos da companhia aérea quando da infraestrutura dos aeroportos. Pela avaliação da OAG, um voo é considerado atrasado quando supera em 15 minutos o horário de pouso ou decolagem em relação ao horário previsto.
O ranking é dividido em cinco categoria por movimentação de passageiros, sendo que Viracopos aparece na categoria de aeroporto “médio porte”, ou seja, que movimenta entre 5 milhões e 10 milhões de passageiros ano. Em 2017, Viracopos recebeu 9,3 milhões de passageiros. Já o dado de movimentação de passageiros em 2018 está sendo concluído e deve ficar próximo ao de 2017.
Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, Viracopos possui uma moderna infraestrutura aeroportuária que atende com folga a demanda de passageiros e o movimento de aeronaves, levando o aeroporto a ser considerado o 3º mais pontual do mundo em sua categoria. Ele destacou também a eficiência dos processos operacionais das companhias aéreas que têm um papel fundamental nesta classificação.
A capacidade superior de pátios, portões, canais de inspeção de raio-x e balcões de check-in permitem um atendimento imediato e eficiente das necessidades das empresas aéreas e dos passageiros, mesmo em momentos de pico de demanda ou contingências operacionais, evitando que um atraso na saída de uma aeronave, por exemplo, cause um efeito cascata nos voos seguintes.
Mota também destacou a localização geográfica privilegiada de Viracopos. As condições meteorológicas favoráveis do sítio aeroportuário, com ventos constantes em direções fixas e a baixa ocorrência de nevoeiros, fazem com que Viracopos tenha um dos melhores índices no Brasil de desempenho operacional de abertura/fechamento do aeroporto para pousos e decolagens.
Melhor do Brasil
Em outubro passado, Viracopos foi eleito pela 9ª vez o melhor terminal aéreo do país na pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O estudo entrevistou 21.206 passageiros no embarque e no desembarque dos 20 principais aeroportos do Brasil nos meses de julho, agosto e setembro de 2018. Na satisfação geral dos passageiros, Viracopos atingiu a nota 4,74, em uma escala que vai de 1 a 5. A média geral dos 20 aeroportos foi de 4,36.
Terminal de Cargas
Em abril do ano passado, Viracopos foi eleito foi eleito o Melhor Aeroporto de Carga do Mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018, na categoria até 400 mil toneladas/ano. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor. Esta avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.
Assessoria de Imprensa
O post Viracopos é o 3º aeroporto mais pontual do mundo apareceu primeiro em CargoNews.
Source: New feed